Navegando por Assunto "Autobiographical Memory"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ao Mestre com carinho: a poética de Ramon Stergman(2018-12-19) PINTO, Andreza da Silva; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260Esta pesquisa surge a partir da necessidade de registrar a importância do dramaturgo Ramon Stergman e do grupo Maromba para a história do teatro na cidade de Belém do Pará, trata-se de uma viajem sobre a vida e a obra do escritor que escolheu falar em sua poética sobre o regionalismo Amazônico. Relata também as vivências de uma estudante de teatro, que fez do grupo Maromba sua segunda família. O período analisado será dos anos de 1980 a 1990.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O florescer do brincar: atravessamentos de uma descoberta por meio de jogos teatrais(2018-09-19) MELIK, Raquel da Cunha; CHARONE, Olinda Margaret; http://lattes.cnpq.br/6158077424278917; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da; http://lattes.cnpq.br/1585364014264241O presente estudo expõe minha trajetória, sou filha de um libanês extremamente protetor que, durante minha infância, não permitia que eu brincasse com outras crianças. Comecei a brincar já adulta, com outros adultos, no Curso de Licenciatura Plena em Teatro da UFPA, quando tive contato com os Jogos Teatrais. Têm-se, como objetivo, abordar algumas das possibilidades que os jogos teatrais trouxeram para minha vida, então, utilizo minha própria trajetória para revelar essa descoberta. A Metodologia utilizada nesse estudo é, principalmente, baseada em minhas memórias afetivas, relatos pessoais e a descrição de minhas experiências. Narro acontecimentos importantes de minha infância, principalmente, sobre minhas relações familiares, até o instante em que descubro o brincar, por meio dos jogos teatrais; exponho algumas das experiências que tive durante a atividade curricular Estágio I, onde fui para o Curso de Teatro Juvenil (da ETDUFPA) e para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Aimee Semple Mcpherson; e desenvolvo a respeito de como o jogo passou a fazer parte da minha vida, cito alguns dos jogos teatrais que mais gosto, alternando com conceitos de Viola Spolin e Olga Reverbel, por exemplo. Também utilizo pesquisa em livros, dissertação de mestrado, e artigos científicos sobre o tema proposto, constituindo, assim, o caráter bibliográfico da pesquisa. Além de uma entrevista semiestruturada com uma das professoras que estimulou meu interesse pelos jogos teatrais. Concluindo, portanto, que os jogos teatrais são como uma ferramenta de desenvolvimento das habilidades pessoais. De todos os benefícios que o Teatro me trouxe, o principal é: BRINCAR! Ele também me ensinou a confiar, respeitar e agradecer ao outro, eu pertenço a esse lugar.