Navegando por Assunto "Chatbot"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uso da técnica BERT para a criação de um chatbot na UFPA Campus Castanhal para suporte de discentes(2025-04-04) MOITINHO, Rômulo Fernandes; SANTOS, Williane Brasil dos; http://lattes.cnpq.br/0265469819491358; COQUEIRO, Thiago Antônio Sidônio; http://lattes.cnpq.br/7138516629071389Este artigo aborda a criação de um chatbot baseado na tecnologia Bidirectional Encoder Representations from Transformers (BERT) para auxiliar os estudantes de Engenharia de Computação da Faculdade de Computação no campus Castanhal da UFPA. O sistema proposto visa fornecer respostas precisas às dúvidas acadêmicas dos alunos, usando vetores de similaridade criados a partir de uma base de dados de perguntas frequentes (FAQ) para garantir a exatidão das respostas, com objetivo de disponibilizar respostas precisas a qualquer hora do dia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso de chatbot para pré-triagem: um estudo de caso em clínica odontológica universitária(2022-07-13) VIDAL, Douglas Almeida; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560As ferramentas chatbots ou agentes conversativos se tornaram catalisadores para os meios de comunicação, principalmente com as necessidades oriundas da COVID-19 e o aumento de soluções com inteligência artificial (IA). Diante de uma problemática na área da saúde, o presente trabalho apresenta um estudo de caso da utilização de chatbot, em específico do aplicativo de mensagens WhatsApp, para auxiliar no setor da pré-triagem de uma clínica odontológica universitária com problemas estruturais e organizacionais. Para tal, foram comparadas várias soluções de chatbots e escolhida a ferramenta DialogFlow, a qual emprega técnicas de Aprendizado de Máquina, para a criação do chatbot e a plataforma de comunicação em nuvem Twillio, para fazer a conexão com a rede social, utilizando processamento natural de linguagem. Para obtenção dos resultados foram aplicados testes de contato, que analisam a responsividade e possíveis falhas do bot. Os resultados apontam que a solução com chatbot consegue auxiliar na triagem de pacientes e foram aplicados testes de usabilidade, com espaço amostral de 15 usuários, utilizando o modelo de questionário PSSUQ. Os resultados apontam uma boa usabilidade, visto que 92% dos itens do questionário receberam valores acima de 6 (valores variam de 1 a 7), revelando o bom funcionamento e boa aceitação do chatbot pelos usuários finais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Zapsolver: um bot direcionado ao ensino aprendizagem de Matemática(2022-12-16) SOUZA, Camila Mayara Cardoso de; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326; https://orcid.org/0000-0001-5125-632XEmbora o contato com as tecnologias digitais esteja presente no cotidiano, ainda se encontra nas escolas desafios na associação dos conteúdos pedagógicos. Com o agravamento da pandemia da Covid-19, evidencia-se o comprometimento do ensino. O que reforça a ideia de que, é preciso buscar técnicas necessárias a uma aprendizagem criativa. Por outro lado, o isolamento social favoreceu a uma série de adaptações Tecnológicas Digitais, Informacionais e na Comunicação (TDIC). A necessidade do estudo surgiu da relevância de reparar os impactos no processo educacional, utilizando um recurso tecnológico mediador. Este projeto tem como objetivo apresentar um aplicativo de ChatBot, responsável por criar resoluções algébricas, destinado ao auxílio de alunos do ensino fundamental. As metodologias do estudo são de caráter qualitativo e quantitativo, com enfoque exploratório, visando melhorar o desempenho dos estudos nas aulas online. Nota-se que, um Chatbot apresenta múltiplas funções de assistência pedagógica, como na revisão de conteúdo, a prática de exercícios e oferece suporte interdisciplinar.