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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A ética do cuidar e educar na primeiríssima infância
    (2019-01-07) MIRANDA, Thayná Marcely Guimarães de; BAHIA, Celi da Costa Silva; http://lattes.cnpq.br/2958323350917968; https://orcid.org/0000-0002-3104-2647
    O presente estudo enfoca A ÉTICA DO CUIDAR E EDUCAR NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA. Objetiva contribuir para a compreensão do cuidado enquanto ética como sinônimo da indissociabilidade do cuidar e educar bebês e crianças pequenas. Reúne concepções acerca do cuidado e da criança e de que forma se manifestaram desde o século XVIII até o contexto vigente. Traça um panorama histórico acerca das concepções de cuidado e de criança, bem como se utiliza de registros que apresentam dados qualitativos coletados em uma creche no bairro periférico de Belém: Unidade de Educação Infantil Wilson Bahia, que teve como sujeitos de investigação a turma do Maternal I B e suas respectivas professoras. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa-ação, assim, realizou-se uma análise a partir de registros, fundamentada no levantamento bibliográfico acerca do cuidado que reverbera na creche. Para tanto, a primeira seção foi desenvolvida para situar sobre as concepções de cuidado e a evolução deste termo concomitante com a concepção de bebê e criança pequena. Uma vez que o cuidado com estes possui maior enfoque nas creches, uma segunda seção foi construída para apresentar o cuidado na instituição. Ao final, os resultados são apresentados em uma quarta seção, após a metodologia, onde pode-se observar algumas atitudes de cuidados com os pequenos, nas dependências da UEI Wilson Bahia. Assim, os aprimoramentos ora se manifestam enquanto ética, ora enquanto atendimento às necessidades físicas dos bebês e crianças pequenas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões do cuidar e educar na educação infantil: um debate sobre o papel da creche a partir do século XX
    (2018-01-11) BASTOS, Isabeli Cristina Oliveira; SOUSA, Celita Maria Paes de; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854X
    O presente Trabalho de Curso apresenta algumas reflexões acerca das ações do cuidar e educar na Educação Infantil, e especificamente no trabalho das creches que atendem crianças bem pequenas. As reflexões desse estudo subsidiaram no que concerne a uma retrospectiva histórica e legal das ações redimensionadas a creche. Apesar, das várias pesquisas na área pode-se perceber que ainda há um distanciamento entre teoria e prática no que se refere ao trabalho com crianças nos espaços coletivos. Nesse sentido, no que regulamenta leis e documentos oficiais, o cuidar e o educar devem ser trabalhados em conjunto, no entanto, na ambiência da creche ocorrem, em maioria, a dicotomização e a sobreposição dessas ações. A problematização do trabalho se refere sobre a relação confusa entre as ações, e uma crítica que há em relação ao papel desenvolvido pelas creches historicamente, de que as mesmas vêm desenvolvendo ações com base em concepções assistencialistas, sendo oferecida, em sua maioria, a população economicamente desfavorável. De acordo com Kramer (2011) na creche ocorre uma educação compensatória em que é uma forma dar assistência à população mais pobre, nisso, o estímulo cognitivo torna-se uma necessidade secundária. O debate surge com intuito de superar a dicotomia entre cuidar e educar, que a creche enquanto uma instituição que adentra a primeira etapa da educação básica promova experiências que desenvolvam integralmente o ser criança. O objetivo do trabalho vem investigar relação do cuidar e educar na Educação Infantil enfatizando a trajetória das creches a fim de encontrar as ações norteadoras do trabalho dessas instituições. O objetivo geral é: discutir à luz de alguns autores o papel e o significado de cuidar e educar na creche a partir do contexto histórico e legal. Os objetivos específicos são: apresentar uma retrospectiva do levantamento histórico e legal da creche; levantar o contexto histórico da consolidação da creche no Brasil; discutir como a legislação se organizou na regulamentação da creche; e por fim trazer o debate através de autores sobre o cuidar e educar na educação infantil. A metodologia para a realização deste trabalho fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa e o tipo de pesquisa é Revisão Bibliográfica, ou seja, para a realização desta reflexão das ações que norteiam as creches, foram utilizadas outras obras de autores que já mencionaram este tema. O resultado sobre a reflexão detém avanços significativos nas práticas pedagógicas voltadas à creche, no entanto, há algumas dificuldades no que se compete a viabilização do trabalho conjunto das ações, como por exemplo, a formação de professores. Por isso, esta pesquisa é importante para o exercício de reflexão para a prática de profissionais que atuam nos espaços coletivos e que formam crianças.
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