Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Câncer de colo de útero"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise espacial dos indicadores de câncer de colo de útero
    (2019) OLIVEIRA, Jessica Fernanda Galdino; BOTELHO, Eliã Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/6276864906384922
    O câncer de colo de útero é a 4º neoplasia mais comum em mulheres no mundo, sua prevenção pode ser realizada através do exame citopatológico do colo do útero a partir de um rastreamento que possibilita a detecção de lesões e ou diagnóstico precoce da doença, porém ainda há um grande número de mulheres que não realizam a prevenção por inúmeros fatores. O objetivo deste trabalho foi avaliar a taxa de cobertura do exame preventivo do câncer de colo do útero (PCCU), incidência e mortalidade por câncer de colo de útero no Estado do Pará no período de 2006 – 2014. Trata-se de um estudo Ecológico, com dados provenientes do Sistema de informação do câncer do colo do útero – SISCOLO/DATASUS e Sistema de Informação do Câncer – SISCAN, de todo o estado do Pará, subdivididos em 3 triênios para que então fossem empregadas técnicas de Georreferenciamento. Foram identificados padrões de distribuição das variáveis estudadas, onde observamos correlações entre a taxa de realização do exame, a incidência e mortalidade por câncer cervical. A mesorregião do Marajó apresentou um aumento em sua taxa de cobertura e incidência e manteve sua taxa de mortalidade estável do segundo para o terceiro triênio de estudo. Nas demais mesorregiões houve queda na taxa de cobertura do exame, sendo observado o aumento da mortalidade nessas localidades. A mesorregião Metropolitana de Belém foi a que mais mostrou queda em sua taxa de cobertura, tornando-se a 2º em diminuição da incidência da neoplasia, já a Sudoeste não apresentou expansão ou decréscimo em sua taxa de exames realizados e mostrou-se como a de maior decréscimo de incidência e consequentemente a de maior ampliação da razão padronizada da taxa de mortalidade. Excetuando-se as mesorregiões Marajó e Sudoeste, o padrão encontrado foi: diminuição da cobertura do PCCU, diminuição da incidência e aumento da mortalidade. A análise de Moran revelou a expressão de bolsões de municípios com alta – alta cobertura principalmente na mesorregião Nordeste do estado, que se mantiveram no 3º triênio, ainda que houvesse a diminuição da incidência e mortalidade na região. Este estudo reafirma a relação entre a cobertura e a morbimortalidade do câncer cervical, pois o exame visa o diagnóstico precoce e esse fator tem influência direta na diminuição da mortalidade, visto que haverá então, tempo hábil para o tratamento e cura desta usuária. Ainda que o Pará mostre valores próximos ao que é preconizado, em relação a cobertura pelo PCCU, em localidades interioranas o acesso à saúde dificulta a viabilidade da realização do exame e de tratamento, por fatores que vão desde falta de profissionais de saúde, a desconhecimento de sua importância para a promoção de bem estar e prevenção contra a neoplasia na mulher.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mulheres quilombolas da Amazônia: concepções de um grupo sobre o exame preventivo
    (2013) SOUZA, Monique Lorena Barbosa de; ALVES, Elaine Denise de Macedo; GONÇALVES, Ana Paula Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3350231349192405
    Introdução:Atualmente, o câncer é um dos problemas de saúde pública mais complexos que o sistema de saúde brasileiro enfrenta. Justificativa: Justifica- a relevância desta pesquisa o fato de que, apesar de o Brasil ser o país com o maior contingente de afrodescendentes fora do Continente Africano, as desigualdades étnico-raciais, no âmbito da saúde são ainda pouco investigadas. O exame de Papanicolau, ainda é o método mais utilizado na prevenção, sendo eficaz e de baixo custo. Objetivo: Diante disso, buscou-se conhecer quais as concepções das mulheres de uma comunidade quilombola sobre o exame preventivo. Metodologia: A pesquisa é quantitativa, exploratória, descritiva. A coleta de dados foi feita com o preenchimento de um formulário semiestruturado constituído por uma série ordenada de 11 perguntas diretas. Considerações finais: Através da pesquisa pode-se perceber uma lacuna existente no processo de educação em saúde junto à população, que é uma das tarefas primordiais da equipe de saúde no processo de prevenção.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA