Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Braille"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A biblioterapia como proposta de um programa para portadores de deficiência visual na seção braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna
    (2017) LOBO, Laís Machado; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Trata da Biblioterapia como proposta para seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna, os métodos biblioterapêuticos aplicado se como o Bibliotecário pode atuar como Biblioterapeuta. Relata a deficiência visual e a importância do Braille na leitura e escrita desses deficientes. O objetivo geral deste trabalho é propor para a seção Braille a técnica da Biblioterapia como forma de um atrativo a mais de leitura e melhoria psicossocial do usuário deficiente visual, tornando-o um elemento participante e útil à comunidade. A metodologia utilizada é descritiva e exploratória, de caráter Quanti-qualitativa, com pesquisa bibliográfica com fonte de autores considerados relevantes da área de biblioteconomia e da biblioterapia a fim de desvendar e propor a importância da leitura como terapia para todos, especificamente os deficientes visuais. Foi realizada a entrevista com dois servidores na seção Braille da Biblioteca Arthur Vianna e um usuário cego, com o objetivo de conhecer o espaço, os serviços prestados, a frequência e etc. Propondo a Biblioterapia como uma atividade de melhoria para os usuários da biblioteca.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os deficientes visuais e o acesso à informação na seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna e Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará: um estudo de usuários
    (2017) DIREITO, Eduardo Ramos; CRUZ, Jane Veiga Cezar da; http://lattes.cnpq.br/7574632234863954
    Apresenta uma análise sobre a forma como os estudantes com deficiência visual são atendidos na seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna e na Biblioteca Central da UFPA, com o objetivo de identificar e apresentar suas necessidades de informação. A metodologia utilizada foi a técnica de pesquisa qualitativa coletada por entrevistas semiestruturadas com perguntas semiabertas, sendo também utilizada a análise documental. A coleta de dados foi realizada com o universo de 10 usuários e 8 funcionários de ambas as bibliotecas, no período de 20 a 22 de março de 2017. Após a coleta e análise dos dados, concluiu-se que os usuários acessam todo tipo de informação no computador, mas buscam principalmente informações acadêmicas, notícias e entretenimento, tendo suas necessidades de informação em maior parte satisfeitas. Em relação à dificuldade de acesso às informações, a falta de acessibilidade dos sites foi a mais citada. Por meio das falas dos usuários pode se observar o impacto que a tecnologia da informação teve em suas vidas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Representação descritiva da informação de livros em braille: estudo comparativo dos códigos AACR2 e RDA
    (2022-12-23) ANDRADE, Surama Maria Oliveira; SILVA, Eddie Carlos Saraiva da; http://lattes.cnpq.br/2707844545010168; https://orcid.org/0000-0002-9227-3799; SILVA, Maurila Bentes de Mello e; http://lattes.cnpq.br/6921755449188968
    Este estudo propõe-se examinar a representação descritiva de livros em Braille por meio da comparação dos códigos de catalogação AACR2 e RDA. A justificativa sustenta-se pela proximidade com o tema ao longo do ano de 2021, por meio de atividades acadêmicas proporcionadas pela Graduação. A atividade de extensão realizada na Seção Braille, da Biblioteca Pública Arthur Vianna (BPAV) e por escassos estudos sobre a catalogação de livros em Braille nos código de catalogação. A metodologia adotada na pesquisa foi descritiva quanto ao objetivo, com abordagem qualitativa e de natureza básica. Os procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica para construção do referencial teórico, por meio do histórico da catalogação, fundamentado nas ideias e pensamentos de autores como Bräscher; Café (2008), Mey (1995), Mey e Silveira (2009), nos modelos conceituais de catalogação FRBR, FRAD, FRSAD e IFLA LRM e documentos normativos elaborados pela IFLA. Foi realizada também a pesquisa documental, com os códigos AACR2 e RDA na catalogação do livro em Braille. O estudo dos códigos foi pensado a partir da necessidade para o entendimento do RDA, sua estrutura, foco, escopo e instruções, sua relação com o AACR2, adequação ao MARC 21, e sua aplicação na catalogação do livro em Braille. Concluiu-se que o RDA traz uma linguagem universal, tornando-a mais precisa na recuperação da informação explorada pelo usuário e observa-se a criação de novos campos no MARC 21, moldando-se as novas diretrizes do RDA. Finaliza com a certeza da necessidade da aprendizagem continuada para melhor entendimento das mudanças e do funcionamento que o novo código traz para a catalogação, não somente na catalogação dos livros em Braille, mas para todo o recurso catalogado por meio do RDA.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA