Navegando por Assunto "Biblioteca George T. Colman (CCBEU)"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O marketing na biblioteca escolar: aplicação na Biblioteca George T. Colman (CCBEU)(2017-04-03) NASCIMENTO, Ariane Nazaré Cardoso do; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236Evidencia as atividades de marketing em bibliotecas escolares, destacando ações e atitudes organizacionais que podem fazer a diferença,de maneira positiva, nesses ambientes, por meio de um estudo de caso na Biblioteca George T. Colman, do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU). Visa, de maneira geral, a incentivar análises e estudos sobre o marketing em bibliotecas escolares por meio de sua aplicação na Biblioteca do CCBEU. Especificamente, objetiva identificar as principais tendências do marketing da informação; investigar como o marketing tem sido planejado e executado nas bibliotecas escolares brasileiras; e analisar como a Biblioteca do CCBEU aplica o marketing, quais estratégias utiliza e quais resultados tem obtido. Apresenta-se como uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, tendo como lócus a Biblioteca George T. Colman, da escola de idiomas CCBEU, unidade Padre Eutíquio, em Belém (PA). Para a coleta de dados, utiliza pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada com a gerente da Biblioteca. Analisa os dados a partir do modelo proposto por Honorato (2004) e Kotler e Keller (2006), identificando os principais elementos do planejamento de marketing e examinando sua aplicação à Biblioteca do CCBEU. Discute os resultados a partir da teoria levantada, destacando os principais aspectos relacionados ao ambiente interno e externo, segmentação, posicionamento, planejamento estratégico e tático e ao composto de marketing, tendo como principais resultados a maior visibilidade da Biblioteca dentro e fora do CCBEU e uma participação mais ativa da unidade de informação no planejamento geral da instituição mantenedora.Conclui que a unidade de informação opera em consonância com o planejamento estratégico do CCBEU e que, embora o marketing possa ser aplicado de forma subconsciente em alguns aspectos, os resultados advindos da busca pela oferta de valor têm sido positivos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mediação da informação em biblioteca escolar por meio da Cultura Maker: uma análise dos projetos desenvolvidos pela Biblioteca do CCBEU(2017) RIBEIRO, Jean Libório; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845Investiga a mediação da informação em biblioteca escolar por meio da cultura Maker, fazendo uma análise dos projetos desenvolvidos pela biblioteca do CCBEU. Especificamente buscou-se conhecer como essa metodologia de ensino americana, aplicada na biblioteca escolar é um excelente mediador da informação entre usuário e biblioteca, e de como essa metodologia dinamizaria o processo de utilização da biblioteca. Utiliza a pesquisa bibliográfica, aproveitando as informações que estão disponíveis em livros, teses, dissertações e artigos científicos para servir de base para as discussões do referencial teórico. Usa também pesquisa de campo, feita junto com a bibliotecária do CCBEU, para que possa analisar o perfil de gestora, bem como, análise dos usuários que a biblioteca. Levanta dados primários por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas para analisar o grau de satisfação dos usuários com as atividades que a biblioteca desenvolve e entender se possuem um perfil que condiz com que as atividades Maker precisa. Apresenta os resultados de uma entrevista gravada com a bibliotecária afim de analisar seu perfil como gestora justamente com a sua experiência em gestão de bibliotecas como também sua familiaridade com a cultura Maker. Conclui que a gestão de biblioteca escolar precisa ser feita por um gestor ativo, que esteja ligado em métodos de mediação mais modernos de maneira que otimize e dinamize cada vez mais o processo de reconhecimento da biblioteca com a sua instituição mantenedora e em seguida seja valorizada pela sociedade em geral.