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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desigualdades raciais vivenciadas por crianças negras no Ensino Fundamental em Bragança (PA)
    (2025-10-21) BARBOSA, Andressa Fabyann de Oliveira; CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; http://lattes.cnpq.br/1887266348453061; https://orcid.org/0000-0002-3503-963X
    Este trabalho teve como objetivo geral analisar as desigualdades raciais vivenciadas por crianças negras no Ensino Fundamental em Bragança (PA). O método se fundamenta em abordagem qualitativa, com desenvolvimento de observação participante e roda de conversa estruturada em contação de história e elaboração de desenho, com participação de 9 (nove) crianças matriculadas no 1º ano do Ensino Fundamental de escola pública municipal. A interpretação dos dados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo, conforme Laurence Bardin. Os resultados evidenciam em desenhos a centralidade da figura humana, valorização do protagonismo e vínculo com contextos culturais. Observou-se, ainda, que certas práticas de supervisão e disciplina podem reproduzir hierarquias, conferindo papéis desiguais às crianças com base na cor da pele, mesmo quando seus comportamentos são semelhantes aos dos colegas. As interações lúdicas revelam como estereótipos e desigualdades raciais manifestadas de forma simbólica, limitando o protagonismo das crianças negras. Conclui-se a necessidade de práticas pedagógicas que promovam alternância de papéis, valorização da diversidade e reconhecimento racial, garantindo que todas as crianças possam expressar-se plenamente e ocupar posições centrais em suas interações e atividades escolares.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Política Municipal de Educação Infantil para as crianças negras em Bragança (PA)
    (2025-10-10) MARQUES , Eduarda Rayanne Melo; CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; http://lattes.cnpq.br/1887266348453061
    Este trabalho discute sobre a Política Municipal de Educação Infantil para as crianças negras em Bragança (PA). O estudo se configura em abordagem qualitativa e aplicação de pesquisa documental na Resolução CMEB nº 08/2022 que institui as diretrizes político-pedagógicas e curriculares da Rede Municipal de Educação de Bragança, com posterior análises de enunciados discursivos a partir dos Gêneros do Discurso do Círculo de Mikhail Bakhtin. Os resultados apontam que, embora os documentos municipais apresentem avanços ao reconhecer a criança como sujeito de direitos e ao inserir princípios da educação antirracista, ainda persistem silenciamentos em relação às especificidades das crianças negras; a Política Municipal de Educação Infantil vem incorporando de modo gradual enunciados que afirmam identidades, memórias e pertencimentos, alinhando-se às legislações nacionais e ressignificando às em diálogo com a realidade amazônica. Conclui-se que a efetivação de políticas educacionais emancipatórias para as crianças negras exige o fortalecimento de práticas pedagógicas contextualizadas, a valorização de saberes e culturas das infâncias negras e o compromisso ético-político com a educação antirracista.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Representações sociais de crianças negras sobre a cor no contexto escolar em Bragança-Pa
    (2019-08-02) CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912
    Este estudo analisa as representações sociais de crianças negras sobre a cor no contexto escolar. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com aplicação da pesquisa de campo por meio de observação participante (diário de campo) e entrevista com grupo focal, em que foram utilizadas a dinâmica das bonecas, contação de história e a técnica projetiva, com 17 crianças de uma escola de Bragança-PA. A análise dos dados foi realizada por meio da Teoria das Representações Sociais com base em Moscovici (1978) e no dialogismo discursivo de Bakhtin (2011). O referencial teórico se baseia em Silva (2007), Gomes (2005), Ianni (2004), Santos (2009), dentre outros, para trato das relações raciais; Feitosa (2012), Gomes e Araújo (2014), Del Priore (2012, 2015), para a discussão sobre crianças negras no Brasil. Os resultados revelam a presença de estigmas e estereótipos raciais nas representações sociais das crianças, assim como racismo no cotidiano escolar. As crianças buscam atribuir representações por autocategorização racial e gradações de cor de pele, que se apresentam nos saberes do senso comum dos grupos sociais que integram na escola. Conclui-se que as representações sociais sobre a cor no contexto escolar influenciam significativamente em atitudes e discursos das crianças, ocasionando reprodução de práticas racistas e reconhecimento de pertença a grupos raciais.
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