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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Dengue: um estado da arte acerca dos aspectos epidemiológicos, ações preventivas e diagnóstico em trabalhos publicados nos anos 2018-2021
    (2023-06-28) RODRIGUES, Rosely do Socorro dos Santos; PINTO, Sherlyane Louzada; http://lattes.cnpq.br/5222963875628609; https://orcid.org/0000-0002-5938-1886
    Pelo presente artigo traz-se analises oriundas de uma pesquisa bibliográfica realizada no banco de dados da Capes, cujo objeto de estudo são as produções acadêmicas concernentes aos aspectos transdisciplinares envoltos na arbovirose dengue. Para tanto tem-se enquanto objetivo geral: Realizar um mapeamento no banco de dados da CAPES identificando trabalhados publicados entre os anos 2020 a 2021 acerca da dengue, para tanto, identificando as interrelações entre as pesquisas realizadas e o campo educacional. Enquanto que os objetivos específicos enveredam por: a) analisar os trabalhos encontrados, verificando as categorias: ações preventivas, sintomas e diagnósticos; b) compreender a base epistêmica sobre a qual tais produções firmam seus discursos sobre a arbovirose e c) investigar de que forma os estudos acerca da dengue estão interligados com o campo educacional. Tal levantamento deu visibilidade a 10 (dez) produções que de modo geral pontuam questões referentes aos aspectos epidemiológicos, sintomatologia e diagnóstico, perpassando ainda pelo viés socioeducativo proposto pelas ações preventivas. A partir das análises realizadas contextualiza-se que a dengue constitui-se enquanto um sério problema de saúde pública, associado a diferentes contextos de análises, tais como: fatores ambientais, questões de saneamento, educação ambiental, dentre outras, e justamente por isso a análise desta arbovirose necessita partir de uma perspectiva transdisciplinar3 , dialogando com diversas áreas do conhecimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A produção de conhecimento da terapia ocupacional sobre a população LGBT: uma revisão bibliográfica de 2000 à 2016
    (2017) FURTADO, Ramon Henrique de Amorim; BENASSULE, Stéfannie Cardoso; ARAÚJO, Lucivaldo da Silva; http://lattes.cnpq.br/1913486630666649; https://orcid.org/0000-0002-8974-0886; FOLHA, Otavio Augusto de Araujo Costa; http://lattes.cnpq.br/2475837812932328; https://orcid.org/0000-0003-3694-9691
    A população LGBT têm apresentado maior destaque e visibilidade no meio acadêmico. Este grupo caracteriza-se por envolver aspectos da sexualidade e da identidade de gênero, o que pode ser visto socialmente de forma discriminatória e por vezes, violenta através da homofobia. Sendo esta grande influenciadora no cotidiano de indivíduos LGBT. O Terapeuta Ocupacional é um profissional capacitado para trabalhar as ocupações, o cotidiano e o desempenho ocupacional, no entanto, a literatura específica da Terapia Ocupacional em relação ao público LGBT ainda apresenta-se de forma tímida. Assim, esta pesquisa buscou estabelecer um panorama nacional e internacional a respeito das publicações de Terapia Ocupacional com o público LGBT. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura do tipo overview. Através do Portal Periódicos da CAPES, foram selecionados os periódicos de Terapia Ocupacional, e os artigos foram selecionados através de uma varredura manual, leitura do título e do resumo. Ao todo, foram reunidos 22 artigos que abordavam ou tinham aproximação com a temática LGBT, os quais foram catalogados, a fim de extrair todas as informações consideradas necessárias. Os resultados obtidos ao longo da pesquisa foram divididos por tópicos, estas foram: origem dos estudos, tipos de artigos, os principais objetivos, métodos, principais achados, público estudado e temáticas abordadas. De forma geral, demonstrou-se que este debate é crescente e relevante para a Terapia Ocupacional.
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