Navegando por Assunto "Celular"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El celular como herramienta didáctica en la enseñanza/aprendizaje de E/LE(2017) FERREIRA, Darilene Pantoja; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299O presente trabalho analisa o uso do celular como ferramenta para o ensino/aprendizagem de uma nova língua, mas especificamente o espanhol. Esta analise reflete sobre a possibilidade do uso do celular como ferramenta pedagógica, evidenciando que seu uso nas aulas de línguas, ainda que muitos educadores sejam contrários à ideia, pode trazer grandes vantagens para a aprendizagem do aluno, como, por exemplo, em sua autonomia e inclusive ajudar aos estudantes que possuem alguma dificuldade, até mesmo física, na aquisição de novos conhecimentos, alcançando assim, um melhor desenvolvimento educacional e a inclusão social dos aprendizes. A fundamental teórica foi baseada em diversos teóricos que relatam sobre o tema como Almeida (1999), Marques (2016), Matos (2013) e Tedesco (2016) entre outros autores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Tecnologías y educación: el uso de la aplicación duolingo escuela en el celular como propuesta de complemento curricular tradicional para profesores de Español LE(2024-07-12) GONÇALVES, Paola Belo; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124Esta pesquisa está inserida na área de ensino e aprendizagem e busca refletir sobre os avanços das tecnologias na educação e no uso do telefone celular como ferramenta educacional, Também investiga suas vantagens e desvantagens dentro das classes, Ou como uma reflexão sobre o uso do aplicativo Duolingo como uma ferramenta metodológica para amenizar esses distúrbios que o celular pode gerar na educação. O estudo justifica-se pela flexibilidade, motivação e personalização da aprendizagem que a aplicação inserida no telefone pode oferecer para o aluno e professor dentro e fora da sala de aula. Assim, o objetivo geral é a utilização de Duolingo para a escola como uma forma de amenizar o uso indevido do celular na sala de aula, E usá-lo como uma forma estratégica para ajudar os educadores a rever seus conhecimentos da língua espanhola. Já os objetivos específicos são: gerar interação nas aulas, promover o autodidatismo e complementar o currículo tradicional. Na metodologia, utilizou-se a abordagem bibliográfica e qualitativa. A contribuição teórica tem como autores principais José Moran (2007, 2017, 2018), Renato Soffner (2013), Maria Moraes (1997), e outros que ajudaram a desenvolver o tema proposto. Os resultados evidenciam a evolução das tecnologias na educação até a atual era dos celulares. Além disso, demonstrou se a importância de incluir uma metodologia eficaz para atenuar as desvantagens que o telefone móvel pode causar no ambiente escolar, Para que o aplicativo seja usado de forma consistente e responsável, contribui significativamente para a integração do telefone nas aulas, fazendo com que os alunos se comprometam, Usando seus telefones celulares de uma forma dinâmica e atraente, favorecendo sua criatividade através da aprendizagem ativa.