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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Aprender brincando na educação infantil: jogos e brincadeiras tradicionais
    (2023-12-15) TEIXEIRA, Cristianne do Carmo; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334
    Considerando que “brincar” é a atividade principal da criança, na qual a mesma expressa sua interação com o mundo, seus valores, modos de pensar, agir e saber fazer o jogo e a brincadeira, além de educar, atendem uma necessidade natural da criança. Objetivamos a partir deste artigo apresentar o papel, do brincar na Educação Infantil como facilitador de habilidades cognitivas e motoras. Sabendo que as atividades lúdicas como jogos, brincadeiras e brinquedos fazem parte do mundo das crianças, auxiliando no seu desenvolvimento físico, cognitivo e social. Nossa pesquisa é bibliográfica e tem por base textos sobre o tema Ludicidade a partir da conceituação de Cipriano Luckesi e Tizuko Kishimoto. Nosso interesse pelo tema “Aprender Brincando na Educação Infantil: jogos e brincadeiras tradicionais”, surgiu a partir da leitura dos textos sobre o referido tema que serviria de base para a produção do evento “I Jornada de jogos, brinquedos e brincadeiras” realizado pela turma de Pedagogia 2018 da UFPA - Soure”, no qual fomos instigados a produzir jogos educativos e pensar no resgate de brincadeiras de gerações antigas. Tendo em vista que muitos professores encontram dificuldades em compartilhar certos conhecimentos os quais poderiam ser facilmente transmitidos com a prática de atividades lúdicas. Ao término da disciplina concluímos que o brincar direcionado proporciona para às crianças um ambiente agradável e interessante, possibilitando assim o aprendizado de habilidades úteis à sua vida social e afetiva.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação dos conhecimentos básicos sobre afecções oculares na criança entre os médicos do Programa Saúde da Família - Belém-Pa
    (2007) LAGO, Larissa Barbosa; RÊGO, Viviane de Paiva; FARIAS, Teresa Cristina Bordallo; http://lattes.cnpq.br/8867762030467446; D'Araújo Filho, José Jesu Sisnando; http://lattes.cnpq.br/9298582934060924
    A visão da criança representa talvez a fonte mais importante acerca do seu meio, sendo crucial para o seu desenvolvimento. Dados da Organização Mundial de Saúde referem que no mundo existem mais de 20 milhões de cegos, dos quais 2/3 dos casos são decorrentes de causas preveníveis. É neste contexto que se torna fundamental em um primeiro momento, buscar conhecer os níveis de formação e informação a respeito dos distúrbios visuais mais comuns na infância entre os médicos que atuam no PSF, constituindo-se este o objetivo central do presente trabalho. Aplicou-se questionário contendo dados pessoais e questões sobre afecções oculares na criança entre médicos atuantes no PSF do município de Belém-PA e distrito de Icoaraci, no período de abril de 2006 a fevereiro de 2007. Após a análise das questões referentes às afecções oculares na criança, foram implantados conceitos de acordo com a faixa de acertos, sendo observado que a maioria correspondente a 65% (n=44) dos profissionais entrevistados obteve nota insuficiente (entre 0 a 4 acertos), 22% (n=15) apresentaram conceito regular (entre 5 a 6 acertos), 12% (n=8) tiveram conceito bom (entre 7 e 8 acertos) e apenas 1% (n=1) dos entrevistados conquistou excelente (entre 9 e 10 acertos). A partir da análise dos resultados apresentados observa-se que o nível de conhecimento na área oftalmológica entre os médicos do Programa Saúde da Família está aquém do esperado. Deve-se salientar que a responsabilidade pela prevenção está tanto nas mãos dos oftalmologistas, como nas dos não-especialistas. Diante desse panorama, fica evidente a necessidade de reformulação na disciplina de oftalmologia no currículo de Medicina, além de discussões de casos e cursos de atualização para difundir os conhecimentos oftalmológicos entre os profissionais da área da saúde.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Brincadeiras como processo de aprendizagem na educação
    (2018) BARRETO, Nazilda dos Santos; ALENCAR, Helem Betel Negrão da Silva
    O presente trabalho argumenta sobre a brincadeira como processo de aprendizagem na educação, é um tema importante e necessário no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança e tem como objetivo geral analisar os aspectos históricos, aprendizado e desenvolvimento da criança na educação infantil por meio da ludicidade. A metodologia apresentada foi bibliográfica, do tipo descritiva que se baseia em levantamentos de autores como: Antunes (2005), Anna e Nascimento (2011), Cardoso (2017), Cintra e Jesuino (2010) e Kishimoto (1997), que retratem o tema e o detalhamento da pesquisa. O objeto de estudo para pesquisa foram jogos, brincadeiras, cantigas e também argumentos teóricos de autores que discutem o assunto, assim como também demonstrar a importância da prática como projeto relacionado sobre o tema, como processo de aprendizagem na educação infantil. Com a pesquisa verificou-se a grande necessidade de se discutir a ludicidade na educação da criança como uma das metodologias necessárias para o processo de ensino, sendo que a criança aprende brincando. E com essa pesquisa espera-se contribuir com a educação das crianças e também incentivar os educadores a trabalhar com a ludicidade para fazer com que o alunado tenha mais interesse pela educação escolar, principalmente quando estão saindo do laço familiar para um novo convívio.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    BRINQUEDOTECA: um espaço importante no desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil
    (2019-09-07) GARCIA, Luana Alice Vieira; MIRANDA, Susy Garcia; MOURA, Georgete Pantoja; http://lattes.cnpq.br/8999246159259185; https://orcid.org/0000-0003-3641-4769
    O Trabalho de Curso intitulado “Brinquedoteca: um espaço importante no desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil”, objetivou analisar como estão desenvolvendo as atividades no espaço da brinquedoteca com os discentes de uma escola de Educação Infantil no Município de Breves. Esta pesquisa propôs responder aos seguintes questionamentos: Identificar a contribuição da brinquedoteca para o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil; conhecer como é desenvolvido o trabalho pedagógico com as crianças na brinquedoteca e reconhecer o papel do brinquedista enquanto mediador no processo de aprendizagem das crianças. Para sua realização, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o método utilizado foi o estudo de caso em uma Escola de Educação Infantil no município de Breves-PA. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio da entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa 03 professoras da brinquedoteca. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos autores renomados que abordam a temática em voga tais como Cunha (2007), Friedmann (1992, 2012), Kishimoto (1998, 2011), Redin (2007), Gimenes e Teixeira (2011) e Santos (2013).Os resultados da pesquisa apontam que as professoras Brinquedista reconhecem a importância da Brinquedoteca enquanto espaço facilitador para o desenvolvimento, também reconhecem a importância de planejar as atividades lúdicas desenvolvida neste ambiente, porém a quantidade de materiais pedagógicos e o tempo de permanência das crianças no espaço da Brinquedoteca no momento não são satisfatórios.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Rodrigues Viegas Junior, em Melgaço/PA
    (2019-12-09) SOUZA, Yan Luis Lima de; FERREIRA, Gicele Brito; http://lattes.cnpq.br/6661841357160170; https://orcid.org/0000-0002-8815-3145
    O presente trabalho tem como objetivo principal abordar o bullying no ambiente escolar, e apresentar os resultados da pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Rodrigues Viegas Junior, em Melgaço/PA, visando diagnosticar a incidência ou não de casos de bullying na escola. A motivação inicial em abordar o tema se deu pela carência de produções acadêmicas acerca do bullying na região marajoara, e pela preocupação em relação aos relatos sobre violência entre alunos dentro do ambiente escolar no município de Melgaço/PA. Para fundamentar teoricamente este trabalho, Ariès (1981); Rizinni e Pilotti (2011), foram utilizados para balizar a história da criança; para caracterizar o bullying a partir de uma visão multifocal e primando por autores nacionais, foram utilizados, Silva (2015); Gomes e Sanzovo (2013); Lopes Neto (2005); Maldonado (2011); Fante (2015), ainda alguns pesquisadores internacionais, como Olweus (1997); Rigby (2019) e Koo (2007). A pesquisa aplicada à referida escola, teve fins descritivos, e foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: o questionário, com o corpo docente e técnico- administrativo; e a entrevista semiestruturada com os alunos. Os resultados da pesquisa apontam a incidência de casos de bullying entre alunos nos anos de 2018 e 2019, principalmente na forma verbal e em grafites depreciativos nos banheiros, além disso, constatasse ainda a ausência de projetos e ações voltadas ao combate e prevenção ao bullying na escola, o que pode ser muito prejudicial para aqueles que são vitimizado pelo bullying.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cuidado ou educação? As práticas pedagógicas nas escolas do rio Tucumanduba
