Navegando por Assunto "Botânica"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aulas práticas contextualizadas para o ensino de botânica na realidade dos alunos da comunidade do Japim-Viseu(2024-06-02) CONCEIÇÃO, Thays Oliveira da; MEHLIG, Ulf; http://lattes.cnpq.br/5899434743926944; https://orcid.org/0000-0002-0142-4505Este estudo investiga o efeito das aulas práticas no aprendizado de botânica em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental em anos letivos distintos, numa comunidade rural amazônica de Viseu, Pará. A pesquisa foi realizada na escola Maria Raimunda Silva Oliveira, na Vila Japim, e envolveu a coleta de plantas à beira do Rio Piriá durante a estação chuvosa de 2023. Os alunos participaram de atividades teóricas e práticas sobre as características das angiospermas da beira do rio Piriá, que foram documentadas por meio de anotações e fotografias. Um plano de aula específico foi desenvolvido, incluindo uma apostila didática que cobria conceitos de botânica, fotossíntese, além da estrutura das plantas das espécies locais. A turma que cursava o 7° Ano em 2023, composta por 13 alunos, respondeu a um questionário no ano seguinte (2024). Sete alunos mencionaram a aula prática, indicando um impacto duradouro. Já a turma que cursava o 7° Ano em 2024 contou com a participação de 22 alunos que responderam ao questionário diagnóstico e 11 alunos que responderam a atividade pós-aula. A análise mostrou um aumento significativo nas respostas corretas após a aula prática, destacando a eficácia das atividades práticas no aprendizado. Os resultados demonstram que experiências práticas enriquecem o aprendizado teórico, proporcionando uma compreensão mais profunda e interativa dos conteúdos. A metodologia combinada de teoria e prática contribuiu para a consolidação e expansão do conhecimento dos alunos, evidenciando a importância das atividades práticas na educação científica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O conhecimento botânico como ferramenta para a conservação da biodiversidade da Ilha do Combú, Belém-Pará(2021-06-17) SILVA, Gabriele Monteiro da; CERQUEIRA, Roberta Macedo; http://lattes.cnpq.br/2863595777814509A Área de Preservação Ilha do Combú localizada na região metropolitana de Belém do Pará, apresenta uma grande riqueza vegetal e atrai pessoas de diferentes estados do Brasil por meio do turismo. O presente estudo avaliou o potencial da APA Ilha do Combú como espaço não-formal para o ensino-aprendizagem da Educação Ambiental e Botânica, como forma de reforçar a reflexão sobre o meio ambiente e sua preservação, assim como, considerando o importante papel das plantas nas mais variadas atividades de uma comunidade. Para isso, foi feito o levantamento do conhecimento da população frequentadora da Ilha do Combú por meio de questionários realizados na Praça Princesa Isabel, ponto de embarque para o espaço, em consonância com o levantamento bibliográfico. Concluímos que a população frequentadora detém pouco conhecimento acerca da biodiversidade vegetal, a importância das plantas para a comunidade e informações sobre a importância da proteção da Ilha. Verificamos, portanto, a necessidade de implementações de projetos voltados à educação ambiental dessa população que podem ser feitos atrelando o ensino de botânica, pois é uma ferramenta extremamente eficaz no que diz respeito à sensibilização e conscientização da sociedade quanto à preservação dos recursos naturais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de jogos didáticos para o ensino de botânica: uma experiência no 7º ano(2013-08-23) BRITO, Maria do Socorro Ferreira; CORRÊA, Sandra do Socorro Silva; SILVA, Rachel Macedo da; http://lattes.cnpq.br/4108811268950247; https://orcid.org/0000-0002-0619-5692Este trabalho teve por objetivo investigar o resultado da aplicação de jogos didáticos no ensino de Botânica. Os dados para o desenvolvimento do trabalho foram coletados através de questionários aplicados aos professores e alunos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Bou-Habib, localizada na cidade de Abaetetuba-Pa. Após a aplicação dos questionários para os alunos, foi utilizado o jogo didático como facilitador do processo de aprendizagem. Nossos resultados permitiram concluir que o jogo didático pode ser uma ferramenta viável, instigante e interessante, pois permite ao professor ensinar o conteúdo por meio do lúdico e sair do ensino tradicional. Desse modo, os jogos deveriam possuir um espaço e um tempo maior na prática pedagógica, pois observamos que os alunos demonstraram um interesse maior na disciplina de botânica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Variação intraespecífica de atributos funcionais em espécies que ocorrem em diferentes tipos vegetacionais na restinga amazônica(2021-07-16) REBELO, Luane Gabriela Botelho; TEODORO, Grazielle Sales; http://lattes.cnpq.br/3084958403475877; https://orcid.org/0000-0002-5528-8828Os atributos funcionais são características morfo-fisiológicas que influenciam o estabelecimento, crescimento e sobrevivência dos organismos. Os atributos foliares e da madeira podem explicar a distribuição e abundância de plantas ao longo de gradientes de água, luz e nutrientes. Apesar da restinga se composta por diversos tipos vegetacionais, como dunas, as fisionomias arbustivas e as florestas, onde uma mesma espécie pode ocorrer nos distintos tipos de vegetação. Logo, a restinga representa um excelente modelo testar se os atributos foliares e da madeira variam intraespecificamente em função do habitat onde os indivíduos ocorrem. Nesse estudo analisamos a variação da área foliar especifica (SLA), área foliar (LA), matéria seca da folha (LDMC), espessura foliar (LTh) e densidade da madeira (WD) em indivíduos de Clusia grandiflora Split. (Clusiaceae) e Anacardium occidentale L. (Anacardiaceae) entre uma fisionomia florestal, arbustiva e de duna em uma restinga no Pará. O SLA de A. occidentale foi maior na fisionomia florestal (f = 14.05, p = 0.005), quando comparado as dunas e aos arbustos. E o LDMC também diferiu entre os ambientes (f = 14.05, p = 0.005), apresentando menor média em indivíduos da floresta de restinga em comparação com os de formação arbustiva (p = 0.004) e de planície de dunas (p = 0.04). Todavia, não houve diferença significativa para os demais atributos medidos em A. occidentale e nenhum atributo medido em C. grandiflora entre as fisionomias estudadas. Além disso houve uma relação positiva entre LA e SLA com a WD em A. occidentale, e apenas uma relação negativa entre LTh e WD em C. grandiflora. Nossos resultados sugerem que as espécies respondem de forma diferentes as limitações impostas pelos ambientes, e que características de folha e madeira são complexas e demandam uma investigação mais aprofundada.