Navegando por Assunto "Brincadeiras tradicionais e Educação infantil"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brincadeiras tradicionais na escola: construindo habilidades sociais na educação infantil(2018-12-18) SILVEIRA JUNIOR, Paulo Wanderley Figueiredo da; VIANA, Rosely Risuenho; http://lattes.cnpq.br/0454930998633775Este artigo relata as experiências de brincadeiras tradicionais realizadas com crianças entre 05 a 06 anos em uma Unidade Escolar pública, localizada no bairro de Val-de-Cans na Região Metropolitana de Belém/PA. As atividades integraram o projeto “Brincando e aprendendo na Educação Infantil: uma experiência com as brincadeiras tradicionais”, proposto durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil desenvolvido de março a novembro de 2016, como parte formação do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Do ponto de vista metodológico trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de natureza qualitativa, tal como sistematizado por Hatton e Smith (1995), uma vez que parte das interrogações nascidas do contato com os alunos e, posteriormente, dialoga com o universo conceitual dos autores que tematizam o lúdico (NEGRINE, 2016; KISHIMOTO, 2016; SUZUKI, 2009; SALGADO, 2010), as brincadeiras tradicionais (RIBEIRO e EUZÉBIO, 2013; MENEZES, 2014; ALENCAR, 2010) e as habilidades sociais (DEL PRETTE e DEL PRETTE, 2017, CABALLO, 1996). As conclusões preliminares deste estudo, ainda em construção, demonstram que as brincadeiras tradicionais no ambiente escolar contribuem para o desenvolvimento das habilidades sociais nas crianças.