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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El genero textual “charge” como recurso didáctico en la enseñanza de Español como lengua extrangera (ELE)
    (2017) SOARES, Ian Mario da Silva; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299
    Este presente trabalho por meio de investigações bibliográficas, hace um estúdio del gênero textual “charge”, como ferramenta para o ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE). Realizando um estudo deste e sua importância para o ensino de línguas, evidenciando como os professores de língua espanhola podem desenvolver as competências y habilidades em ELE, e para isso, discorrerei sobre algumas características deste gênero para melhor compreender a construção de uma interpretação e as funcionalidades das charges nas aulas de ELE. Ademais, utilizarei como fundamento as concepções de Bakhtin (1981,2003) sobre os gêneros textuais; RAMOS (2009) leitura critica da charge; os estudos de gênero textual segundo as teorias de MARCUSHI (2008).
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Os elementos sígnicos nas charges: aplicação da semiótica peirceana
    (2017) FERREIRA, Joseane de Sousa; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860
    A semiótica inglesa vem se desenvolvendo cada vez mais nas últimas décadas. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar duas charges sob a ótica peirceana, considerando a tríade do signo em relação ao seu objeto: os aspectos: qualitativos, indiciais e simbólicos. Para isso, foi feito uma pesquisa bibliográfica, pautada nos teóricos, Peirce (2010), Santaella (2001), Maingueneau (2008), Dionísio (2005) e Orlandi (1999)
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O gênero charge como ensino aprendizagem
    (2023-07-19) SILVA, Renata Medeiros; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    O presente trabalho, terá como proposta central conhecer um pouco sobre os gêneros textuais, qual a importância deles na licenciatura e trazer vertentes de suas práticas pedagógicas. Será trabalhada proposta através do gênero charge com a temática política do ano de 2022, levando em consideração o seu papel no contexto ensino-aprendizagem voltadas com proposta para alunos do 7° ano do ensino fundamental II. Ao longo do texto, será mostrado no caso das charges que um dos requisitos é a interpretação textual, pois requer muito conhecimento não só sobre a política que será o tema abordado, mas também como fatos históricos, geográficos e de linguagem. A charge é um instrumento de caráter humorístico, informativo e opinativo de extrema importância para a formação de alunos críticos e reflexivos, nessa concepção, o gênero charge tem contribuído para o alcance desse objetivo, pois com a aplicação do gênero em sala de aula, o aluno passou a compreender melhor a função do texto.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A significação da charge sob as categorias de análise da semiótica Peirciana
    (2019-06-27) MORAES, Simone Alcântara; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860
    O presente artigo propõe verificar a aplicabilidade da teoria semiótica, no signo charge. Buscou-se a partir dos conceitos de signos de Peirce (2005), e nos estudos de Santaella (1983), (2002), aplicar tais categorias em duas charges. Assim, constatou-se no signo a relação com o seu objeto que apresenta as relações triádicas que a experiência semiótica contempla que são os aspectos: icônico, inicial, e simbólico.
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