Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU)"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Biblioteca escolar do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) de Belém (PA): o papel do bibliotecário na prática de ações educativas
    (2017) SILVA, Andréa de Nazaré Barros da; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699
    Aborda a Biblioteca escolar do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) de Belém (PA), assim como o papel do bibliotecário nas práticas de ações educativas. Com isso, analisou-se a possível parceria entre biblioteca escolar e o profissional bibliotecário, no intuito de se promover práticas educativas significativas que contribuam ainda mais para o ensino-aprendizagem dos usuários. Desta maneira, o trabalho tem como objetivo geral conhecer in loco a (in) existência da parceria entre a biblioteca escolar e o bibliotecário no desenvolvimento de práticas educativas que contribuam para o ensino-aprendizagem dos usuários, por meio de estudo aplicado na Biblioteca George T. Colman do CCBEU de Belém (PA). Os objetivos específicos visam a identificar as práticas educativas em que a biblioteca está envolvida e como desempenha suas funções nessa área, descrever o perfil do bibliotecário responsável pela biblioteca do CCBEU e verificar a integração pedagógica da Biblioteca George T. Colman no espaço de atuação do CCBEU. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso de caráter exploratório, por intermédio de uma abordagem qualitativa. Mediante a pesquisa realizada, conclui-se que a biblioteca e o bibliotecário escolar são instrumentos indispensáveis para todas as instituições de ensino, pois ambos podem colaborar com o ensino-aprendizagem dos usuários por meio dos projetos e ações educativas, favorecendo o acesso à informação em diversos formatos, e principalmente, estimulando o gosto pela leitura e pela pesquisa de maneira descontraída e dinâmica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O marketing na biblioteca escolar: aplicação na Biblioteca George T. Colman (CCBEU)
    (2017-04-03) NASCIMENTO, Ariane Nazaré Cardoso do; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236
    Evidencia as atividades de marketing em bibliotecas escolares, destacando ações e atitudes organizacionais que podem fazer a diferença,de maneira positiva, nesses ambientes, por meio de um estudo de caso na Biblioteca George T. Colman, do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU). Visa, de maneira geral, a incentivar análises e estudos sobre o marketing em bibliotecas escolares por meio de sua aplicação na Biblioteca do CCBEU. Especificamente, objetiva identificar as principais tendências do marketing da informação; investigar como o marketing tem sido planejado e executado nas bibliotecas escolares brasileiras; e analisar como a Biblioteca do CCBEU aplica o marketing, quais estratégias utiliza e quais resultados tem obtido. Apresenta-se como uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, tendo como lócus a Biblioteca George T. Colman, da escola de idiomas CCBEU, unidade Padre Eutíquio, em Belém (PA). Para a coleta de dados, utiliza pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada com a gerente da Biblioteca. Analisa os dados a partir do modelo proposto por Honorato (2004) e Kotler e Keller (2006), identificando os principais elementos do planejamento de marketing e examinando sua aplicação à Biblioteca do CCBEU. Discute os resultados a partir da teoria levantada, destacando os principais aspectos relacionados ao ambiente interno e externo, segmentação, posicionamento, planejamento estratégico e tático e ao composto de marketing, tendo como principais resultados a maior visibilidade da Biblioteca dentro e fora do CCBEU e uma participação mais ativa da unidade de informação no planejamento geral da instituição mantenedora.Conclui que a unidade de informação opera em consonância com o planejamento estratégico do CCBEU e que, embora o marketing possa ser aplicado de forma subconsciente em alguns aspectos, os resultados advindos da busca pela oferta de valor têm sido positivos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mediação da informação em biblioteca escolar por meio da Cultura Maker: uma análise dos projetos desenvolvidos pela Biblioteca do CCBEU
    (2017) RIBEIRO, Jean Libório; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Investiga a mediação da informação em biblioteca escolar por meio da cultura Maker, fazendo uma análise dos projetos desenvolvidos pela biblioteca do CCBEU. Especificamente buscou-se conhecer como essa metodologia de ensino americana, aplicada na biblioteca escolar é um excelente mediador da informação entre usuário e biblioteca, e de como essa metodologia dinamizaria o processo de utilização da biblioteca. Utiliza a pesquisa bibliográfica, aproveitando as informações que estão disponíveis em livros, teses, dissertações e artigos científicos para servir de base para as discussões do referencial teórico. Usa também pesquisa de campo, feita junto com a bibliotecária do CCBEU, para que possa analisar o perfil de gestora, bem como, análise dos usuários que a biblioteca. Levanta dados primários por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas para analisar o grau de satisfação dos usuários com as atividades que a biblioteca desenvolve e entender se possuem um perfil que condiz com que as atividades Maker precisa. Apresenta os resultados de uma entrevista gravada com a bibliotecária afim de analisar seu perfil como gestora justamente com a sua experiência em gestão de bibliotecas como também sua familiaridade com a cultura Maker. Conclui que a gestão de biblioteca escolar precisa ser feita por um gestor ativo, que esteja ligado em métodos de mediação mais modernos de maneira que otimize e dinamize cada vez mais o processo de reconhecimento da biblioteca com a sua instituição mantenedora e em seguida seja valorizada pela sociedade em geral.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA