Navegando por Assunto "Black identity"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação e identidade negra: reflexões sobre o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental(2025-03-28) VIANA, Vera Ellen da Cruz; PINHEIRO, Maria do Socorro Dias; http://lattes.cnpq.br/7850316457132758O presente trabalho apresenta um estudo sobre as reflexões do ensino da identidade negra abordada na disciplina do Ensino de História, nas séries iniciais do ensino fundamental, especificamente em uma turma do 4º ano. A pesquisa objetivou compreender de que maneira vem sendo abordado o tema em sala de aula, considerando sua relevância histórico e social. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de campo de caráter exploratório de cunho qualitativo com observação participante e entrevista semiestruturada, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda da Silva Barros, localizada no município de Cametá-Pa. E, com participação da gestora da escola e de um professor da turma do 4º ano. Nos resultados, evidencia-se a importância da atuação do professor como mediador desse conhecimento e o papel da gestão neste aspecto. Além disso, destaca a importância da educação em algumas etapas de vida do sujeito, o quanto pode ser transformadora em um país tão diverso. Por fim, foi feita uma análise concisa, destacando que, embora a temática de identidade negra possa abrir portas para um novo olhar na formação de sujeitos mais críticos, há, ainda, um caminho a se fazer para alcançar tal finalidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memória de velhos/as: identidade negra e Quilombola de idoso/as em Abaetetuba/PA(2025-09-16) FERREIRA, JOCIEL; SOUSA, Deusa Maria de; http://lattes.cnpq.br/7903732047295381Este plano de trabalho intitulado Memória de velhos/as: identidade negra e quilombola de idoso/as em Abaetetuba/PA, tem como objetivo investigar o papel das memórias orais de mulheres negras e idosas quilombolas na preservação e reconstrução da identidade negra e quilombola no município de Abaetetuba/PA, e teve como lócus da pesquisa as comunidades de Piratuba e Bom Remédio (Rio Assacu). Por meio de entrevistas, buscou-se compreender como as experiências de vida dessas mulheres atravessadas por trabalho precoce, exclusão escolar, práticas tradicionais e religiosidade popular se articulam à resistência cultural e a ancestralidade. Fundamentado teoricamente em Bosi (1979), Karpinski e Montysuma (2009), Nascimento (2006), Moura (1994), Spivak (2010) Hall (2006), e Cruz (2021), o estudo reconhece a oralidade como fonte imprescendível de conhecimento e como instrumento de fortalecimento da memória coletiva.