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Navegando por Assunto "Cerebral palsy"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise de fatores associados a melhora da amplitude de movimento em pacientes pediátricos com paralisia cerebral tratados com neurotoxina botulínica a
    (2023-12-15) SILVA, Adriano Rodrigues da; SILVEIRA JUNIOR, Antonio Morais da; CECIM, Paulo Eugênio Santos; http://lattes.cnpq.br/0424267310983270
    Esta coorte clínica buscou demonstrar fatores associados a um ganho de amplitude maior ou menor após aplicação de Neurotoxina Botulínica-A em pacientes pediátricos de um hospital de referência em Belém do Pará, bem como as articulações mais afetadas pela injeção da toxina. Foi realizada goniometria de 20 pacientes, incluindo tornozelo, joelho e quadril, antes e após a aplicação da Toxina. As amplitudes nos dois movimentos foram comparadas entre si, bem como a influência do sexo e idade dos pacientes em questão. Foi identificado que, à exceção do joelho, todos os movimentos articulares analisados tiveram amplitude de movimento significativamente maior, se comparados ao pré-toxina. Além disso, tanto o sexo quanto a idade dos pacientes não demonstrou influência no resultado demonstrado. Diante disso, conclui-se que a toxina botulínica tem efeitos positivos na melhora da amplitude de movimento da maioria das articulações avaliadas e pode ser usada no arsenal terapêutico juntamente com as medidas de reabilitação física para melhoria da qualidade de vida e independência dos pacientes afetados pela paralisia cerebral.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do equilíbrio e distribuição de pressão plantar em crianças com paralisia cerebral submetidas ao tratamento de toxina botulínica tipo A e fisioterapia
    (2021-12-17) SILVA, Daniela Lima; AFONSO, Girlene Maciel; PINTO, Denise da Silva; http://lattes.cnpq.br/9586650002626739; GARCEZ, Daniela Rosa; http://lattes.cnpq.br/4987551224272950
    Objetivo: Avaliar as alterações na espasticidade dos músculos dos membros inferiores, na distribuição da área de contato e pressão plantar, e nas variáveis do COP após aplicação de Toxína Botulínica tipo A (BoNT-A) e fisioterapia. Materiais e Métodos: Ensaio clínico, incluindo 5 crianças com Paralisia Cerebral do tipo diparética espástica que receberam injeção de BoNT-A em membros inferiores e tratamento fisioterapêutico associado (até 60 dias pós BoNT-A). Foram avaliados dados antropométricos (altura, peso, idade), a capacidade funcional por meio da Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS), o tônus muscular com a Escala De Ashworth Modificada (MAS), o equilíbrio estático por meio das variáveis do COP (estabilometria) e a distribuição da pressão e área plantar por meio da baropodometria. Resultados: Identificou-se diferenças nos parâmetros da espasticidade dos músculos adutores do quadril direito (1,60±0,41 pré-terapia; 1,00±0,70 30 dias pós-terapia; t = 3,2 ; p= 0,032), isquiotibiais direito (1,70±0,83 pré-terapia;1,00±0,70 30 dias pós-terapia; t= 3,5; p=0.024 e 0,80±0,83 60 dias pós-terapia; t= 9,0, p=0,0008) e esquerdo (1,50±0.50 pré-terapia;0,80±0,44, 30 dias pós-terapia; t= 3,5; p= 0,024 e 0.60±0,54 60 dias pós-terapia; t= 9,0, p=0,0008 ) e na distribuição das pressões médias plantares no antepé (0,569±0,195 Kpa(r) pré-terapia; 0,379±0,113 Kpa(r) 30 dias pós-terapia; t=3,90 p=0.017) e médio pé esquerdo (0,046± 0,039 Kpa(r) pré-terapia; 0,112±0,080 Kpa(r) 30 dias pós-terapia; t=3,302; p=0.029). Considerações finais: Nossos resultados sugerem que a fisioterapia, a curto prazo, associada à aplicação de BoNT-A proporcionam uma redução na espasticidade dos músculos proximais dos membros inferiores e melhoram a distribuição das pressões médias plantares. Porém, não melhoram o equilíbrio estático de crianças com PC diparética espástica. Outras pesquisas, com maior tempo de fisioterapia, são necessárias para confirmação de nossos achados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação Especial Inclusiva: desafios do processo de ensino aprendizagem de pessoas com paralisia cerebral
    (2021-06-17) GOMES, Rilma da Silva; BENGIO, Fernanda Cristine dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4427631241218568; https://orcid.org/0000-0003-0184-6668
    O presente trabalho teve como objetivo caracterizar as principais dificuldades do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com Paralisia Cerebral. A educação especial na perspectiva inclusiva, não se trata apenas de um processo de garantia de direito ao acesso à escola, mas também da permanência e do sucesso no processo de escolarização desse aluno na sala de aula. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica através do método de revisão narrativa de literatura. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Scielo e Google Scholar. A eficácia do sistema educacional para o processo inclusivo, depende de fatores que vão além da condição de acessibilidade física no ambiente escolar, depende de fatores como a ação de uma equipe multiprofissional preparada e qualificada; do envolvimento dos demais alunos no processo de ensino do aluno com PC; da execução de avaliação de diagnóstico adequada e da escola estar preparada para o emprego de tecnologias assistivas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Rotinas de crianças com paralisia cerebral usuárias da roupa biocinética
    (2018) BRITO, Emanuelly Cristina Novaes; FREIRE, Viviam Rafaela Barbosa Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/0170946168983176; https://orcid.org/0000-0003-3254-3897
    Este artigo tem como objetivo investigar as rotinas familiares de crianças usuárias da roupa biocinética. Trata-se de um estudo transversal do tipo exploratório/descritivo, com método de amostragem não probabilística do tipo conveniência. Foram participantes desta pesquisa três cuidadores de crianças com o diagnóstico de paralisia cerebral, usuárias dos serviços de Terapia Ocupacional do Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade – NEDETA. Foram utilizados como instrumentos da pesquisa o Inventário Biosociodemográfico, o Inventário de Rotina e o GMFCS. Após a análise dos resultados observou-se que a rotina dos participantes desta pesquisa se mantiveram semelhantes, o uso da RB é realizado, em média, durante ¼ do dia durante atividades como o brincar e assistir TV, predominantemente em companhia da genitora.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Terapia ocupacional, gameterapia e atividade de vida diária (AVD): estudo de caso com uma criança com paralisia cerebral
    (2019) FARIAS, Wânglea Amorim; CONCEIÇÃO, Karoline Faro da; http://lattes.cnpq.br/7355155602176564; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645
    A Paralisia Cerebral é uma lesão no Sistema Nervoso Central (SNC) da criança que pode ocorrer nos períodos pré, peri e pós natal, descrita como um distúrbio nos movimentos e na postura da criança, causando movimento desordenado, estereotipado e limitado, pois tem baixo controle das atividades musculares. Apesar de não ser progressiva, afeta o desenvolvimento da criança, podendo repercutir em atrasos motores, cognitivos e funcionais, tais como: sentar, andar, falar e escrever. Além disso, tem reflexo no engajamento ocupacional, como por exemplo, nas atividades de vida diária (AVD). Logo, a Terapia Ocupacional que tem por objeto de estudo a ocupação, objetiva na reabilitação favorecer a melhora funcional para que a criança seja autônoma e independente nas suas ocupações, de maneira especial, nas AVD´s. A Gameterapia, que é o uso da realidade virtual na terapia do paciente, diferencia-se das formas de reabilitação convencional para o tratamento da Paralisia Cerebral. Sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar a efetividade de uma intervenção terapêutica ocupacional, pelo uso da Gameterapia, no desempenho ocupacional das atividades de vida diária de uma criança com Paralisia Cerebral. Trata-se de uma pesquisa do tipo experimental de caráter quantitativo utilizando os protocolos: Gross Motor Function Measure (GMFM), objetivando verificar o desempenho motor, e a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) para verificar o desempenho nas AVDs. Foi um estudo de delineamento longitudinal, com base em um caso, com a avaliação através destes instrumentos, seguida de intervenção consistindo 20 sessões com a gameterapia e reavaliação através dos mesmos. Os resultados sugerem que houve uma melhora no desempenho em AVDs da criança assim como nos scores do paciente nos dois instrumentos utilizados COPM onde houve ganho no desempenho das AVDs no vestir; banho; mobilidade funcional e grooming (higiene), assim como no GMFM: que mostrou crescimento nas dimensões A; C; D e E. Conclui-se que este estudo contribuiu com a pesquisa e a assistência na área da reabilitação física com crianças com paralisia cerebral, identificando os benefícios motores e ocupacionais que o uso da Gameterapia pode proporcionar para a vida funcional da criança, de maneira especial nas suas atividades de vida diária.
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