Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Caregivers"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores
    (2017) SILVA, Manuella Natasha Costa da; NEVES, Suellem Karoline Silva; VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9908355942244910; https://orcid.org/0000-0002-7134-9926
    O autismo acarreta déficits no desenvolvimento percebido ainda na primeira infância, fase que o brincar é uma ocupação predominante que potencializa o desenvolvimento. Sendo assim, é importante que cuidadores sejam encorajados a terem conhecimento de estratégias que ajudem a fomentar o brincar junto a crianças com transtorno do espectro autista. Assim, este estudo pretendeu investigar se um programa de intervenção oferecido aos cuidadores promoverá aumento da promoção do brincar conjuntos de crianças com autismo e que estado do brincar (simbólico, exploratório e funcional), faz-se mais presente. Realizou-se pesquisa quantitativa, na qual foram filmados momentos de interação entre 7 díades de cuidadores e filhos no brincar livre , pré e pós intervenção, dos quais foram analisados conforme a categorias do brincar (exploratório, funcional e simbólico e/ou conjunto e sozinho). Os resultados obtidos foram: houve aumento na duração do brincar na maioria das díades; o brincar funcional foi o mais presente nas fases pré e pós-intervenção; apenas uma díade apresentou brincar simbólico; e apenas houve aumento no brincar conjunto em três díades. Conclui-se que intervenções que promovem o brincar através do cuidador, para criança com TEA são importantes à medida que potencializam o desenvolvimento sadio, por meio de um facilitador que viabilize a motivação de estratégias. Por isto devem ser motivadas mais pesquisas com intervenções focadas para o brincar do TEA.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cuidando do cuidador: saúde mental de cuidadores primários informais de crianças com Transtorno do espectro do autismo (TEA) - uma revisão sistemática da literatura
    (2017) FERREIRA, Camila Souza; PAULA, Thamires Baia; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413
    Introdução: Há um grande número de fatores que intensificam os impactos e maximizam os níveis de estresse do cuidador primário informal, quando se trata de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo ­ TEA, entre eles: a severidade dos casos, a dificuldade de acesso aos serviços especiais de que necessitam e, fatores econômicos e culturais. O TEA é caracterizado pelo desenvolvimento atípico ou deficiente da comunicação e interação social, com a presença de um repertório restrito de comportamentos, atividades e interesses. As diversas fontes de estresse resultantes do cuidado oferecido às crianças com TEA, quando não amenizadas, podem impulsionar impactos na saúde mental dos cuidadores primários informais. Objetivo: verificar na literatura de maneira quantitativa e qualitativa o que vem sendo abordado sobre a saúde mental de cuidadores primários informais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo – TEA. Metodologia: trata­se de uma revisão sistemática da literatura de cunho descritivo, exploratório e natureza quanti­qualitativa, utilizando­se os descritores: Saúde Mental, Autismo, Cuidadores e Terapia Ocupacional, em inglês e português, nas bases de dados dos Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e na Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo – USP, selecionando publicações entre os anos de 2011 a 2016, em português e inglês, estas foram submetidas ao instrumento Avaliação de Confiabilidade Científica – ACC elaborado pelas pesquisadoras a partir da Escala de PEDro e da Recomendação de PRISMA, afim de selecionar pesquisas com maior qualidade metodológica e evidências científicas. Os resultados qualitativos foram organizados por categorias de análise, cujos descritores desta pesquisa foram norteadores. Assim como os resultados quantitativos, organizados em tabelas e figuras. Resultados: Totalizando 1.837 publicações a partir dos descritores nas duas bases de dados, 43 selecionadas pelo título e 11 publicações selecionadas pelo resumo foram avaliados pela ACC e apenas 05 publicações mostraram­se aptas metodologicamente para esta pesquisa. Destaca­se por categorias a importância das discussões acerca da temática, assim como os resultados de outras pesquisas vinculadas ao tema. Discussão: A partir disto, salienta­se, a importância de investimentos literários acerca desta temática. Levando em consideração que as repercussões na saúde mental do cuidador primário informal de crianças diagnosticadas com TEA necessitam de atenção; assim como a disponibilização de publicações em outras línguas diferentes da nacional darão notoriedade as pesquisas científicas com esta população Conclusão: Diante desse contexto, considera­se de suma importância que a temática de saúde mental de cuidadores primários, informais de crianças com TEA, seja mais divulgada na literatura, e as pesquisas sejam disponibilizadas também em línguas estrangeiras, salientando que as repercussões geradas pelo cuidar ganham grandes dimensões quando não tratadas corretamente. Ainda, aponta­se que a população de cuidadores primários tem pouca informação acerca da sua saúde mental, já que quando se trata de cuidar de uma criança diagnosticada com TEA, as atenções tendem a direcionar para o acompanhamento médico, ambulatorial e educacional da criança, e o cuidador primário acaba deixando em segundo plano sua qualidade de vida e saúde mental.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA