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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ancestralidade e cultura - vida e morte do boi das 3 estrelas no Puxadinho do Sêo Lourenço Légua; Marituba – PA
    (2023-06-19) SILVA, Natan Veloso da; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    O presente artigo, intitulado Ancestralidade e cultura - Vida e morte do Boi das 3 estrelas no Puxadinho do Sêo Lourenço Légua; Marituba – PA é resultado das atividades como bolsista PIBIPA ETDUFPA/ICA/UFPA (período 2021/2022), na execução do Plano de Trabalho Festas, Brincadeiras e Ritos de passagem na casa de Mina Jeje Nagô, no distrito de Marituba-Pa, vinculado ao projeto de pesquisa Festas, Brincadeiras, Cortejos, Procissões e Atos Devocionais: Estudos sobre Manifestações artísticas e culturais na Amazônia, coordenado pela professora do curso de Licenciatura em Teatro da ETDUFPA/UFPA, Ivone Xavier. Neste sentido, este artigo intenciona refletir sobre a brincadeira do Boi, do Boi de Encantaria realizada no Terreiro do Sêo Lourenço ao mesmo tempo em que reflete sobre a vitalidade desta prática artístico-cultural no Brasil e mais particularmente, na Amazônia paraense, com destaque para o terreiro de Mina Jeje Nagô no município de Marituba, Pará.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cenografia Urbana no Auto do Círio: a cidade de Belém como palco de celebração
    (2023-11-29) BESSA, Gabrielle Aboul Hosn; AZEVEDO, Jorge Luís Torres de; http://lattes.cnpq.br/1883014995844657
    O Auto do Círio, é uma homenagem artística à Nossa Senhora de Nazaré, em forma de cortejo pelas ruas de Belém, criando experiências únicas e pessoais, promove uma comunhão cultural e artística na cidade. O espetáculo envolve devoção, fé e diversidade, transcendendo barreiras religiosas. O cortejo é marcado pela construção coletiva, uma cidade e suas pessoas, valorizando a expressão artística e o patrimônio cultural. A relação intrínseca entre o Auto do Círio e a cidade é explorada, destacando a cenografia urbana como linguagem visual que enriquece a sua identidade. A pesquisa foi feita com base na metodologia qualitativa tendo embasamento descritivo no relato de experiência, além da busca por teóricos nas áreas de teatro e cenografia. Este estudo contribui significativamente para a compreensão da interação entre a cenografia e o teatro, ressaltando a relação do bairro da Cidade Velha e o Auto do Círio como um espetáculo que vai além do cortejo de rua, transformando a cidade em palco de celebração, tradição e arte.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O teatro que apaixona: relato de uma artista em sua incursão no Auto da Paixão de Cristo
    (2022-12-15) OLIVEIRA, Lívia Viana de; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    Esta pesquisa apresenta-se como o resultado de Trabalho de Curso para a finalização do curso de Licenciatura em Teatro, pela Escola de Teatro e Dança da UFPA. O principal objetivo desta narrativa é a construção de uma escrita auto-etnográfica, baseada nos estudos desenvolvidos por Sylvie Fortin sobre este conceito, bem como nos relatos pessoais, vividos durante minha incursão com o processo criativo do espetáculo da Paixão de Cristo, realizada pelo Ministério de Teatro Anjos do Senhor da Paróquia São Pedro e São Paulo, localizada no bairro do Guamá, em Belém do Pará. O recorte temporal concentra-se nos três anos em que atuei como membro do ministério (2017- 2019). A narrativa traça seu percurso iniciando com algumas considerações iniciais interligando minha trajetória de vida e com teatro com a idealização e desejo em pesquisar sobre essa temática. Seu caminho segue ramificando-se em seis estações, nas quais contextualizo o surgimento do teatro e das representações cênicas, na Idade Média e sua inserção nas Igrejas, em diálogo com as noções sobre o teatro litúrgico e popular; identifico alguns locais onde acontecem as encenações da Paixão, atualmente, e quem são seus participantes; estabeleço um diálogo com a história desse auto realizado pelo Anjos do Senhor, através de memórias individuais e coletivas; discorro ainda, sobre como ocorre a construção de personagens e o processo criativo referente aos atores envolvidos, segundo o conceito de corpo devoto apresentado por Karine Jansen (2004); por fim, construo uma narrativa relativa a forma em cortejo desse espetáculo, denominado como Via Sacra. Dessa forma, pretendo contribuir com os estudos teatrais relacionados ao fazer teatral popular e religioso, compreendendo as dimensões e contribuições do teatro litúrgico para pessoas que veem nele uma oportunidade de estar em contato com essa linguagem artística. Além valorizar e tentar despertar o interesse na produção de mais pesquisas ligadas ao tema.
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