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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Abordagens de ensino na educação de surdos: perspectivas do PIBID sobre a interferência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem
    (2024-06-24) JANSEN, Camila Lorrane Vieira; MOTA, Leila Saraiva; http://lattes.cnpq.br/5730330796384022; https://orcid.org/0000-0003-3666-0812; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511
    O presente estudo, é resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará/UFPA-Bragança, o qual está vinculado aos cursos de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Libras. Esta pesquisa tem como objetivo discorrer sobre a influência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo, e analisar quais os impactos para o seu desenvolvimento linguístico. Segundo Skliar (2013), o Oralismo “trata-se de um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte”. Assim sendo, essa abordagem, quando aplicada na instituição escolar, interfere diretamente no desenvolvimento do indivíduo. Considerando que a escola é um amplo espaço de interações, a pesquisa foi pensada e desenvolvida a partir da observação do aluno surdo na E.E.E.F.M Profª Yolanda Chaves, situada no município de Bragança-PA, bem como no laboratório de inclusão da Universidade Federal do Pará (PA). A metodologia aplicada se deu por meio de pesquisa de campo e também da investigação bibliográfica, logo, partimos de análises e leituras de autores como Skliar (2013), Quadros (2006), Perlin (2013), entre outros que debatem a temática. Assim sendo, por meio deste estudo observamos o desenvolvimento linguístico de alunos surdos e percebemos a interferência oralista em seu aprendizado. Desse modo, esta pesquisa contribui não apenas para questões relacionadas ao ensino e aprendizagem, mas também para a melhor compreensão do desenvolvimento linguístico e cultural dos alunos surdos no que diz respeito ao espaço educacional
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desafios à formação educacional de surdos no Brasil e a proposta de educação bilíngue
    (2019-01-14) ROMEIRO, Adrielle da Silva Santos; DIAS, Daniel Amorim; http://lattes.cnpq.br/9574593965648347
    De acordo com estimativas do IBGE, dos mais de 207 milhões de habitantes brasileiros, 5,1% possuem deficiência auditiva, 1 milhão são jovens até 19 anos. Mas destes 1 milhão de jovens e crianças surdas, quantos têm tido a oportunidade não somente de ir aescola mas também de ter uma formação educacional que respeite suas especificidades? Este estudo procura Identificar quais os fatores educacionais têm tornado desafiador a formação educacional de pessoas surdas no Brasil em escolas regulares que adotam a proposta de educação inclusiva; para que seja possível evidenciar esses desafios, faço abordagens teóricas sobre a história da educação dos surdos, bem como o direito das pessoas com necessidades especiais à educação, trazendo à tona a realidade do aluno surdo na prática da educação inclusiva. A partir dessa abordagem, trago um relato de experiência por mim vivenciada em uma escola inclusiva de Belém, na qual tive a oportunidade de observar o cotidiano de três alunos surdos na prática da educação inclusiva. Os estudos através deste trabalho evidenciam que ao receber um aluno surdo, a escola precisa assumir um ambiente que garanta o respeito às diferenças lingüísticas desse aluno, para isso, precisa não apenas de professores especializados, ou da presença de um intérprete em sala de aula, mas precisa assumir a importância de se trabalhar a aquisição da linguagem do aluno surdo na língua de sinais: a LIBRAS, respeitando-a como a língua materna e natural dos surdos, para isso, se faz necessária a participação de professores bilíngües, professores surdos e da comunidade surda. E dentro desta perspectiva, as escolas que assumem uma filosofia de educação bilíngüe se demonstram como uma alternativa melhor para garantir esse espaço
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de Português para alunos surdos e ouvintes em uma escola estadual: análises e reflexões do que está garantido no Decreto n° 5.626, de 22 de dezembro de 2005, e a realidade sobre o ensino bilíngue bragantino
    (2025-09-15) NAZIAZENO , Gleice Tavares; REIS, Wellen Patrícia Farias dos; MOTA, Leila Saraiva; http://lattes.cnpq.br/5730330796384022; https://orcid.org/0000-0003-3666-0812; SILVA, José Ribamar Sousa da; http://lattes.cnpq.br/5011747787021323
    O presente trabalho relata as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado III — Língua Portuguesa e suas Literaturas em Contextos de Inclusão, componente curricular do curso de Letras – Língua Portuguesa (UFPA), realizado em uma escola estadual no município de Bragança-PA. A vivência serviu como campo de pesquisa para a coleta de dados deste Trabalho de Conclusão de Curso. O objetivo central é verificar se os direitos assegurados às pessoas surdas pelo Art. 22 do Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, estão sendo efetivamente cumpridos no ambiente escolar. Além disso, busca-se discutir o processo de aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua (L1) e a aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua (L2) pelos alunos surdos. Também se propõe a apresentar o modelo de educação bilíngue voltado para estudantes surdos, conforme estabelece a Lei nº 14.191/2021, e refletir sobre os impactos da ausência desse modelo no processo de aprendizagem desses alunos. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos de Quadros (2006), Santos e Pereira (2019), Mantoan (2003), Skliar (2013) e Mota (2020), que contribuíram para a análise da importância da articulação entre L1 e L2 na educação do aluno surdo. A pesquisa revelou vários desafios na implementação do ensino bilíngue para alunos surdos e ouvintes, destacando que o descumprimento das garantias legais prejudica significativamente o desenvolvimento linguístico e social dos estudantes surdos.
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