Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Biblioterapia"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As atribuições da biblioterapia desenvolvida em projetos
    (2018) PASSOS, Sandy Larissa Souza dos; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236
    Este trabalho aborda o tema da biblioterapia desenvolvida em hospitais, tendo em vista que o ramo da leitura terapêutica ainda é um assunto pouco explorado pelos profissionais da área. A pesquisa se constitui em reunir e estudar os conceitos de biblioterapia hospitalar reconhecendo os benefícios causados por meio do uso da literatura como atividade terapêutica que auxilia no tratamento médico convencional, identificar a contribuição do bibliotecário como biblioterapêuta e apresentar projetos biblioterapêuticos no Brasil e no Reino Unido, analisando os detalhes das atividades que são desenvolvidas em cada projeto e apontando a metodologia que utilizam para desenvolver a biblioterapia seja em unidades hospitalares, abrigos, unidades de ressocialização ou ambientes escolares. Através da base de dados BRAPCI, foram recuperados artigos científicos que serviram para fundamentar o trabalho, reunindo ideias dos principais autores da área, reunindo as informações obtidas para elaborar esta pesquisa bibliográfica e documental, identificando fatores os quais possu em características pertinentes como a mediação da leitura; estímulo ao hábito da leitura; encorajamento ao debate e participação do bibliotecário como agente transformador.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os benefícios do incentivo à leitura na terceira idade
    (2018) SOUSA, Juliana Andreza de; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909
    Mostra a contribuição do bibliotecário ao incentivo à leitura na terceira idade. Discute a importância da leitura na terceira idade para o desenvolvimento da autoestima e da integração social. Destaca-se a Biblioterapia como processo terapêutico elaborado a partir de um programa de atividades selecionadas, envolvendo os materiais de leitura desenvolvidos especificamente para problemas emocionais, entre outros. O caminho metodológico dá-se a partir de uma investigação exploratória, com abordagem qualitativa e bibliográfica. Os resultados expostos, implicam, o mundo da leitura presente no cotidiano dos idosos, ações que podem ser desenvolvidas a partir os argumentos de autores e suas conexões sobre o mundo da prática da leitura na melhor idade, isto é, no ciclo dos idosos. Ao final, à guisa considerativa revela-nos que como profissionais da informação, bibliotecários, fundamentados no juramento de cunho humanístico e na dignidade da pessoa humana, temos como contribuição social, atentarmos para os grupos sociais que necessitem da leitura em seus cotidianos, uma vez que na leitura compreende-se formas de legitimidade para dignidade humana, mas que no entanto falta ações e políticas desenvolvimentistas que contribuam para o fortalecimento da leitura na terceira idade. Desta forma, fica a reflexão da nossa contribuição profissional em sociedade em mediar onde existam leitores necessitado de informação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A biblioterapia como alternativa terapêutica no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
    (2016) SOUSA, Adriano Caetano Guimarães de; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Enfoca a biblioterapia como uma ferramenta coadjuvante no tratamento de pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), através da utilização da leitura de textos apropriados e indicados por um biblioterapêuta que, em vista do princípio da interdisciplinaridade da biblioterapia, trabalha em parceria com os profissionais de outras áreas dependendo da Instituição onde a mesma será implementada, sendo que no presente trabalho a interação ocorreu com duas professoras do ensino fundamental de escola pública que possuem em suas salas de aula alunos com autismo. Denota a biblioterapia como uma forma de promover a mudança do comportamento, visando o melhor ajustamento social do indivíduo autista através do autoconhecimento proporcionado pela identificação com os personagens e reflexão realizada sobre os textos indicados. Usa como metodologia, além de pesquisa bibliográfica, o levantamento de dados por meio da aplicação de questionário direcionado a professoras do ensino fundamental de escola pública. Conclui que a leitura exerce um papel fundamental e essencial na formação do caráter, na socialização do indivíduo e na sua visão de mundo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A biblioterapia como proposta de um programa para portadores de deficiência visual na seção braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna
    (2017) LOBO, Laís Machado; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Trata da Biblioterapia como proposta para seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna, os métodos biblioterapêuticos aplicado se como o Bibliotecário pode atuar como Biblioterapeuta. Relata a deficiência visual e a importância do Braille na leitura e escrita desses deficientes. O objetivo geral deste trabalho é propor para a seção Braille a técnica da Biblioterapia como forma de um atrativo a mais de leitura e melhoria psicossocial do usuário deficiente visual, tornando-o um elemento participante e útil à comunidade. A metodologia utilizada é descritiva e exploratória, de caráter Quanti-qualitativa, com pesquisa bibliográfica com fonte de autores considerados relevantes da área de biblioteconomia e da biblioterapia a fim de desvendar e propor a importância da leitura como terapia para todos, especificamente os deficientes visuais. Foi realizada a entrevista com dois servidores na seção Braille da Biblioteca Arthur Vianna e um usuário cego, com o objetivo de conhecer o espaço, os serviços prestados, a frequência e etc. Propondo a Biblioterapia como uma atividade de melhoria para os usuários da biblioteca.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A biblioterapia como uma prática de incentivo à leitura para idosos
    (2018) SANTANA, Isabela de Almeida Coelho; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236
    A biblioterapia é um aprendizado sobre terapia da leitura que ajuda as pessoas a controlarem seus sentimentos e assim buscar maneiras de deliberar seus problemas quanto de ordem psicológica quanto física. Deste modo, essa afirmativa necessita ser gerida a fundo nos estudos da mesma, realizar-se um estudo sobre as práticas da biblioterapia. A partir disso, teve como foco uma pesquisa bibliográfica direcionada oferecer um referencial teórico acerca da biblioterapia voltada aos idosos com baixa autoestima e a memória dos mesmos e tratar como função terapêutica da leitura. Tem por objetivo geral discutir como a terapia da leitura pode reativar a memória e motivar os idosos. E objetivos específicos: buscar na literatura estudos sobre biblioterapia e biblioterapia para idosos; argumentar como a biblioterapia pode influenciar no cotidiano dos idosos.; identificar qual a relação da Biblioteconomia na aplicação da biblioterapia para idosos. A metodologia aplicada neste estudo foi a da pesquisa bibliográfica em periódicos e neste caso, pesquisaram-se dissertações, monografias, artigos científicos, artigos de congressos e livros em diferentes bancos de dados (Scielo, Portal Capes, bibliotecas físicas e virtuais, Google acadêmico e outros) e com o apoio das obras de Clarice Fortkamp Caldin e Marc-Alain Ouaknin, autores responsáveis por boa parte da produção desta temática. Pode-se apresentar como resultados, a partir da pesquisa, uma carência no que se diz respeito à Biblioterapia como um segmento da Biblioteconomia, voltada ao público idoso, destacando neste sentido a baixa participação de projetos específicos de biblioterapia para terceira idade. Finaliza-se este estudo com o enfoque sobre os idosos possuem um lugar especial na sociedade e precisam de uma assistência e um ambiente humanizado no qual eles sintam-se bem ao chegarem a terceira idade, a família é o verdadeiro e principal suporte aos idosos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Biblioterapia no âmbito hospitalar: projeto turma da leitura
    (2018) VIEIRA, Nilcidelia dos Santos; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236
    Ressalta a importância das atividades biblioterapêuticas na humanização da ambiência hospitalar e sua contribuição para o tratamento oncológico de crianças hospitalizadas. O objetivo geral busca investigar a partir das percepções dos voluntários do projeto Turma da leitura do Hospital Oncológico Infantil de Belém sobre como a biblioterapia pode auxiliar na recuperação dessas crianças. Tem como objetivos específicos identificar na literatura como a biblioterapia pode contribuir no tratamento de crianças hospitalizadas, verificar in loco as técnicas biblioterapêuticas aplicadas pelos voluntários no projeto e questionar os voluntários do projeto Turma da Leitura a partir das suas percepções sobre como a terapia por meio de livros pode ajudar no tratamento de crianças com câncer. Apresenta-se como pesquisa exploratória quantitativa, para o levantamento de material bibliográfico foi realizada pesquisa em sites, artigos, livros e base de dados, juntamente com a pesquisa de campo na coleta de dados através de uma ficha de observação e questionários direcionados aos voluntários do projeto Turma da Leitura. Como resultado, se evidencia a partir da perspectiva dos voluntários que a biblioterapia contribui para amenizar o stress, dor, sofrimento e angústia causada pelo processo de internação e através dos dados coletados e expostos por meio de gráficos se conclui ainda que o projeto tem obtidos resultados positivos frente ao pouco tempo de desenvolvimento
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Biblioterapia: vivência e percepções dos voluntários do projeto de extensão Turma da leitura.
    (2019) PAES, Priscila Silva; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960
    Estudo sobre a biblioterapia consiste no uso da leitura para fins terapêuticos. Objetiva, em nível geral, levantar conceitos biblioterapêuticos em âmbito hospitalar a fim de utilizar a leitura para torná-lo humanizado e acolhedor; e em nível específico visa: a) levantar conceitos dos processos cognitivos para compreender como a leitura e emoção interferem no tratamento médico; b) analisar o papel do bibliotecário como mediador da biblioterapia e o objetivo c) teve a intenção de discutir as dificuldades e estratégias da aplicação das sessões de biblioterapia vivenciadas no hospital. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e qualitativa. Foi adotado como instrumento de pesquisa um questionário aplicado aos voluntários do projeto Turma da Leitura (TL). Constatou-se que a maior parte dos voluntários participou da pesquisa por cerca de um ano e atendia dois internos por sessão. Detectou-se durante as sessões dificuldades como falta de motivação dos internos que complicavam a atividade, mas que os voluntários contornavam brincando e adquirindo a confiança para chamar a atenção e aplicar a biblioterapia. Conclui-se que apesar das diversidades a biblioterapia ainda é uma alternativa para minorar o sofrimento dos pacientes e incentivar a leitura em pessoas que tem poucas condições de acesso a materiais bibliográficos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inclusão de crianças autistas no processo de leitura
    (2018) SILVA, Claudilene dos Santos; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913
    Apresenta a importância da leitura na socialização de crianças com Transtorno do Espectro autista (TEA) como terapia para otimizar seu aprendizado a relação interpessoal do indivíduo, incentivando sua autonomia e interação social através da biblioterapia, destacando o papel do bibliotecário neste contexto enquanto agente de transformação social na mediação da leitura. A metodologia foi realizada em duas etapas: pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos e pesquisa de campo, através da observação por meio da coleta de dados com aplicação de questionários direcionados à equipe multidisciplinar do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (CRIE) onde atendem 21 crianças com TEA da rede municipal de educação. A partir desta investigação, conclui-se que a inexistência de projetos de incentivo à leitura para as crianças autistas salienta a falta de um bibliotecário nesta instituição para selecionar literaturas específicas ajustadas às necessidades desses indivíduos de modo a ajudá-los a alcançar bons resultados educativos, aplicando o método de leitura que julgue mais eficaz para melhorar suas competências cognitivas e sociais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Leitura & Bem-estar: estudo de caso sobre a biblioterapia aplicado aos idosos
    (2023-01-06) CARVALHO, João Victor Granhen de; SOUZA, Carlos Antônio Braga de; http://lattes.cnpq.br/6536761429888045
    A biblioterapia é uma prática terapêutica que usa a leitura como meio de proporcionar ao paciente-leitor possibilidade de tratar uma enfermidade psíquica ou emocional. O presente artigo tem como objetivo relatar uma experiência de biblioterapia conduzida com idosos. A pesquisa é de abordagem qualitativa de natureza aplicada e o método utilizado foi a pesquisa-ação. O estudo foi feito com os idosos que residem em uma casa de repouso na Região Metropolitana de Belém/PA, por meio da observação direta. No decorrer das seções de biblioterapia foi observado que as dificuldades na visão era um problema comum aos participantes. Assim, foram realizadas adaptações para que todos pudessem participar da atividade biblioterápica. No final, foi constatada pela equipe da casa de repouso uma melhora na convivência e na socialização dos idosos devido à atividade biblioterápica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A mediação da biblioterapia por bibliotecários em ambiente hospitalar: relatos do projeto de extensão “Turma da Leitura"
    (2019) SILVA, Osimara da Silva e; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236
    Admite-se a biblioterapia pelo uso da leitura como ferramenta terapêutica. Este trabalho caracteriza-se por responder a seguinte pergunta “como a o uso da biblioterapia através do projeto Turma da leitura contribuiu com as crianças e adolescentes hospitalizados no Hospital Oncológico Infantil de Belém?”. Dessa forma, têm-se como objetivo geral avaliar a contribuição e os resultados da aplicação da Biblioterapia em pacientes oncológicos. Além disso, em relação aos objetivos específicos, isto é, investigar a biblioterapia como efeito terapêutico e discutir sua eficácia enquanto incentivo à prática da leitura no Projeto Turma da Leitura, identificar os resultados da interação da aplicação da Biblioterapia pelos voluntários do projeto Turma da Leitura aos pacientes oncológicos do Hospital Oncológico Infantil da cidade de Belém por meio da pesquisa-ação. Sendo assim, discutiu acerca da mediação da leitura realizada por bibliotecários, fundamentando-se na pesquisa bibliográfica dos estudiosos da temática, assim como o bibliotecário como mediador da informação. Portanto, foram utilizados relatos do projeto de extensão Turma da Leitura, além dos componentes biblioterapêuticos utilizados durante sua execução. A metodologia adotada caracteriza-se pela pesquisa descritiva, usando a pesquisa-ação para coleta de dados e análise dos resultados a partir das observações registradas em fichas. Por fim, com isto foi possível concluir os resultados e a contribuição dos resultados da leitura através da biblioterapia para crianças e adolescentes portadores de câncer assistidos pelo projeto.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA