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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Afetividade e suas implicações no processo de ensino e de aprendizagem em um centro de educação infantil no município de Castanhal (PA): uma análise a partir dos discursos docentes
    (2018-12-28) BRAZÃO, Ida Conceição de Nóvoa; FARIAS, Rubenixson Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/8419045279072945
    A presente pesquisa tem como tema central Afetividade e Suas Implicações no Processo de Ensino e de Aprendizagem em um Centro de Educação Infantil no Município de Castanhal (Pá): uma análise a partir dos discursos docentes. Nesse sentido, a minha pesquisa teve como objetivo principal abordar a importância da relação afetiva e entender como essa relação pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem, considerando as teorias de alguns pesquisadores que muito contribuem nesse processo como Henri Wallon, Lev Vygotsky, Paulo Freire, Celson Antunes, Augusto Trivinos, Eugênio Cunha, entre outros. Para realizar nossa investigação, dispomos da pesquisa qualitativa, através de entrevista semiestruturada com duas professoras do segmento da educação infantil na faixa etária de quatro e cinco anos que fazem parte do referido CMEI Benedito Rufino em Castanhal. A análise e discussão dos dados construídos ao longo de minha pesquisa mostraram que tais reflexões contribuem significativamente para que esses profissionais voltem o seu olhar para o educando, deixando um pouco de lado a pressa em querer desenvolver os conteúdos para o cumprimento de metas e estatísticas e passem a observar a educação como algo mais amplo onde se constrói as relações humanas, onde educador e educando tem a oportunidade de se relacionarem quer seja com um olhar, quer seja com um abraço ou gesto de carinho. Diante do exposto evidencia-se que a afetividade contribui de forma efetiva para o desenvolvimento afetivo, social e não apenas o cognitivo como elementos fundamentais no desenvolvimento da criança como um todo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ato de estudar: a escola e o ensino aprendizagem na percepção de alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Castanhal/PA
    (2019-07-15) SOUSA, Renata Gabriele Ramos de; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    A educação escolar tem um papel fundamental para o desenvolvimento do ser humano, e através de mudanças sociais, políticas e culturais, os modelos educacionais sofrem modificações a fim de adequar-se ao momento em que se encontra. Considerando isto, a presente pesquisa de campo discute a percepção de alunos do 1° do ensino médio de uma escola pública de Castanhal-PA acerca do ato de estudar, da escola e o processo de ensino e aprendizado. Analisa através dos dados coletados a percepção que os alunos têm a respeito de sua escolarização, considerando a realidade da escola em questão assim como o contexto partícipe. O estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa de pesquisa, sendo orientado por meio dos princípios e procedimentos da pesquisa de campo, do tipo descritivo. Utiliza-se para a coleta de dados a técnica de entrevista estruturada. O objeto de estudo é analisado tendo como referência as produções teóricas que discutem o campo educacional, com destaque para as obras de: Brandão (2001), Freire (1991) e Nóvoa (1995), além de outras referentes a este campo de estudo. Os resultados apontam de acordo com a percepção dos estudantes, que escola é tida como um local para aprendizagem, sendo referência principal na busca por novos conhecimentos dos jovens em questão, além disso, para muitos, os estudos significam a garantia de um futuro melhor. Outra questão importante é a necessidade de uma transformação escolar, no sentido de promover uma educação que corresponda às demandas atuais, assim como está contextualizada a realidade investigada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Autismo e inclusão : aspectos da ação docente em uma escola pública de Castanhal – PA
    (2018-04-24) SILVA, Suane Priscila Porpino da; DIAS, Luiz Carlos de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4414879898224594