    (2018) CUNHA, Leila Silva; REIS, Edilma Neves Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8969672247481302
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar como se dá o cuidar e o educar, por meio de práticas pedagógicas e como a relação familiar está presente e é indispensável neste processo. Para desenvolver esta pesquisa, utilizou-se a pesquisa exploratória e descritiva, que visa na análise documental do tema proposto por meio de referências de autores que discutem o assunto sobre escola, família e educação infantil. O tipo de abordagem foi a qualitativa e a técnica foi a da entrevista semiestruturada, aplicada a pais e professores de duas escolas localizadas na região das ilhas do município de Abaetetuba. Os dados da pesquisa foram coletados em um período de quatro meses, levando em consideração a argumentação teórica, necessária para construção deste trabalho. A escola precisa ser de qualidade. Precisa conhecer muito sobre o desenvolvimento da criança e sobre como ela aprende para ter um impacto positivo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O direito à educação na perspectiva da pedagogia hospitalar: a ação do pedagogo na brinquedoteca hospitalar
    (2024-07-02) SILVA, Rodrigo Barra da; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    O objetivo desta pesquisa foi investigar sobre o direito à educação na perspectiva da pedagogia hospitalar, juntamente com a ação do pedagogo no contexto da brinquedoteca hospitalar. A pesquisa busca contribuir com os discussões referentes as interfaces onde o profissional de pedagogia pode atuar, e principalmente o direito à educação de qualidade das crianças e adolescentes. O artigo argumenta também, a colaboração desse profissional com a equipe médica, influenciando na melhoria do tratamento da criança, através da intencionalidade pedagógica do brincar de forma lúdica. Para construção desta pesquisa de análise bibliográfica, foram realizadas buscas através do site Google Acadêmico, a respeito de artigos já publicados sobre a temática. O aporte teórico da leitura, baseia-se nos artigos de Cury (2002), Fontes (2009), Lima e Paleologo (2012), Brito e Perinotto (2014), Paula e Foltran, Angelo e Vieira (2010). Como resultado desta pesquisa, percebe-se que ainda há ausência de materiais científicos referentes a esse tema e corrobora a desinformação dessa temática, e a importância do comprometimento para que sejam alcançadas melhorias decorrentes a estudos científicos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A educação financeira nas séries iniciais do ensino fundamental
    (2017-04-30) MIRANDA, João Vagno da Costa Silva; ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de; http://lattes.cnpq.br/6247156526483924
    A educação financeira de uma criança abrange componentes que vão além dos conceitos econômicos, sendo importante uma atenção especial à preparação dos mais novos quanto ao uso correto do dinheiro, para que cresçam responsáveis e bem informados. Pensando nesta problemática, este artigo, , tem por objetivo principal, mostrar a importância da educação financeira na infância.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação infantil: ludicidade no eixo da matemática
    (2018) SANTOS, Maria José Taveira dos; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864
    O lúdico é uma ferramenta para o processo de ensino em sala de aula, e este trabalho tem como objetivo fazer uma abordagem sobre as atividades lúdicas, voltadas para o eixo da matemática. A metodologia deste trabalho é estruturada em pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo descrever sobre a falta de interesse e a dificuldade de aprendizagem dos alunos pela disciplina de Matemática é uma reclamação constante entre os professores, e para eles, as aulas de Matemática não passam de meras transmissões de fórmulas, definições, conceitos e resultados que não têm o menor significado, pois o foco do processo de aprendizagem é o aluno e para que esta aprendizagem aconteça é preciso despertar o seu interesse. Assim sendo, nessa pesquisa, o jogo será o ponto de partida para preparar o aluno para lidar com questões abstratas que exijam reflexão além da elaboração de estratégias e de soluções para as situações problemas desde a educação infantil ao ensino médio, pelo exposto, reafirmo a relevância do trabalho realizado, buscando uma melhor compreensão do uso do jogo em sala de aula, para que futuramente, eu possa fazer uso dessa atividade de maneira correta, aproveitando o máximo sua utilização. O Projeto Político Pedagógico é suporte de apoio no processo educativo, à introdução do lúdico nas práticas pedagógicas possibilita um excelente desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A ludicidade na prática docente na educação infantil: realidade desvelada em escolas da rede municipal de ensino de Abaetetuba-PA
    (2018-05-02) FERREIRA, Edilene de Jesus Gonçalves; RODRIGUES, Alcemir Pantoja; http://lattes.cnpq.br/9116827252137741
    O presente trabalho propõe-se a discutir a importância da ludicidade na prática docente da Educação Infantil, no que se refere a aprendizagem da criança, partindo de um estudo do seu significado e conceitos sobre o desenvolvimento da ludicidade para enfatizar a necessidade de sua utilização eficaz no espaço da escola Santa Maria e Maria Eloisa de Souza, no município de Abaetetuba. Sabe-se que as atividades com brincadeiras são importantes ferramentas que levam a criança a desenvolver a prática da leitura e da escrita de forma prazerosa e significativa. Esta pesquisa utilizou-se de referências pedagógicas que forneceram a orientação necessária para a busca de uma discussão e reflexão acerca do papel da ludicidade como prática docente na educação infantil na escola. Neste trabalho destacam-se vários autores que mencionam sobre o tema, a qual a ludicidade é elemento fundamental da prática pedagógica que pretende desenvolver o interesse e o prazer da leitura e compreensão social nas crianças neste nível de aprendizagem. A partir da análise do processo de ensino-aprendizagem através da ludicidade, percebe-se que o lúdico e a criança estão sob influência de ambos e merecem grande atenção, porque da relação lúdico e criança nasce a aprendizagem. Cabe ressaltar também que esta pesquisa desenvolveu-se por meio de pesquisa–qualitativa, observando-se a realidade da pratica na escola Santa Maria. Desse modo, aplicou-se um questionário para compreender o processo ensino-aprendizagem na escola pesquisada. Tal visão permitiu-nos a reflexão a respeito da prática pedagógica que determina os aspectos elencados na pesquisa. Acredita-se que o planejamento estruturado, organizado e proposto para as aulas possam, com as atividades lúdicas, contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem na infância.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Mapeamento das ações do PROAME no desenvolvimento infantil em Caratateua-Pa
    (2025-02-27) FREITAS, Emanuelle Raimunda Nascimento de; NEVES, Taiana Elisia da Silva; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376
    Este estudo busca mostrar a importância do aleitamento materno exclusivo na Ilha de Caratateua distrito de Belém do Pará, trazendo o PROAME (Programa de Aleitamento Materno Exclusivo) como instrumento avaliativo na Estratégia Saúde da Família de Outeiro, o programa tornou-se instrumento essencial para o desenvolvimento infantil na Ilha. Suas ações incluem educação, apoio às mães e monitoramento do crescimento das crianças visando garantir nutrição adequada e fortalecer o vínculo mãe e bebê.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Parceria escola e família: a importância da família no processo ensino-aprendizagem da criança
    (2018-05-02) PANTOJA, Doralice da Costa; RODRIGUES, Alcemir Pantoja; http://lattes.cnpq.br/9116827252137741
    A relação entre a escola e a família dos alunos ainda possui muitos mitos. Ocorre muitas vezes a oposição de ideias, mesmo que ambas tenham um objetivo em comum: o pleno desenvolvimento das crianças. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil São João, no município de Abaetetuba/Pará. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da relação entre a família e a escola para que a criança tenha um pleno desenvolvimento no processo de aprendizagem visando uma educação efetiva. Para o embasamento teórico, utilizaremos alguns autores como Goldemberg, Triviños, Giddens, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em especial, as teorias de Vygotsky e Piaget, para melhor compreender a discussão referente ao tema do trabalho. Os sujeitos participativos desta pesquisa foram os professores, pais de alunos, alunos e coordenação pedagógica. Para tanto, este trabalho está organizado em três partes, a primeira versa a respeito dos conceitos de aprendizagem, abordando os estudos de Piaget e Vygotsky, bem como as funções que a escola e a família representam no processo de aprendizagem. Na segunda parte aborda a importância da família na formação da criança, enfatizando o processo de participação da família na escola, ressaltando a importância do conselho escolar como mediador na relação entre família e escola. A terceira parte encarrega-se da pesquisa, aplicação de procedimentos para a coleta de dados, análise dos dados e resultados obtidos. Essa pesquisa nos levou a concluir que na dinamicidade das práticas escolares, os docentes são agentes históricos, profissionais com uma grande responsabilidade social, que devem constantemente estar em busca de formação continuada, como verdadeiros pesquisadores e estudiosos, o que deverá contribuir para fortalecer a participação da família no processo educacional dos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A participação das crianças no momento da acolhida: indagações e reflexões
    (2019-01-07) ARAÚJO, Renata Gonçalves de; BAHIA, Celi da Costa Silva; http://lattes.cnpq.br/2958323350917968; https://orcid.org/0000-0002-3104-2647
    O presente trabalho intitulado como A participação das crianças no momento da acolhida: indagações e reflexões, tem por objetivo compreender o que significa a participação das crianças em creches e pré-escolas. De modo específico pretende analisar a participação das crianças ou não nesses espaços, especificamente na sala do maternal I, bem como verificar de que forma ocorre a participação das crianças nas situações de aprendizagem. Além disso, refletir sobre os limites e possibilidades de participação das crianças na sala do maternal I, no momento da acolhida. As ideias aqui desenvolvidas fundamentam-se em autores como AGOSTINHO (2010), MELO (2007), COUTINHO (2011), OLIVEIRA-FORMOSINHO (2011), ALFAGEME (2003). Metodologicamente o trabalho produzido a partir de uma abordagem do tipo qualitativa baseado em CHIZZOTI (2003), no qual o pesquisador aproxima e interage com os sujeitos da pesquisa, como metodologia utilizou-se THIOLLENT (1947) e como técnica utilizou-se observação participante baseado em GIL (2008). Os principais resultados apontam que a participação das crianças nesses espaços tem sido negado e as decisões ainda estão centradas no adulto. Por fim ressalta-se a importância da escrita desse trabalho de conclusão de curso, onde caracterizou-se formativo, possibilitando assim, a compreensão e desmitificação primárias sobre a participação das crianças no momento da acolhida, bem como destacando a experiência e aprendizagens obtidas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Perfil de pacientes com lúpus eritematoso sistêmico juvenil atendidos no ambulatório de reumatologia pediátrica- CASMUC – UFPA
    (2019-05) GUAZZELLI, Caio Moraes; GOMES, Hiago Barbosa; MORAES, Ana Júlia Pantoja de; http://lattes.cnpq.br/8148525864806728
    Introdução: Lúpus Eritematoso Sistêmico Juvenil (LESJ) é uma doença rara, crônica, multisistêmica de etiologia desconhecida com predominância no gênero feminino. O estado do Pará possui dimensões continentais e com um número de habitantes importante, entretanto não há estudos de perfil clínico da doença. O objetivo desse trabalho foi descrever o perfil demográfico, clínico e laboratorial de pacientes com LESJ. Métodos: A pesquisa é uma coorte histórica, com análise retrospectiva com revisão de todos os prontuários de pacientes com LESJ diagnosticados no serviço de Reumatologia Pediátrica CASMUC-UFPA. Resultados: Dos 39 pacientes avaliados, 92% são do gênero feminino, 15% são da raça branca, 71% latino americanos. e 18% desconheciam. A idade média ao diagnóstco foi de 10,5 anos e o tempo de doença de 2,8 anos. Os sintomas mais comuns ao diagnóstico foram: artrite em 38%, febre em 21% e eritema malar em 13%. Durante o tratamento, houve redução de 31% do valor da média de uréia e de 30% de creatinina plasmáticas, aumento do valor médio de C3 em 22%; C4 em 24% e CH50 em 12%. A redução da média do valor de VHS em 58% e de PCR em 60%. Presença de FAN foi em 100%; anti-Sm em 26% e anti DNA em 47%. Corticosteroides foi usado em 94% e hidroxicloroquina em 71%. Conclusão: Houve melhora clínica e laboratorial dos pacientes após o início do tratamento e acompanhamento dos mesmos no serviço em concordância com a literatura descrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Quais os impactos da dieta vegetariana na infância e adolescência?
    (2021) CÂMARA, Pedro Paulo Moraes da; PEREIRA, Felype da Silva; http://lattes.cnpq.br/6612453160404248; https://orcid.org/0000-0003-2442-5030; MORI, Rejane Maria Sales Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/0068497734511867; https://orcid.org/0000-0003-1769-0653
    Este trabalho é uma revisão integrativa da literatura que tem como objetivo comparar dietas vegetarianas e não vegetarianas em termos de energia, macro e micronutrientes e investigar seus impactos em crianças e adolescentes. A pesquisa foi baseada nos resultados encontrados nos bancos de dados PubMed, ScienceDirect e Periódico CAPES, realizada em março de 2021, usando os descritores vegan OR vegetarian AND infant OR child, preschool OR children OR adolescent AND "nutrient intake" OR "nutritional status" OR nutrients OR "dietary fibers" OR "energy intake" OR "dietary proteins" OR "dietary carbohydrates" OR "dietary fats". Foram incluídos nove estudos, nos quais, no geral, observou­se que, em relação aos macronutrientes, os dois grupos estudados apresentaram adequação em relação às recomendações nutricionais, mas pôde­se observar maior consumo de calorias e de macronutrientes entre os não­vegetarianos. Quanto aos micronutrientes, os dois grupos apresentaram consumo similar e grandes taxas de inadequação de cálcio e ferro, enquanto uma baixa adequação de zinco pelos vegetarianos analisados nesta revisão. Tratando da vitamina B12, os não vegetarianos obtiveram maior ou igual ingestão média em detrimento do outro grupo, que neste caso, precisam suplementá­la para evitar a sua deficiência. A adoção de um padrão alimentar vegetariano consegue suprir as necessidades calóricas e de macronutrientes mesmo nos períodos da infância e adolescência, ainda que a dieta vegetariana, no geral, ofereça nutrientes em menor quantidade e biodisponibilidade e recomenda­se vigilância contínua aos micronutrientes no planejamento da alimentação destes grupos para evitar tais déficits nutricionais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A relação família e escola na educação infantil
    (2019-07-08) CONCEIÇÃO, Helen Karin Palheta da; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; http://lattes.cnpq.br/8174411008021957
    O presente trabalho tem como objetivo realizar levantamento bibliográfico para discutir resultados de pesquisa sobre o papel da relação entre a família e a escola. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica, para análise de dados foi aplicada a análise de conteúdo, por meio da técnica de categorização. Dentre os resultados destacam-se as situações-problemas, entre as quais se encontram a rivalidades e culpabilidade, resultando no decréscimo da participação dos pais na escola e a ausência de atividades e propostas que promovam aproximação destas duas instituições. Diante disto, tem-se o desafio de promover novas pesquisas e trazer novas propostas de intervenção para serem trabalhadas com as famílias, com as crianças e com a escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    The role of input in learning english in an immersion context: a case study
    (2019) SANTOS, Joice Keleen Ribeiro; SANTO, Cleide Oliveira do Espírito; http://lattes.cnpq.br/0084499437373146
    A necessidade das pessoas em aprender outras línguas não é nova. Para tanto, uma variedade muito grande de métodos e técnicas foram estudadas e aplicadas em diversos contextos buscando o bilinguismo e o multilinguismo. Dentre estes, o método de imersão se destaca por ser prático e ativo, onde o aluno passará o maior período possível em contato com a língua alvo. Nesse sentido, escolas oferecem oportunidade de aquisição da segunda língua por meio do conteúdo estudado. No entanto, a maioria das pessoas no Brasil não tem oportunidade de estudarem em escolas bilíngues. De fato, ainda são escassos os estudos sobre o método de imersão neste país e a necessidade de proporcionar ao aprendiz de língua estrangeira o input. O presente trabalho busca demonstrar por meio de um estudo de caso o desenvolvimento de uma criança de 10 anos submetida a um contexto de imersão na aquisição de uma língua estrangeira (inglês) através de sua irmã. A partir das teorias demonstradas no decorrer do trabalho e do teste de nivelamento que busca avaliar o nível de inglês do sujeito em escala internacional e tabela de observação, foi explanado o desenvolvimento da criança no que se diz respeito ao input (compreensão), output (produção oral) e estruturas produzidas por ela.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O trabalho pedagógico para o desenvolvimento motor da criança: revisão de escopo
    (2023-06-26) SILVA, Grazielly Araújo da; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510X
    O desenvolvimento motor é um elemento do desenvolvimento geral do ser humano, e é estabelecido como a capacidade de movimentar o corpo, constituído na mudança no comportamento, postura e movimento que se permeia ao longo da vida. Este estudo teve como o objetivo descrever e analisar o papel do trabalho pedagógico no desenvolvimento motor da criança até 11 anos de idade. Trata-se de uma revisão de escopo, realizada através da Plataforma do Centro de Aperfeiçoamento Pessoal (CAPES), com descritores "profissional de pedagogia"; "pedagogo"; "pedagoga; "desenvolvimento motor"; "criança"; “sala de aula", interligadas pelo operador Booleano "OU" com artigos que tenham sido publicados dos anos de 2018 a 2022. Após triagem de 5.347 estudos, sete pesquisas foram incluídas, mostrando que o trabalho desenvolvido pelos educacadores, de modo geral, como as atividades que estimulam uso das mãos, especificamente, e as atividades que tem o componente motor dos alunos seu alvo, são imprescindíveis para o desenvolvimento motor do aluno, para o desenvolvimento integral dos educandos, seja na escrita ou outra área de aprendizagem. Conclui-se que a pedagogia tem papel de extrema importância para o desenvolvimento motor dos alunos, e que mais pesquisas sobre o tema sejam implementadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ou indisciplina na escola?
    (2018-07-16) CHAVES, Juliana Silva; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a disciplina ou indisciplina de uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), quando ela não se encaixa nos padrões de uma escola regular tendo em vista o seu fracasso escolar, antes de seu diagnóstico definitivo. Busca-se compreender o TDAH, a importância de um diagnóstico e as formas de tratamento, bem como de que modo este vem sendo abordado no campo da Educação. O papel da escola e as questões relativas aos medicamentos utilizados neste tratamento também constituem o campo de estudo desta pesquisa. O referencial teórico principal está baseado no Manual DSM-5 (2014), Silva (2014), Argollo (2003), Mattos (2003) e Manual DSM-IV (2002). O material empírico foi obtido em quatro escolas do município de Barcarena/PA por meio de questionários para docentes. A partir dos dados coletados, pode-se constatar que é preciso descaracterizar o conceito de que comportamentos fora dos padrões pode ser algum tipo de distúrbio e o qual deva ser medicado. E perceber que isso pode acarretar sofrimento para a criança, que apresentava apenas certas dificuldades em que foi transformado em doenças que precisariam ser curadas, para se encaixar em normas pré-estabelecidas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções
    (2019-01-10) REIS, Gabrielle Santos; FREIRE, Brennda Valléria do Rosário; http://lattes.cnpq.br/8793285817440471
    O artigo atravessa uma construção histórica, social e cultural da infância para alcançar a melhor visão pedagógica da criança nos dias de hoje, como um sujeito de direitos, autônomo, com desejos e opiniões próprias. Sob as noções de construção da personalidade e da aprendizagem à luz de Freud e Wallon, respectivamente, discute-se a escola como agente formador integral e ambiente acolhedor. O Brasil vive tempos sombrios de retrocesso, ameaça à liberdade de expressão e censura de uma escola sem educação sexual, mesmo diante de crescentes números de vítimas de abuso infantil com o maior índice de casos no seio da família, buscam-se métodos de garantir que a criança seja protegida e ensinada na escola. Os Contos de Fadas, cada vez mais frequentes para diagnóstico e terapia na clínica psicanalítica contemporânea, podem ser usados como estímulos a projeções de sentimentos e conflitos internos, auxiliando no desenvolvimento cognitivo e psicológico da criança. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de campo, de natureza aplicada, na qual participaram 20 crianças em uma atividade de reescrita do conto Chapeuzinho Vermelho para analisar a aplicação da técnica de projeção em crianças na sala de aula. Como resultado, percebeu-se que o uso do conto realmente surtiu o efeito esperado com as crianças, expressando principalmente aspectos de sexualidade e
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