Navegando por Assunto "Bancada didática"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção de uma bancada didática de refrigeração do ciclo frio e quente(2016-11-25) BARBOSA, Juliana Amorim; MEDEIROS, Stella Mares Santos; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a construção de uma bancada didática para observar o ciclo reverso (Frio e Quente). Com propósito de auxiliar no processo de aprendizado e treinamento dos alunos da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará UFPA CAMTUC, através do funcionamento bem como na compreensão dos fenômenos físicos envolvidos no sistema de refrigeração. Para isso foi necessário a aquisição de uma split (9.000 btus), além de matérias e componentes para a confecção da mesma, posteriormente foram realizados testes para o cálculo do Coeficiente de Performance COP para validação da bancada didática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modificação de um veículo ciclo diesel para bancada didática(2016) SILVA, Geanilson Brito da; BEZERRA, Waldson Melo; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686Diante do avanço tecnológico industrial em nosso cotidiano, os cursos de engenharia estão sendo exigidos a utilizarem com mais frequência aulas práticas na sua grade curricular, para vislumbrar a formação de um profissional com perfil mais próximo das exigências do mercado de trabalho. Para isso se faz necessário a contínua renovação dos laboratórios existentes na universidade, com equipamentos modernos e atuais. Este trabalho apresenta o desenvolvimento e montagem de uma bancada didática feita a partir de um veículo ciclo diesel. Isso ajudará os estudantes de engenharia mecânica da Universidade Federal do Pará (UFPA-CAMTUC) a compreeender como um veículo diesel trabalha com um enfoque prático sobre: o motor diesel e os sistemas de freio, transmissão, arrefecimento, suspensão e direção. O trabalho foi montado sobre a estrutura original do veículo (o chassi do carro). Será adicionado ao laboratório de motor da universidade e também será usado por estudantes e professores em pesquisas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto de uma bancada didática de uma bomba centrífuga de três estágios modular(2022-12-19) SANTOS, Rickson Igor Bibas dos; BANDEIRA, Francisco Jarmeson Silva; http://lattes.cnpq.br/6709678701588361O presente trabalho tem como propósito desenvolver o projeto de uma bomba multiestágio modular de três estágios idênticos, que possa operar com um, dois ou três estágios independentes, empregando o conhecimento obtido na literatura, com o objetivo de que possa ser possível utilizar, futuramente, essa bomba como bancada de didática em disciplinas e em pesquisas na área de mecânica dos fluídos. Neste trabalho é apresentada uma revisão bibliográfica, seguida de uma fundamentação teórica sobre o funcionamento de uma bomba centrífuga, tipos de máquinas hidráulicas e suas peculiaridades, em sequência, é tratado do desenvolvimento do projeto e as razões que culminaram na escolha da metodologia apresentada. Ao final do trabalho, é exposto o detalhamento dos componentes da bomba e sua apresentação em diferentes configurações propostas pelo autor. Melhorias podem ser incorporadas ao projeto, como o desenvolvimento de uma gama de rotores com características distintas para serem testados, assim como a operação com mais estágios a fim de verificar como se dá o ganho de energia com o incremento na quantidade de estágios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto de uma bancada didática para a determinação do fator de amortecimento para amortecedores viscosos(2022-07-13) FERREIRA, Élisson Muniz; SOUSA, Walter dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5903481928919040Sendo o amortecedor veicular um dispositivo desenvolvido para auxiliar no contato entre pneu e o solo, controlar o movimento das molas contidas no sistema de suspensão e propiciar conforto aos ocupantes do veículo por meio da dissipação das vibrações, saber os seus parâmetros de funcionamento e operação é algo importante. Os fabricantes do mesmo, na maioria das vezes, não fornecem dados como o coeficiente de rigidez das molas e a constante de amortecimento. Com base nisso, este trabalho consiste no desenvolvimento de uma bancada didática para a medição do coeficiente de amortecimento de amortecedores viscosos. O dispositivo foi projetado baseando-se em um modelo massa-mola-amortecedor, com um grau de liberdade, que funciona com as oscilações resultantes da ressonância de uma viga bi-apoiada com carga concentrada no meio, onde o amortecedor absorve as vibrações e o analisador de sinais fornece os dados necessários para a definição do fator de amortecimento por meio do método matemático. O dimensionamento dos componentes foi feito considerando não apenas o aspecto matemático, mas também a versatilidade que o equipamento deveria possuir para permitir o uso de diversos amortecedores. O comportamento do dispositivo foi analisado por meio do método dos elementos finitos, em relação às frequências naturais de vibração (análise modal) e à amplitude da viga e do comportamento do amortecedor (análise harmônica) podendo assim validar o seu funcionamento, apesar da dificuldade de obtenção de dados sobre amortecedores, para comparações, o resultado obtido é confiável, uma vez que os dados utilizados possuem incertezas relativamente pequenas.