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Navegando por Assunto "Black women's protagonism"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Decolonizing narratives: connections and distances between “Quarto de Despejo” and “i know why the caged bird sings”
    (2025-04-03) HAYASHI, Arlene Letícia Miranda; ROCHA, Ana Lília Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786
    Este artigo apresenta um estudo literário comparativo que analisa as conexões e distâncias entre Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, e Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola, da autora estadunidense Maya Angelou. Ambas as obras destacam a produção, narração e protagonismo de mulheres negras, permitindo uma ressignificação do que significa ser uma mulher negra e pobre na sociedade. Para embasar essa análise, é essencial abordar a Literatura Comparada, visto que a pesquisa confronta autoras de diferentes nacionalidades, com obras de distintos gêneros e pertencentes a contextos históricos diversos. No entanto, ambas compartilham a experiência de dar voz a sujeitos historicamente marginalizados, transformando suas vivências em Literatura de Resistência. Por meio da escrita, Carolina Maria de Jesus e Maya Angelou denunciam o racismo, expõem injustiças e questionam a subjugação que sofreram.O objetivo deste estudo é estabelecer um diálogo comparativo entre as duas obras, explorando suas convergências no que tange aos aspectos sociais, raciais e estéticos. Além disso, a pesquisa examina os pontos de divergência entre os textos, considerando os diferentes contextos socioculturais e períodos históricos em que foram produzidos. A análise busca demonstrar a importância da memória como instrumento de reivindicação, expressa através da escrita que dá voz ao subalterno. A metodologia adotada baseia-se em pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa e quanto ao objetivo é uma pesquisa explicativa, fundamentada em autores como: Angelou,(1969); Bosi (1996); Carvalhal (1943); Gadamer(1960), Jesus(1960); Sarmento-Pantoja, Augusto(2022); Sarmento-Pantoja, Tânia(2022) e.Spivak(2010).
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