Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Carpintaria naval"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval
    (2023-06-29) COSTA, Celso Nonato Xavier da; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O Trabalho de Curso (TCC), ora apresentado, é o resultado de uma pesquisa realizada na área de Educação Matemática, com o objetivo identificar os conhecimentos matemáticos informais utilizados na construção de embarcações para compreender de que forma estes podem ser vistos como mediadores no ensino do conhecimento matemático formal escolar. Esta pesquisa é abordagem qualitativa, e fundamentada em suporte bibliográfico. A pesquisa teve como sujeito colaborador, o Mestre Nonato que desenvolve seu ofício na carpintaria naval, no município de Abaetetuba -Pará. Durante o período em que estivemos no campo de pesquisa, constatamos que os saberes matemáticos utilizados no ofício da carpintaria naval são oriundos das práticas culturais que produzem, ou seja, gerados e difundidos na própria cultura, sendo aperfeiçoados no exercício diário da carpintaria naval. Os resultados apontam, a presença de elementos característicos da geometria nas estruturas das embarcações, apontam ainda que esses saberes são passados de gerações em geração e que devemos valorizar os conhecimentos gerados em outros ambientes não-formais, enfatizando a importância desses conhecimentos para o ensino da Matemática formal.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA