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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cia Zouk Belém: A improvisação como ensino e criação
    (2019-12-17) COSTA, Evandro Mauricio Sales da; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792
    Na história da humanidade, vemos quase que em todos os espaços temporais, mulheres lutando pelos seus direitos. Essas lutas possuem registros documentais, através de historiadores, fotos, músicas, filmes e ainda hoje as mulheres seguem em busca desse espaço em todos os lugares que são ocupados por homens sem nenhuma restrição. Na dança de salão não é diferente. Até hoje o método tradicional de ensino nesta modalidade é a da condução masculina, no qual o cavalheiro dita a movimentação da dança, restando à dama apenas o papel de ser conduzida. Tal observação, que parte tanto de professores quanto de alunos, muitas vezes não é questionada e é reproduzida por inúmeros professores, visto que é a forma “tradicional” de ensinar/aprender dança de salão. Nesta particularidade, o objetivo desta pesquisa é construir uma metodologia de aplicação de técnicas de improvisação na dança de salão Zouk brasileiro, a partir dos princípios dos gestos e movimentos que lhes são específicos, porém, sem anular outras técnicas de dança.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança de salão: a dama no mercado de trabalho belenense
    (2019-07-09) BAPTISTA, Hanna Di Paula da Silva; PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes
    Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar a atual participação feminina no mercado de trabalho da Dança de Salão em Belém do Pará a fim de compreender o baixo índice de participação feminina neste contexto. Além de: Investigar a realidade vivida por mulheres que atuam como profissionais de Dança de Salão em Belém do Pará, com base em seus conhecimentos empíricos compartilhados por meio de entrevista concedida; Desvendar quais são as principais dificuldades enfrentadas por estas mulheres para ingressar e para manter-se neste mercado de trabalho; Colaborar para a emancipação profissional feminina no cenário da Dança de Salão belenense.. Para isto, realizou-se levantamentos históricos que mostram a trajetória de homens e mulheres, em períodos diferentes, no mercado e na referida modalidade, englobando os contextos internacional, nacional e local. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, feita por meio de entrevista semi-estruturada, de maneira virtual, realizada com sete mulheres profissionais da Dança de Salão, que tivessem, no mínimo, 2 anos de atuação na área, no município de Belém/PA. Os resultados da pesquisa indicaram que, atualmente, grande parte da força de trabalho na Dança de Salão é constituída por mulheres jovens, na faixa etária entre 20 a 36 anos, sendo que, das sete entrevistadas, seis têm curso de nível superior. A partir da observação do contexto no qual estão inseridas, seis das sete colaboradoras afirmaram que a área é majoritariamente dominada por profissionais do sexo masculino. Em suas falas, constatou-se que as mulheres ainda são marcadas por preconceitos de gênero em diversos contextos. Embora se tenha uma evolução ainda que gradativa, as conquistas alcançadas não são completamente satisfatórias e os relatos demonstraram que as entrevistadas almejam que a modalidade seja constituída fora das relações de poder, com maior equidade e com maior participação feminina. Concluiu-se que é urgente e necessário que profissionais e praticantes da Dança de Salão rompam com as barreiras e construções sociais que são prejudiciais àquelas que são ou que desejam ser profissionais deste mercado em Belém/PA. Ressalta-se que o empoderamento e a qualificação garantem o bem-estar feminino, tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional, de maneira a assegurar a valorização das mulheres atuantes na Dança de Salão.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A ditatização do brega como dança de salão: processo de codificação e ensino
    (2018) CANTAL, Camila Jhulie da Cruz; PAIXÃO, Paulo Sérgio Soares da; http://lattes.cnpq.br/8982056178331331
    O objetivo do presente trabalho é difundir quem foi o responsável por criar uma metodologia de ensino do brega de salão, e como essa dança de origem periférica conseguiu adentrar nas escolas, descrevendo o seu processo de codificação e mostrando como essa metodologia é aplicada. O trabalho se desenvolveu a partir de observação direta e entrevistas semiestruturadas, representado uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e de abordagem indutiva. Também são utilizadas pesquisas bibliográficas, cujo referencial teórico está baseado em Cardoso, o qual traz informações sobre a denominação do brega. Catete, Pressler e Silva, sobre a diversificação do gênero. José Ortega y Gasset e Marcel Mauss falam de cultura, enquanto António Costa e Fontanella tratam especificamente da cultura bregueira. Para a codificação, utilizo Jung e Lima. Felipe Souza, trata de assimilação de aprendizagem e Barroco, Tulesk e Siqueira dos processos criativos. As perspectivas que o trabalho apresenta são mostrar informações necessárias que auxiliem para que se tenha mais conhecimento sobre o ensino codificado do brega na dança de Salão, uma vez que não existem muitos estudos publicados relacionados ao tema.
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