Navegando por Assunto "COVID-19 pandemic"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Redução na oferta de transporte público em função da pandemia de COVID-19. Estudo de Caso: linhas que operam no terminal da UFPA(2021-09-29) OTA, Vitor Hiroshi Barros; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Em razão da pandemia de Covid-19 e das medidas de isolamento social aplicadas ao longo desse período, o setor de transporte público coletivo (TPC) vem enfrentando um momento difícil. À medida que o deslocamento diário da população foi reduzido, o TPC teve uma abrupta redução na demanda de usuários pagantes, o que desequilibrou as receitas do sistema e fez com que as operadoras reduzissem também a oferta, a fim de encontrar o equilíbrio pela redução de custos. O presente trabalho tem por objetivo identificar o percentual de redução na oferta de viagens das linhas que atendem à Universidade Federal do Pará (UFPA). Para isso, foram registrados em campo o número de viagens reais das linhas que partiam ou passavam pelos terminais de TPC da UFPA e posteriormente essa contagem foi confrontada com o número de viagens programadas para as linhas, segundo informações do aplicativo de mobilidade Moovit. A pesquisa detectou uma redução média de 39,4% na quantidade de viagens ofertadas, sendo que em três linhas (320 / 312 / 999) foram registradas reduções de mais de 70% na oferta de viagens. Dentre os dias da semana analisados, os domingos e feriados foram os que tiveram maior redução (51,6%) na oferta. O turno da tarde apresentou maior redução de viagens (44,0%) do que o turno da manhã (29,5%). Dentre os 3 meses analisados, julho apresentou a maior redução (42,9%). O trabalho registrou também uma correlação positiva moderada entre a extensão da linha e a redução de oferta, indicando que em linhas mais longas, há tendência de maior redução na oferta. Apesar dessas reduções expressivas, foi verificado um aumento gradativo na oferta entre julho e setembro, acompanhando o avanço da vacinação e redução no número de casos e internações na cidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino remoto emergencial, durante o período de pandemia da COVID - 19(2022-12-16) SILVA, Márcio Andrei Silva da; MEDEIROS, Robson André Barata de; http://lattes.cnpq.br/8857811579956287A pandemia do Coronavírus (COVID-19) causou alterações significativas no cotidiano da sociedade contemporânea, inclusive no cenário educacional, por consequência, houve a suspensão das atividades presenciais, a adoção do distanciamento social e a implementação do Ensino Remoto Emergencial. Desta forma, este estudo objetiva analisar a qualidade do Ensino Remoto Emergencial através do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em tempos de pandemia, e mais, verificar a qualidade da conexão de internet, assim como a interação do professor com o aluno. Este é um estudo exploratório delineado por abordagens quanti-qualitativa, e se configura em uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Desta maneira, o ensaio baseia-se em estudos bibliográficos, destacando-se os principais de Silva (2018), Lima (2021) e Cordeiro (2020) que abordam acerca do objeto desta pesquisa. No que se refere à pesquisa de campo, esta foi desenvolvida com estudantes do ensino Médio Integral E.M.I Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes/Abaetetuba-Pa. Constatou-se a partir dos dados coletados que os alunos e professores possuem conhecimento das tecnologias, entretanto se observa algumas falhas na qualidade do Ensino Remoto Emergencial sendo elas: falta de compreensão do conteúdo, ausência de práticas pedagógicas que se adequem ao modo online, má qualidade de conexão com a internet e a falta de interação aluno/professor. Deste modo, conclui-se que a partir dos relatos dos alunos, há uma insatisfação em relação ao ensino remoto emergencial, pois esta modalidade se tornou insuficiente para garantir uma aprendizagem de qualidade e sem prejuízos, precisando assim ser analisada, discutida e aprimorada.