    O autismo caracteriza-se por uma série de condutas comportamentais como a frágil interação direta e clara com outras pessoas, movimentos de comportamento restritos, estereotipados, ritualizados e a limitação ou ausência de comunicação verbal. Por conta dessa generalização de características – “categorias de analise” - se faz necessário uma abordagem cautelosa para que a criança real não desapareça em meio a essas categorias. O tema Autismo, ainda é pouco conhecido por profissionais da área da educação, bem como, por demais profissionais que tem a responsabilidade de lidar com o que se considera “transtorno”; tema que vem sendo discutido com maior frequência atualmente, devido demandas de alunos com autismo que são inseridos em ambiente escolar regular. Muito vem se especulando e se pesquisando sobre se há um único foco reverbere em uníssono uma definição fechada do que é o autismo e como se deve realizar a educação deste aluno. Por este motivo, o presente trabalho, tem como objetivo geral: analisar as características na prática docente em uma turma regular do 2º ano do ensino fundamental na escola municipal com a presença de um aluno com autismo, associado a uma intervenção dentro de sala de aula regular para a inclusão do aluno com autismo. Nossas arguições começaram construindo diálogos com autores como Declaração de Salamanca, 1994; Barbosa, 2007; Sassaki, 1997; Rodrigues, 2006; Lima, 2006; Alves, 2002; Kupfer, 2010; Cunha, 2012 e Moreira, 2005. Utilizamos como paradigma metodológico as pesquisas de referências qualitativas, autores como Pissette, 2010; Taylor e Bogdan, 1984; Danna (1986), Bervian, Cervo e Da Silva (2007), nos deram suporte para a análise dos relatos e da observação da professora do ensino fundamental em relação à inclusão do aluno com autismo. Penso a inclusão em campos políticos, culturais e educacionais; inserir não é adaptar, mas acolher, cuidar para que a criança sinta pertencer-se a esses territórios geográfico e afetivo, as salas de aula regular e AEE, aos contextos de aprendizagens, significando e subjetivando possibilidades de aprender e apreender conhecimentos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da educação básica: implicações do SAEB na gestão e desenvolvimento do ensino-aprendizagem na E.M.E.F Irene Rodrigues Titan em Castanhal – PA
    (2019-06-11) MACHADO, Alanna da Rocha; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870
    Esta pesquisa está centrada em uma discussão sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, com foco no Ensino Fundamental, que se constitui por meio de testes padronizados, visando o alcance de metas que viabilizem a melhoria da qualidade educacional através da criação de políticas públicas. Esta pesquisa se caracteriza por um estudo qualitativo, que tem como objetivo analisar as influências do SAEB na gestão e desenvolvimento do ensino-aprendizagem na E.M.E.F Irene Rodrigues Titan, localizada no município de Castanhal – PA. O percurso metodológico se estabeleceu a partir do levantamento bibliográfico e da coleta de dados, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o Gestor, Coordenador e Professores da instituição de ensino, além da utilização da análise de conteúdo como técnica para o tratamento dos dados. Sendo assim, a pesquisa apresentou como resultado que, apesar de o Brasil ter, atualmente, uma Política de Avaliação Educacional consolidada, há diversas limitações que interferem no processo de ensino-aprendizagem, influenciando nos Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, gerando consequentemente, grandes desafios para o campo das políticas de educação. Se por um lado a política de avaliação apresenta resultados que deveriam gerar política de ajustamento em relação as demandas, por outro lado esses resultados não são frutos da aproximação e posteriores reflexões de questões que interferem decisivamente no processo de aprendizagem, ou seja, os fatores levados em consideração na avaliação de larga escala não consideram outros marcadores, sobretudo os sociais que interferem decisivamente nos resultados dessas avaliações.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do uso do software educacional Gcompris: uma abordagem da interação humano-computador para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola pública de Castanhal/PA
    (2018-11-26) SILVA, Marcela Teixeira da; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; SOUZA, Daniel da Silva; http://lattes.cnpq.br/1256775312516047; https://orcid.org/0000-0001-5378-2737
    As ferramentas digitais tornaram-se grandes aliadas no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, nas disciplinas que demandam o conhecimento em matemática. Dessa forma, projetos que objetivam incentivar a utilização de tecnologias para apoiar a inclusão digital estão sendo utilizados em escolas da rede pública de ensino do nosso país. É o caso do Linux Educacional, fomentado pelo Ministério da Educação – MEC, como forma de minimizar a exclusão social e garantir o acesso à informação e outros benefícios tecnológicos. A partir de subsídios teóricos de Abreu (2010), Canny (2006), Gladcheff (2001), Nielsen (2012), Vigotsky (1987), entre outros, temos como objetivo desenvolver uma investigação acadêmica, de forma a analisar as transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico nas áreas de informação e comunicação na sociedade; possibilidades e desafios de uma educação acompanhada de tecnologias; a Interação Humano-Computador (IHC) para potencializar a relação de usuários e tecnologias educacionais na sala de aula. Para tanto, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, nos apropriamos de instrumentos de coletas de dados como a observação sistemática e questionários. Assim, realizamos um estudo de caso em uma escola municipal do município de Castanhal - Pará, localizado a 64 km da capital paraense, contrapondo processos educacionais tradicionais as atividades foram desenvolvidas por meio da ferramenta educacional GCompris. Nesse sentido, esta pesquisa pôde apresentar uma leitura docente favorável ao software educacional, bem como, desvelar sobre o diferencial positivo de desempenho dos educandos que tiveram momentos de aprendizagem via tecnologias educacionais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O brincar e seus efeitos positivos no bem estar das crianças internadas no hospital municipal de Castanhal
    (2018) SOUSA, Elis Simone Dias de; SABINO, Elianne Barreto
    Não é de hoje que a palavra “hospital” está ligada a significados negativos para todo mundo. Se já era ruim ficar doente, pior ainda é ter que ficar internado nele, onde ficamos isolados e principalmente, onde o tempo parece não passar nunca. Quando se trata de uma criança então, os sentimentos são ainda mais intensos, pois ela muitas vezes não entende que apesar da aparência do lugar, ela precisa estar ali para sua melhora física, e aí começam as dificuldades, pois acaba se tornando extremamente difícil a ministração das medicações e a estadia da criança nesse ambiente, o que pode, por muitas vezes, acabar agravando o seu estado de saúde. Entra em cena então, a Pedagogia não escolar, que com a ajuda do pedagogo faz com que a internação da criança se torne mais suave por meio da brinquedoteca inserida nesse contexto. Neste sentido, o objetivo do trabalho é analisar como as práticas pedagógicas desenvolvidas na brinquedoteca do Hospital Municipal de Castanhal, têm papel importante no bem-estar e na recuperação das crianças hospitalizadas. Sendo assim, a pesquisa procura investigar a influência que as atividades lúdicas, realizadas por intermédio de práticas pedagógicas, trazem para o bem-estar e recuperação das crianças. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa e o lócus da pesquisa foi o Hospital Municipal de Castanhal “Maria Laise Pereira”. Com o lúdico, as crianças têm a oportunidade de aflorar seus sentimentos, seus medos, anseios e assimilar melhor o período delicado pelo qual estão passando, esse também é um ótimo caminho para dar um novo significado ao tempo de hospitalização. Toda a ludicidade presente na brinquedoteca, distrai a criança e faz parecer que o tempo está passando mais rápido, tornando mais humana a relação médico-paciente e, melhor ainda, faz com que esse conceito ruim sobre hospital mude na visão delas e dos adultos, já que a criança acaba usando a sua imaginação para associar o hospital a um lado bom, facilitando assim todos os processos que contribuem para a sua cura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Campo em movimento: as conquistas educacionais do assentamento João Batista II sob a ótica das mulheres
    (2017-10-05) PAIXÃO, Inara Maria Monteiro da; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473
    O presente trabalho compreende-se na temática da Educação do Campo, a qual sua delimitação se deu no espaço do Assentamento João Batista II, localizado no município de Castanhal-Pa, onde se investigou sobre os protagonismos das mulheres nas conquistas educacionais do referido local, tendo em vista ser indispensável pesquisar sobre a realidade de mulheres que foram historicamente invisibilizadas, ressaltando suas vivências e conquistas tendo como finalidade obter novas aprendizagens. No estudo primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, sendo esta a base teórica do estudo, onde auxiliou no decorrer da análise dos dados, estes que foram coletados através da observação e entrevista com as mulheres lideranças do assentamento. Os resultados apontam para o significativo papel desempenhado pela militância das mulheres na organização e concretização da escola Roberto Remigi, pois as mesmas participaram de forma efetiva nesta conquista. Cabe ressaltar a educação como um importante meio para o processo de emancipação dos sujeitos, visto que no decorrer da consolidação da educação no interior do assentamento, é necessário, destacar que as mulheres revelam seu protagonismo em todas as lutas históricas do MST, sobretudo no que tange a educação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Compare & compre: desenvolvimento de um aplicativo móvel voltado para comparação de preços dos produtos dos grandes supermercados de Castanhal
    (2018-05-21) SILVA, Andrey Oliveira da; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760
    Quando surgiram os smartphones, eram apenas uma ferramenta para se comunicar através de ligações ou mensagem instantânea. Hoje com o avanço da tecnologia muitas funcionalidades foram implementadas, apresenta-se como um dos mais importantes os aplicativos moveis, que facilitaram a comunicação entre as pessoas e também entre as grandes empresas. Este trabalho buscou desenvolver um aplicativo móvel que possa dar uma maior dinamicidade na hora de fazer compras nos supermercados de Castanhal. Tudo se baseia em poder ver os preços dos produtos de cada um dos quatros grandes supermercados e assim escolher aquele onde se possa ter uma maior economia, dessa forma as pessoas saem de suas casas previamente informadas de onde ir fazer compras com uma maior economia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Contos de fadas no letramento de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA
    (2018-04-06) CAVALCANTE, José Jaqueson Vieira; BANDEIRA, Dina Carla da Costa; http://lattes.cnpq.br/0397545997189633
    O presente estudo teve como objetivo analisar a importância dos contos de fadas como ferramenta auxiliadora no processo de letramento de uma turma do primeiro ano do ensino Fundamental de uma unidade de ensino pública municipal, situada no município de Castanhal – Pará. O estudo versa também sobre a importância e o incentivo que esse gênero literário proporciona à leitura. A pesquisa é de cunho qualitativo, em que se adotou como instrumento de coleta a observação direta e uso de entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa são duas professoras que atuam na rede de ensino municipal da Educação Infantil. A abordagem teórica teve como principais referências autores que discutem o trabalho de forma contextualizada em suas diferentes dimensões, entre os quais destacamos: Bamberguerd (2000); Barcellos e Neves (1995); Abramovich (1991; 1995), Coelho (1990), entre outros. Os resultados permitiram a partir desses instrumentos, identificar e analisar o processo de aquisição da leitura na referida sala do ensino fundamental e refletir sobre a inserção da criança, desde cedo nas práticas da leitura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A dança como conteúdo da educação física escolar: uma análise a partir da perspectiva de professores do Ensino Fundamental do município de Castanhal-PA
    (2019-01-10) LOBATO, Alaila Rodrigues; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922
    O presente estudo tem como objetivo geral, analisar como os professores de Educação Física de ensino fundamental do município de Castanhal – Pa estão explorando o conteúdo dança nas aulas de Educação Física. Para esse fim, a pesquisa se classifica em qualitativa e se caracteriza como uma pesquisa de campo. A amostra do presente estudo foi composta por 12 professores de Educação Física, sendo 06 do sexo feminino e 06 do sexo masculino, os docentes possuíam a faixa etária de 25 a 42 anos, no qual 07 atuam em escolas privadas e 05 em escolas públicas do Município de Castanhal-PA. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com oito perguntas (abertas e fechadas) no qual buscamos identificar a relação dos professores com a dança. Os resultados da pesquisa nos levaram a compreensão que, embora a dança como conteúdo venha sendo trabalhada, é notável a necessidade de continuar avançando, pois, a dança nas aulas de Educação Física é dos temas que vem sempre inovando a prática dessa disciplina.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desafios e perspectivas de professores em serviço na formação a partir do PARFOR em Castanhal-PA
    (2018-02-15) MELO, Renata Chaltein Almeida de; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870
    Este trabalho objetivou despertar reflexões acerca da formação de professores através da política pública PARFOR, discorrer sobre desafios e perspectivas dos professores em serviço durante o processo de primeira e segunda formação. Para isso analisou falas coletadas dos sujeitos em formação que são atuantes nos municípios de origem e foi realizada uma pesquisa de campo, exploratória, orientada pela abordagem qualitativa que possibilita a leitura da realidade, tendo como técnicas para a produção dos dados a entrevista estruturada. A pesquisa conclui por considerar que o curso tem papel essencial para a conquista de novos saberes, aquisição de novas configurações e ressignificações indispensáveis para novas práticas pedagógicas. Os resultados possibilitaram dar visibilidade aos sujeitos em suas dificuldades e enfrentamentos passados durante os processos de ensino/aprendizagem no caminho da conquista de primeira e segunda formação e também refletir sobre o papel importante que representa a possibilidade da realização do curso para o sujeito e a comunidade onde este vai atuar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Distribuição espacial dos equipamentos de esporte e lazer no município de Castanhal - Pará
    (2019-06-28) CONCEIÇÃO, Everton Nascimento; BARRETO, Josafá Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1894551542259862
    A importância distribuição espacial dos equipamentos de esporte e lazer no município de Castanhal Pará, é analisar a proximidade de residências dos locais que possam atender a população, sabendo que estes locais podem trazer saúde física e mental para as pessoas que utilizam, trouxe também o mapeamento de equipamentos como praças, quadras, academias, campos, arenas de Society (são equipamentos que abrigam campo de futebol reduzido com tamanho parecido com uma quadra de futsal de gramado sintético), parques aquáticos, complexos residenciais, complexos esportivos, dentre outros. Concentrou-se na área urbana da cidade com o mapeamento e distribuição dos locais na cidade relacionando com a pesquisa de setor censitário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo é de identificar a distribuição espacial dos equipamentos de esporte e lazer no município de Castanhal-Pa. A metodologia aplicada ao estudo se deu há busca informações presenciais e em plataformas web, como google maps por exemplo, na busca destes equipamentos. A pesquisa conclui que há presenças de equipamentos públicos nos bairros carentes e não carentes de Castanhal e que existe equivalência com a quantidade de pessoas que estão nas periferias e em centros da cidade, mostra também que o poder público investe pouco em projetos de políticas públicas voltadas a sociedade tendo em vista que foram pesquisados no site da prefeitura e busca presencial na SEMED, deste modo à sociedade tem disposição de locais para uso, mas nem todos estes locais estão disponíveis a todos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental : um olhar reflexivo sobre as questões ambientais na Escola Maria José dos Santos no município de Castanhal-PA
    (2017) SOUZA, Elba Patrícia Lameira de; MAIA, Patrícia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4431710907133377; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983
    O presente trabalho sobre a Educação Ambiental objetivou compreender como as ações do projeto Com-Vida: Sustentabilidade e meio ambiente, estão contribuindo para o aprendizado dos alunos acerca das questões ambientais na escola Maria José dos Santos no distrito de Apeú-Castanhal. A pesquisa foi de caráter qualitativo, participaram alguns alunos da escola que responderam ao questionário voltado para o tema meio ambiente. Inicialmente, foi feita uma explanação sobre a Educação Ambiental e como ela se constitui, a legislação que regulamenta sua inserção no âmbito escolar e seus problemas e perspectivas e como se estabelece teoria e pratica. No segundo capítulo, apresenta-se o lócus da pesquisa e suas características. Concluindo o terceiro capítulo encontramos os resultados e discussões sobre os dados coletados durante a pesquisa de campo. Para tanto, na realização da análise foi essencial a utilização de um embasamento teórico norteador. E foi através de uma pesquisa bibliográfica apoiada em autores como Capra (2002); Guimarães (1995); Freire (2011) entre outros, que subsidiaram a elaboração desta pesquisa. Não obstante os resultados mostrados durante a pesquisa despontam que o trabalho desenvolvido na escola tem ajudado a conscientizar os alunos de forma teórica, mas ainda há muito a ser feito no que se refere a prática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental: um estudo das concepções e atitudes dos educadores da educação infantil em uma escola do município de Castanhal
    (2018-07-05) OLIVEIRA, Roseane dos Santos; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473
    Este trabalho apresenta um breve levantamento bibliográfico, aplicação de um questionário (apêndice) e entrevista aos professores da Educação Infantil. Vem discutir a importância do trabalho com o tema Educação Ambiental na educação infantil. Procura identificar como o tema tem sido tratado, em uma Escola de Educação Infantil do município de Castanhal. Vem discutindo a importância de se preservar o meio ambiente e da sensibilização nas crianças, para que as mesmas vivam com qualidade de vida, como pressuposto essencial para uma boa saúde para hoje e para o amanhã. Sendo esse assunto importante para o desenvolvimento das crianças, o trabalho pretende mostrar aos professores à importância do desenvolvimento desse tema na educação infantil, na participação da formação da autonomia das crianças em relação ao espaço ambiental e assim beneficiá-los como futuros cidadãos
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo – processo avaliativo em classe multisseriada em uma escola na Agrovila São Raimundo do município de Castanhal.
