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Navegando por Assunto "Capacidade motora nas crianças - Testes"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relação entre coordenação motora e composição corporal em escolares
    (2018) BRITO, Tatiana da Luz; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514
    O objetivo do estudo foi analisar a relação entre coordenação motora e composição corporal em escolares. 104 alunos (n = 55 masculino e n = 49 feminino) com idades entre 8 e 10 anos foram avaliados por meio de antropometria e a coordenação motora foi avaliada por meio da bateria de teste Korperkoordination test fur Kinder - KTK. As correlações foram determinadas de acordo com a análise correlativa de postos de Spearman (rho), e a significância estatística foi de p ≤ 0,05. Os resultados apresentaram valores de correlação negativa de fraca à moderada entre coordenação motora e composição corporal em ambos os sexos, sendo que as meninas apresentaram os valores de correlação maiores que os meninos. Por exemplo, observa-se que na somatória de pregas cutâneas houve correlação negativa com a força de membros inferiores em ambos os sexos: masculino (rho = -0,43, p = 0,00) e feminino (rho = -0,57, p = 0,00), e com quociente motor do salto monopedal no masculino (rho = -0,44, p = 0,00) e feminino ( -0,49, p = 0,00). Igualmente, o percentual de gordura foi correlacionado com a força de membros inferiores: masculino (SM: rho = -0,43, p= 0,00; QM2: rho = -0,44, p = 0,00) e feminino (SM: rho = -0,57, p = 0,00; QM2: rho = -0,49, p = 0,00). Isto indica que a coordenação motora se relacionou negativamente com a composição corporal.
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