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Navegando por Assunto "Autobiographical memory"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “Marcação ou partitura?” particularidades conceituais no trabalho de tradução dentro do GITA
    (2023-11-29) Barbosa Júnior, Augusto Jones de Aragão; SOUZA, Iara Regina da Silva; http://lattes.cnpq.br/7853301997403243
    Este trabalho visa fazer um relato memorial acerca de minha trajetória pessoal como membro pesquisador do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante (GITA), pertencente ao curso de Licenciatura em Teatro da UFPA. Visando relatar como se deu meu ingresso no curso e no grupo de pesquisa, além do contato com a área teórica e prática que a cerca, como treinamento, dramatização e o entendimento psicofísico de meu corpo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Narrativas subversivas no teatro de igreja: dos palcos do Sant’Arte ao protagonismo da minha história
    (2023-12-17) COSTA, Dalila Andréia Cardoso; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    Através desse memorial acadêmico, reúno alguns relatos e registros da minha trajetória de vida atrelados ao meu encontro com o Grupo Sant’Arte, primeiro espaço em que pude experimentar a arte de forma autônoma e coletiva. Através desses recortes de narrativas pretendo enfatizar de que forma o grupo se organizava entre si para acolher jovens, adolescentes e adultos, de suas mais diversas origens, crenças e modos para dar vida a um espaço de pesquisa e fazer da cena teatral, e como as nossas experiências refletiam nas dramaturgias e construções cênicas dentro de uma igreja católica de Ananindeua dando início a um teatro litúrgico- subversivo. De que forma essa construção se deu juntamente ao processo de fortalecimento identitário dos integrantes em sua maioria com vivências marginalizadas (pessoas pretas, lgbtqia+ da região metropolitana e periférica) enquanto sujeitos na sociedade. Faço também um recorte de outras produções artísticas e experiências que estão em torno desse longo processo de auto conhecimento ao expandir para outros espaços como a Escola de Teatro e dança da UFPA como a minha participação em espetáculos do GTU (Grupo de Teatro universitário) enquanto projeto de extensão e o meu ingresso no curso de licenciatura em teatro. Esse trabalho é também uma forma de comunicação para os que, assim como eu, buscam compreender o lugar de onde vieram ,o lugar em que estão inseridos atualmente e de que forma a produção artistica na comunidade pode potencializar uma pedagogia decolonial ao buscar referências em nossas próprias histórias.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O poço como corpo insurgente: o que o mascaramento desmascara?
    (2023-11-28) SANTOS, Madson Douglas Silva dos; SARÉ, Larissa Latif Plácido; http://lattes.cnpq.br/3313460196086035
    O presente memorial é o resultado do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Teatro da UFPA, o relato se baseia em uma pesquisa de treinamento pessoal para uma criação performática a partir de memórias, resultados da diáspora para a marginalização. O método pessoal coloca em xeque a construção de um corpo máscara como dispositivo de denúncia e de comunicação. Face ao deslocamento de pessoas indesejadas para os lugares mais extremos, questionando o que promove a desumanização e desorganização de grupos de pessoas negligenciadas, tornando a simples existência num desafio e o reforço dessa existência numa relação comunitária nem sempre tão firme. O objetivo do treinamento é um corpo consciente e preparado para uma performance.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Teatro dos tímidos: Trajetória de um corpo-sombra
    (2023-07-19) REIS, Pedro Henrique Dias de Macedo; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da
    O presente artigo tem como objetivo expor uma reflexão sobre meu processo-percurso de desenvolvimento pessoal e artístico entre os atravessamentos do Teatro em minha trajetória na Escola de Teatro e Dança da UFPA, levando em consideração a minha relação com a timidez. Um relato pessoal sobre as dificuldades de expressão e comunicação que se apresentaram desde a infância causando alguns conflitos sociais, transformando-me no que chamo de “corpo-sombra”. Para melhor compreensão desse “corpo-sombra” e das interações sociais enquanto conflito pessoal – a timidez - busco analisar teoricamente estudos de comportamentos diante das situações sociais a partir da visão da Psicologia Analítica Junguiana (1875-1961) – os arquétipos; e do Sociólogo Erving Goffman (1922-1982) – representação social. E por fim traçar experiências artísticas dentro da Escola de Teatro e Dança.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As vestes brancas: uma representação simbólica de elementos socioculturais: Zé Pelintra, o boto e o malandro da gafieira
    (2018-12-12) SALES, Flavio Gilberto Barbosa; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540
    Este trabalho propõem um memorial de um trabalho cênico denominado “As Vestes Brancas”, criada no ano de 2004 para o evento Cena Aberta, projeto de extensão da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, quando representei três elementos da diversidade cultural brasileira, vivenciados na prática da atuação cênica, enquanto personagens, em fases distintas da minha história de vida enquanto ator e dançarino (O Boto – como elemento que representa o universo mítico/lendário do homem amazônico, a entidade da Umbanda Seu Zé Pelintra - que representa a religiosidade afro-ameríndia e o Malandro dançarino das Gafeiras – tipo brasileiro que representa o aspecto social). Propondo uma análise do contexto da criação cênica e as relações das minhas memórias afetivas e com todos os elementos que me influenciaram enquanto um ser vivente de uma cultura e como um interprete criador. Analisados sobre bases conceituais (Memória, Semiótica Antropologia, Performance e Comportamento Restaurado), e sobre diferentes níveis de compressões.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Vozes que ecoam através de mim: memorial de uma mulher negra periférica em bioescrituras cênicas
    (2023-06-13) SILVA, Thais Christina Squires da; FLORES, Andréa Bentes; http://lattes.cnpq.br/4347358203729416
    O ventre de uma mulher preta, aquele que me carregou durante 7 meses e se fez casa. Seu nome? Marilourdes Natalina Squires, 54 anos, mãe solo, mãe de 3 filhos, mamãe é a mais velha de 5 irmãos, sua lida diária é suada, mulher que emana força e resistência, mamãe se absteve de várias coisas e diversos fatores fizeram com que ela não ingressasse em um ensino superior, dona de muitas histórias e memórias, em conversa com ela e com meus tios e tias, eles relatam sobre um tempo difícil e escasso, o tempo que não tinha alimento e minha vovó dona Maria De Lourdes, fazia mingau de açaí ou eles tomavam azedo mesmo, tomavam chibé e as vezes nem isso tinham. Isso faz com que eu lute mais ainda para conseguir oferecer o melhor que eu posso e nada nos falte, seu relato fez lembrar-me de um momento difícil, quando mamãe foi demitida e ainda passou por um assalto, ainda posso ver seu desespero e seu choro contido. Há um ditado de que não podemos pensar no amanhã, mas o amanhã nos assustava, principalmente por pensar que algo poderia nos faltar e falo de alimentação, pois já “faltou” na nossa mesa e já vi ela nos oferecer o pouco para comer, enquanto ela se alimentava de nada e água.
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