Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Biblioteca George T. Colman (CCBEU)"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O marketing na biblioteca escolar: aplicação na Biblioteca George T. Colman (CCBEU)
    (2017-04-03) NASCIMENTO, Ariane Nazaré Cardoso do; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236
    Evidencia as atividades de marketing em bibliotecas escolares, destacando ações e atitudes organizacionais que podem fazer a diferença,de maneira positiva, nesses ambientes, por meio de um estudo de caso na Biblioteca George T. Colman, do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU). Visa, de maneira geral, a incentivar análises e estudos sobre o marketing em bibliotecas escolares por meio de sua aplicação na Biblioteca do CCBEU. Especificamente, objetiva identificar as principais tendências do marketing da informação; investigar como o marketing tem sido planejado e executado nas bibliotecas escolares brasileiras; e analisar como a Biblioteca do CCBEU aplica o marketing, quais estratégias utiliza e quais resultados tem obtido. Apresenta-se como uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, tendo como lócus a Biblioteca George T. Colman, da escola de idiomas CCBEU, unidade Padre Eutíquio, em Belém (PA). Para a coleta de dados, utiliza pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada com a gerente da Biblioteca. Analisa os dados a partir do modelo proposto por Honorato (2004) e Kotler e Keller (2006), identificando os principais elementos do planejamento de marketing e examinando sua aplicação à Biblioteca do CCBEU. Discute os resultados a partir da teoria levantada, destacando os principais aspectos relacionados ao ambiente interno e externo, segmentação, posicionamento, planejamento estratégico e tático e ao composto de marketing, tendo como principais resultados a maior visibilidade da Biblioteca dentro e fora do CCBEU e uma participação mais ativa da unidade de informação no planejamento geral da instituição mantenedora.Conclui que a unidade de informação opera em consonância com o planejamento estratégico do CCBEU e que, embora o marketing possa ser aplicado de forma subconsciente em alguns aspectos, os resultados advindos da busca pela oferta de valor têm sido positivos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mediação da informação em biblioteca escolar por meio da Cultura Maker: uma análise dos projetos desenvolvidos pela Biblioteca do CCBEU
    (2017) RIBEIRO, Jean Libório; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Investiga a mediação da informação em biblioteca escolar por meio da cultura Maker, fazendo uma análise dos projetos desenvolvidos pela biblioteca do CCBEU. Especificamente buscou-se conhecer como essa metodologia de ensino americana, aplicada na biblioteca escolar é um excelente mediador da informação entre usuário e biblioteca, e de como essa metodologia dinamizaria o processo de utilização da biblioteca. Utiliza a pesquisa bibliográfica, aproveitando as informações que estão disponíveis em livros, teses, dissertações e artigos científicos para servir de base para as discussões do referencial teórico. Usa também pesquisa de campo, feita junto com a bibliotecária do CCBEU, para que possa analisar o perfil de gestora, bem como, análise dos usuários que a biblioteca. Levanta dados primários por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas para analisar o grau de satisfação dos usuários com as atividades que a biblioteca desenvolve e entender se possuem um perfil que condiz com que as atividades Maker precisa. Apresenta os resultados de uma entrevista gravada com a bibliotecária afim de analisar seu perfil como gestora justamente com a sua experiência em gestão de bibliotecas como também sua familiaridade com a cultura Maker. Conclui que a gestão de biblioteca escolar precisa ser feita por um gestor ativo, que esteja ligado em métodos de mediação mais modernos de maneira que otimize e dinamize cada vez mais o processo de reconhecimento da biblioteca com a sua instituição mantenedora e em seguida seja valorizada pela sociedade em geral.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA