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Navegando por Assunto "Capacidade motora nas crianças"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da relação entre coordenação motora e desempenho acadêmico em crianças
    (2018-01-30) CIOFFI, Mônica Lima; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514
    Há um crescente número de estudos indicando que adequados níveis de coordenação motora, além de serem essenciais ao desenvolvimento infantil em geral, estão relacionados especificamente com o desempenho cognitivo. Entretanto, até o momento, poucos estudos têm feito relação entre essas variáveis no estado do Pará e na região Amazônica. Neste contexto, compreender as relações entre estas variáveis poderá fornecer informações úteis para implementação de programas de intervenção. O objetivo do estudo foi analisar a relação entre os níveis de coordenação motora e desempenho acadêmico em crianças. A amostra foi composta por 104 escolares, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 10 anos. Os níveis de coordenação e desempenho acadêmico foram estimados utilizando-se o teste Körperkoordination Test für Kinder(KTK)e as avaliações semestrais respectivamente. Para análise dos resultados utilizou-se estatística descritiva e correlação de Pearson. Os resultados demonstraram fracas correlações entre saltos laterais e a nota de Língua Portuguesa (rho = 0,39) e Matemática (rho = 0,29)no sexo masculino. Com isso, concluiu-se de modo geral que não há correlação significativa entre coordenação motora e desempenho acadêmico em alunos de ambos os sexos na amostra estudada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepção docente acerca da motricidade infantil em uma creche em Concórdia-PA
    (2018-11-30) LIMA, Gleice Nunes de; MAIA, Patrícia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4431710907133377
    O presente estudo teve por objetivo apresentar as principais contribuições da motricidade a respeito do desenvolvimento infantil na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Rubeni de Souza Lima em Concórdia - PA. Com o intuito de compreender o quanto a motricidade pode contribuir na formação integral das crianças, mais precisamente na educação infantil. Refletir acerca do movimento corporal no cotidiano escolar e como o corpo, através do movimento é tratado nesta ação de ensino/aprendizagem nesta fase escolar. Identificar as ações dos professores envolvendo o movimento corporal na ação educativa, e se trabalhasse a motricidade como atividade lúdica, visando o ensino/aprendizagem, com o propósito de evoluir, equilibrar, ensinar e fazer despertar o interesse para aprender dos seus educando. O estudo foi desenvolvido utilizando-se como principais investigadas três professores da Educação Infantil nas turmas do Jardim I e II da Educação Infantil, atuantes na escola supracitada. Realizou-se pesquisa bibliográfica, entrevistas, além de cinco observações in loco. Conclui-se que a motricidade é uma ferramenta indispensável e significativa na formação integral das crianças na educação infantil, todavia na escola investigada, a infraestrutura, somada a falta de melhor preparo de alguns docentes mostrou ineficiente o desenvolvimento de atividades com a motricidade, havendo a necessidade urgente de aquisição de mais materiais e treinamento para se trabalhar as atividades motoras.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relação entre atividade física, estado maturacional e coordenação motora em escolares
    (2018-01-30) RODRIGUES, Edriely Rayane Lisboa; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514
    Mesmo com a importância da prática de atividade física (AF) na promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), crianças e adolescentes têm se tornado cada vez menos ativos. Embora seja observada relação entre AF e coordenação motora, pouco se tem se estudado acerca da influência da maturação nesta relação. Logo, o objetivo desse estudo é investigar a relação entre maturação e coordenação motora de escolares, e relacionar também com a atividade física. A amostra foi composta de 104 crianças (55 meninas e 49 meninas) com faixa etária entre 8 e 10 anos. Aferiram-se as medidas antropométricas (massa, estatura, altura tronco-cefálica, comprimento de membros inferiores). Para o nível de atividade física foi aplicado o Questionário de Atividade Física de Tempo de Lazer. A maturação biológica foi avaliada pelo pico de velocidade de crescimento (PVC). A coordenação motora foi determinada pelo Teste Körperkoordination Test für Kinder (KTK). Por último, a análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e verificou-se a correlação entre as variáveis. Foi observada uma correlação moderada entre maturação e escore do Teste KTK (-0,52) e também do PVC com a tarefa salto monopedal (0,41). Portanto, a maturação e PVC foram relacionadas com a variável força de membros inferiores em meninas, por que as meninas se apresentaram maturacionalmente mais desenvolvidas do que os meninos e, por isso o estado maturacional apresentou relação com o desempenho no teste KTK. A respeito da atividade física, não houve correlação significativa com a coordenação motora
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