Navegando por Assunto "Autobiography"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança e educação inclusiva: processos educacionais formativos de uma artista-professora-pesquisadora com deficiência auditiva na licenciatura em dança(2022-06-29) TEIXEIRA, Ana Clara Lira; KREJCOVA, Lane Viana; http://lattes.cnpq.br/2604693973864638Esta pesquisa tem como o objetivo de realizar uma análise dos processos educacionais-artístico-formativos para a educação inclusiva a partir dos relatos autobiográficos de uma artista-professora-pesquisadora com deficiência auditiva em Licenciatura em Dança. Objetiva trazer um olhar, a partir dos relatos de experiência de uma aluna com deficiência auditiva, sobre a realidade da formação educacional, dos processos de inclusão e do papel do professor na instituição de ensino, que muitas vezes não estão preparados para lidar com alunos com deficiência. Consideramos neste trabalho que a formação de um professor é contínua, principalmente quando se trata do conhecimento da deficiência de seu aluno, e que os processos de formação perpassam pelo conhecimento da realidade a partir daqueles que a vivenciam. Assim, pretendo aqui colocar, a partir do meu ponto de vista, a questão da deficiência auditiva e o processo de inclusão da pessoa surda no contexto educacional pela perspectiva de uma aluna-artista-professora em formação com deficiência auditiva. Vejo como necessário na formação de professores todo um estudo de como lidar e criar estratégias metodológicas para trabalhar com pessoas com deficiências, e conhecer a rotina do seu aluno a partir de fora da sala de aula e da escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do ato de aprender ao ato de ensinar: a história de vida e os diferentes saberes na construção de minha identidade profissional docente(2015) QUARESMA, Maria do Carmo Maués; SILVA, Claudete do Socorro Quaresma da; http://lattes.cnpq.br/1459920630595914Este memorial trata de minhas memórias sobre o ato de aprender ao ato de ensinar: os marcos das reminiscências da história de minha vida e os diferentes saberes na construção de minha identidade profissional docente. Pretende apresentar as reflexões teóricas que embricaram-se à minha formação familiar, acadêmica e profissional. Destacando as memórias sobre minha origem de vida, e minha passagem pela educação básica e superior, bem como no trabalho com a formação em serviço. Assim, encontrei fundamentação teórica metodológica na abordagem qualitativa da pesquisa descritiva por meio da técnica de elaboração de um memorial. Meu objetivo geral é compreender como os marcos das reminiscências da história da minha vida e os diferentes saberes influenciaram no meu ato de aprender e na construção de minha identidade profissional docente, além de apresentar as memórias dos acontecimentos marcantes da Educação Familiar e da Educação Formal que me levaram a compreender a forma como eu aprendi; Evidenciar os diferentes saberes que somaram a construção de minha identidade profissional docente; Analisar as contribuições das diferentes aprendizagens para a forma de como eu, professora alfabetizadora, ensino hoje. Cheguei à conclusão que a identidade docente é produzida através das várias aprendizagens, saberes oriundos de si e de outrem e que há uma estreita relação dinâmica entre a história e vida que interfere no modo que aprendemos e ensinamos e que sempre há possibilidades de mudanças a nível pessoal, profissional principalmente quando sabemos reconhecer as contribuições implícitas e explícitas advindas de muitos e diferentes saberes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Memórias de um sobrevivente” de Luiz Alberto Mendes: relações de poder e autobiografia(2018-11-13) MELO, Solange de Jesus Neves; ALVES, Sérgio Afonso Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1764295577353651Este trabalho pretende demonstrar as relações de poder na narrativa, Memórias de um sobrevivente (2009), de Luiz Alberto Mendes. Nesta perspectiva, buscou-se apoio teórico no filósofo francês Michel Foucault, com ênfase no livro Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão (2014). Deste modo, se realizou uma breve contextualização sobre a evolução do poder punitivo na sociedade, partindo desde a Idade Média até a era moderna, no intuito de mostrar como as formas de exercer o poder foram se transformando até chegar ao método mais comum de punição que é a prisão, no interior de uma sociedade que ficou conhecida como disciplinadora, uma vez que nela o corpo se transforma em objeto e alvo de poder. Assim, pôde-se refletir, por um lado, sobre como as relações sociais estão permeadas de relações de poder, e sobre como, por outro lado, estas se constituem em relações de forças que estão disseminadas por todo o tecido social, ainda que para muitas pessoas as mesmas possam passar despercebidas. Tais relações se fazem presentes na obra de Luiz Alberto Mendes no que tange a certas instituições sociais que se utilizarão de diferentes mecanismos ou instrumento de poder no intuito de controlar e moldar a conduta do sujeito. Outro aspecto enfocado neste trabalho está relacionado à leitura do romance enquanto pertencente ao gênero autobiográfico. Para essa reflexão, recorremos à obra O pacto autobiográfico (2014), de Philippe Lejeune, primando pelos traços que caracterizam a narrativa Memórias de um sobrevivente como pertencente ao gênero discutido.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita(2023-08-03) SANTOS, Elisama Oliveira dos; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O presente trabalho tem como título Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita. A autobiografia é um gênero textual de tipologia narrativa em que uma pessoa real faz uma retrospectiva de sua própria existência, enfatizando sua individualidade. O estudo é uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo geral apresentar uma proposta de intervenção didática para o desenvolvimento da leitura e da escrita no 9º ano do ensino fundamental a partir do gênero autobiografia. Para alcançar esse objetivo, pretende-se compreender as características do gênero textual autobiografia e mostrar como esse gênero textual pode contribuir para o desenvolvimento de leitura e escrita no ensino fundamental. Esta proposta didática certamente contribuirá de forma positiva oferecendo suporte aos professores em sala de aula e favorecendo o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos. O estudo é fundamentado em estudos de Bakhtin (1997), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Lejeune (2008).