Navegando por Assunto "Burn out (Psichology)"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dimensões de Burnout, estratégias de coping e tempo de prática como atleta federado em jogadores profissionais de futebol(2018-11-09) FERREIRA, Rodrigo Weyll; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868; https://orcid.org/0000-0003-2163-5606O objetivo do estudo consiste em investigar as seguintes correlações bivariadas em jogadores profissionais de futebol: a) dimensões de burnout x estratégia de coping; b) tempo de prática como atleta federado x dimensões de burnout; c) tempo de prática como atleta federado x estratégias de coping. Participaram do estudo 54 atletas profissionais de futebol da primeira divisão do Campeonato Paraense de 2018, todos do sexo masculino. Participaram do estudo 54 atletas profissionais de futebol da primeira divisão do Campeonato Paraense de 2018, todos do sexo masculino. A média de idade foi de 24.0 ± 3.9 anos, e a média do tempo de prática como atleta federado foi de 8.7 ± 4.2 anos. Os participantes responderam a dois instrumentos psicométricos de mensuração de burnout e coping. Os resultados evidenciam que: i) os indicadores de burnout foram baixos; ii) a correlação entre as dimensões de burnout e coping foi significativa, negativa e moderada somente entre a dimensão reduzido senso de realização esportiva e a estratégia treinabilidade; iii) não observamos correlação entre o tempo de prática como atleta federado e as dimensões de burnout; iv) encontramos uma correlação significativa, positiva e moderada entre o tempo de prática como atleta federado e a estratégia desempenho sob pressão. As principais conclusões do estudo apontam que atletas com maior tempo de prática federada tendem a apresentar melhor desempenho sob pressão, bem como o desenvolvimento da estratégia treinabilidade pode ser oportuno para a percepção de realização esportiva em atletas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural(2019-07-10) SOUZA, Fábio José Silva; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868Esta pesquisa aborda um tipo especial de estresse ocupacional, a síndrome de burnout, no contexto profissional de professores do ensino fundamental que atuam em escolas da zona rural. O objetivo traçado para a elaboração desta pesquisa consiste em analisar os níveis das dimensões da síndrome de burnout em professores do nível fundamental das escolas públicas municipais de Castanhal, Pará. Para alcançarmos tal objetivo realizamos uma pesquisa de campo com vistas à aplicação do questionário sociodemográfico e o inventário Maslach Burnout Inventory-MBI-ED, a partir do qual é possível avaliar como o profissional vivencia seu trabalho através de três dimensões do burnout: Exaustão Emocional, Realização Profissional e Despersonalização. Os dados apontam a prevalência de níveis altos para a dimensão exaustão emocional, de baixo nível de despersonalização e médio nível de realização profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A influência do nível competitivo na percepção da síndrome de burnout em atletas universitários de handebol(2018-12-18) SOUSA, Milene Caroline Araujo de; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868A síndrome de burnout no âmbito esportivo consiste em uma resposta psicofisiológica de esgotamento e está fundamentada em três dimensões: exaustão física e emocional (EFE); reduzido senso de realização esportiva (RSR); e desvalorização esportiva (DES). Suas principais consequências são a perda da motivação e o abandono da carreira esportiva. O presente estudo tem como objetivo analisar o efeito do nível competitivo na percepção de burnout e suas dimensões em atletas universitários de handebol. Participaram do estudo 89 atletas (45 homens e 44 mulheres) pertencentes as três distintas divisões dos Jogos Universitários Brasileiros realizados em Goiânia (21 da primeira divisão, 29 da segunda divisão e 39 da terceira divisão), com média de idade de 21,76 ± 3,17 anos. Os atletas preencheram o Questionário de Burnout para Atletas (QBA) e uma ficha de dados demográficos. Para a análise dos dados foram empregados os testes de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, Kruskal-Wallis, e post hoc de Dunn no programa GraphPad Prism. O índice de significância adotado foi p<0,05. Os resultados apresentaram as seguintes medianas para as dimensões EFE, RSR e DES, respectivamente: primeira divisão (1,8; 2,0; 1,8), segunda divisão (1,4; 2,0; 1,8), terceira divisão (1,6; 2,4; 1,8). Não houve diferenças significativas entre os atletas da primeira, segunda e terceira divisão nas dimensões EFE e DES. Para a dimensão RSR não houve diferença significativa entre os atletas da primeira e segunda divisão. No entanto, os atletas que estão na terceira divisão apresentaram índices maiores dessa dimensão em relação aos seus pares da primeira e segunda divisões, bem como maior percepção de burnout total em relação aos atletas da segunda divisão. Portanto, ao comparar as dimensões do burnout entre os três grupos, percebemos que a variável nível competitivo, representada pela divisão disputada, interfere na percepção da dimensão reduzido senso de realização esportiva e no burnout total, resultando na baixa realização esportiva entre os atletas de handebol participantes da terceira (e última) divisão da principal competição universitária brasileira.