    (2018) SANTOS, Joyce Damasceno; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473
    Na realidade das escolas do campo, é comum o trabalho docente acontecer em turmas multisseriadas, ao qual nos referimos a salas de aula com alunos de variadas faixa etárias e níveis de escolarização com um único professor. Levando em conta como processo avaliativo é executado nesse sistema educacional, objetiva-se neste estudo trazer em sua proposta uma análise sobre como se dá o processo avaliativo em classe multisseriada. A pesquisa fundamenta-se através de Caldart (2009), Hage (2005), Santos e Moura (2010), Freire (2005), Araújo e Guarnieri (2010), Luckesi (1992, 2011) Perrenoud (1999). A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando como recurso metodológico o estudo de caso, a observação e a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Embora as condições existenciais e algumas dificuldades sejam apontadas dentro das escolas multisseriada, os resultados indicam que o processo avaliativo na multisserie se desenvolver de forma igual a qualquer outra modalidade de ensino, nessa perspectiva devem ser descartadas visões negativas que se despertam a principio antes de vivenciar a realidade dessas classes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação física no ensino fundamental II: um estudo sobre análise dos conteúdos de ensino em escolas públicas municipais de Castanhal-PA
    (2019-06-26) SOUZA, Anne Caroline Nunes de; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330
    O presente trabalho tem como objeto de estudo a sistematização dos conteúdos da Educação Física em escolas de ensino fundamental no município de castanhal. Partindo da problemática: Como se dá a sistematização para gerir os conteúdos do ensino da Educação Física no esino fundamental II nas escolas púbicas municipais de castanhal? Para a referida pesquisa realizou-se uma entrevista semi-estruturada com cinco professores de Educação Física em cinco escolas de ensino fundamental II de castanhal. Para a análise de dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Desta forma, indentificou-se que os professores entrevistados sistematizam os conteúdos de forma aleatória, como desejam não apresentando padrão e organização a cerca dos conteúdos. Nesse sentido, foi possível fazer um diagnóstico da sistematização dos conteúdos nas escolas e encontrar algumas lacunas existentes que precisam ser repensadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da matemática na EJA: os limites e desafios na prática pedagógica
    (2018) SALGADO, Edgar de Souza; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva; http://lattes.cnpq.br/6279228695466400
    Este presente trabalho teve como foco de estudo a Prática Pedagógica de Professores de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, com análise a partir dos discursos de alunos egressos da 3ª etapa. Nossas questões de estudo foi saber como os alunos egressos concebem a prática pedagógica do professor (a) de matemática e na visão do professor (a) quais são os limites e possibilidades para desenvolver uma boa prática no ensino de matemática na EJA. A escola onde foi realizada a pesquisa foi escolhida por ser a instituição onde tive a oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio e por seu histórico na educação pública em Castanhal. Nesta pesquisa temos como OBJETIVO GERAL: Investigar como o aluno egresso da 3ª etapa da EJA da E.E.E.F.M. Maria Pia dos Santos Amaral, localizada na Vila Centenária de Apeú, distrito da cidade de Castanhal no Pará, concebe a prática pedagógica do professor de Matemática e se a mesma contribui para a dificuldade no entendimento da disciplina, e como o próprio professor vê sua prática, sua formação e atuação na educação de Jovens e Adultos. De maneira especifica objetivamos desenvolver estudos na EJA no âmbito da legislação educacional brasileira; perceber como a concepção dos jovens e dos adultos vem avançando na educação brasileira; fazer uma relação entre o conhecimento matemático e a prática pedagógica do professor; detectar na visão de egressos da 3ª etapa da EJA como a prática do professor (a) tem contribuído ou dificultado na aprendizagem; verificar quais são os limites e as possibilidades para uma boa prática pedagógica no ensino de matemática. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa através de dados coletados a partir de questionários e entrevista semiestruturada. O presente trabalho expõe os direcionamentos metodológicos da pesquisa realizada na escola mencionada acima. Através das respostas obtidas pelos questionários aplicados aos alunos e entrevista com a docente de matemática, foram coletados os dados para futuras análises e estudos com base em referenciais teóricos. De um modo geral, os alunos egressos da 3ª etapa da EJA da escola Maria Pia demonstraram uma boa avaliação da prática pedagógica da professora de matemática em sala de aula e a maioria dos estudantes participantes da pesquisa não demonstraram tantas dificuldades no ensino e aprendizagem dos conteúdos da disciplina, mencionando terem uma boa relação professor-aluno. Concluiu-se que os resultados apontam que a prática pedagógica desenvolvida pela professora não tem influenciado de forma decisiva na evasão escolar, mas que outros fatores extraescolares têm influenciado nesse problema e demonstram a importância para que novas pesquisas sejam feitas na área para que indagações acerca do assunto sejam respondidas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de artes por meio da proposta agroflorestal para uma escola rural: fortalecimento da cultura, da agricultura familiar através do ensino básico
    (2018-03-13) AZEVEDO, Eleodora Ribeiro de; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473
    O presente trabalho tem como tema a utilização de canteiros agroflorestais associados ao ensino de artes. Nosso objetivo nesse trabalho foi analisar o movimento de construção e desenvolvimento de um espaço Agroflorestal como ferramenta para o ensino de artes em uma escola da zona rural no município de Castanhal. Desta forma, traçamos esta pesquisa com o título A importância de um Projeto agroflorestal para as crianças dentro de uma escola do campo: fortalecimento da cultura, da agricultura familiar através do ensino básico. Definimos como objetivo geral, descrever e analisar o processo de organização de um projeto agroflorestal em uma escola da zona rural do Município de Castanhal. Especialmente, Investigar as origens do projeto, analisar o desenvolvimento do mesmo e averiguar a relação entre o ensino de artes e a prática agroflorestais associadas à permacultura. O presente trabalho baseia-se em autores que dialogam sobre: Agroecologia, como Altieri (2012), permacultura Mollison (1999), na arte com Lacoste (1997), entre outros autores que dialogam sobre educação rural e educação do campo tais como Ribeiro (2012) e Caldarte (2012). Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, que buscou empregar o estudo de caso que vem a ser uma forma, um mecanismo de investigação de grande utilidade nos estudos e nas áreas da educação na atual conjuntura Morgado (2013), e para coleta de dados fizemos uso de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos literalmente ligados ao projeto e observações durante as aulas da educanda de artes. Quanto aos resultados podemos constatar que trata-se de um projeto que encontra-se em construção e planejamento, mas que possui uma boa aceitação por parte de seus envolvidos comunidade escolar, alunos e pais. E que em grande parte, alcança seus objetivos aos quais se dispôs a trabalhar apresentando-se como uma ótima possibilidade para que a unidade escolar se reconheça como autor de mudanças sociais e para a igualdade ao alcance das novas formas tecnológicas e sustentáveis no que se referem a produção de alimentos e gestão dos recursos naturais fortemente trabalhados através da agroecologia e por meio da permacultura e que são bem exploradas dentro da disciplina de artes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Etnomatemática: reflexão sobre os conhecimentos matemáticos utilizados pelos feirantes do município de Castanhal-PA
    (2020-07-01) FRANÇA, Jéssica Furtado de; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    Este trabalho trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que teve como principais sujeitos da pesquisa três feirantes da cidade de Castanhal-Pa que foram entrevistados na ocasião de sua atividade laboral. O objetivo desse estudo foi discutir a matemática do cotidiano de feirantes de Castanhal numa perspectiva de Etnomatemática. Para tal, elaborou-se um roteiro de entrevista e com as respostas obtidas foi possível constatar que esses indivíduos fazem o uso da Matemática no seu dia a dia, e no decorrer das suas atividades laborais que cada sujeito desenvolve habilidades matemáticas próprias a partir de suas necessidades para lidar com obstáculos em decorrência de suas práticas laborais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Evasão escolar dos alunos do 6° ano : estatísticas das consequências na comunidade escolar “Nilza Nascimento”
    (2018-06-26) REIS, Simone do Socorro de Sousa; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187
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