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Navegando por Assunto "Autism spectrum disorder"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Intervenções do terapeuta ocupacional junto a pessoas com transtorno do espectro do autismo: uma revisão de escopo
    (2021) OLIVEIRA, Bruna Thayane Ferreira de; BARROS JÚNIOR, Marcos Antônio Pereira; GUIMARÃES, Mariane Sarmento da Silva; http://lattes.cnpq.br/9865693510170459
    O presente estudo objetivou realizar uma revisão de escopo, mapeando a literatura nacional sobre a atuação terapêutica ocupacional junto a pessoas com TEA. A metodologia utilizada para este estudo foi uma de revisão de escopo. Utilizou­-se o checklist PRISMA para o direcionamento da pesquisa. A busca foi feita nas bases de dados Scielo, Web of Science e Embase, em periódicos nacionais de Terapia Ocupacional (Cadernos de Terapia Ocupacional, Revista de Terapia Ocupacional da USP, Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional -­ RevisbraTO, Revista Baiana de Terapia Ocupacional) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. A pesquisa da literatura limitou-­se a publicações sobre intervenção da Terapia Ocupacional e TEA, feitas a partir de 2011 até os dias atuais, fornecendo um resultado de 375 artigos, após a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão, restaram 8 artigos potencialmente relevantes para o estudo. Os resultados demonstram a importância da atuação do terapeuta ocupacional junto às pessoas com TEA, visto que favorece os processos de inclusão social e escolar, atua na aquisição de habilidades, seja no autocuidado ou ganhos na mobilidade. Desta forma, visualiza -se no decorrer dos estudos, que a Terapia Ocupacional age na potencialização das habilidades e na participação dessas pessoas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento da criança com autismo
    (2019-07-02) NEVES, Bruna Soares; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    A ludicidade é essencial para a criança, pois favorece o seu desenvolvimento em múltiplas habilidades e funções no plano cognitivo, social, emocional e, também, motriz. Sendo que, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) evidencia alguma alteração no jogo, especialmente, a nível simbólico. A intervenção desta dificuldade vai repercutir diretamente na área social e comunicativa. Sendo a atividade lúdica uma ferramenta eficaz de aprendizagem e parte vital no desenvolvimento de todo individuo, é importante abordá-la de forma ampla e adaptada às características e necessidades concretas de cada criança. Portanto, o objetivo desta pesquisa é estudar o uso do lúdico na prática pedagógica, como elemento importante para o ensino-aprendizagem da criança com autismo. Os jogos e brincadeiras utilizadas em sala, no desenvolvimento das crianças com TEA, ajudam no comportamento da criança. Desse modo, observar como o lúdico se manifesta perante a sua aprendizagem. A pesquisa apresenta uma abordagem de caráter qualitativo e a técnica de coleta de dados foi a observação participante. Assim, é possível verificar que os processos inclusivos ainda precisam se efetivar na prática e que os professores ainda se sentem despreparados para receber os alunos com desenvolvimento atípico. Todo esse processo educacional mostra a importância e a necessidade dos jogos e brincadeiras para favorecer a inclusão, em geral.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Procedimentos analítico comportamentais no treino de AVDS e AIVDS de crianças e adolescentes com TEA: uma revisão sistemática da literatura
    (2019) ROCHA, Larissa Monteiro; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413; LIMA, Anne Abreu de; http://lattes.cnpq.br/2898867544310054
    O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) acarreta em diversos comprometimentos que dificultam o aprendizado de crianças e adolescentes em diversas habilidades, entre elas, as Atividades de Vida Diária (AVDs) e as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs). Considerando que o treino de AVDs e AIVDs compete ao Terapeuta Ocupacional, e há décadas, a eficácia de procedimentos, baseados na Análise do Comportamento Aplicada, tem sido comprovada no tratamento dessa população, inclusive no ensino dessas habilidades, o presente trabalho objetivou realizar uma revisão dos estudos sobre os procedimentos analítico comportamentais utilizados no treino de AVDs e AIVDs, com crianças e adolescentes dentro do espectro do autismo. Procedeu-se uma revisão sistemática da literatura, por meio de consultas aos indexadores de pesquisa em bases de dados eletrônicas. Depois de aplicados os critérios de inclusão, dez estudos foram analisados a partir de cinco categorias. Os resultados indicaram que os procedimentos utilizados foram os de Vídeo Modelação e Encadeamento e estes mostraram-se efetivos e com possível potencial de serem empregados na prática da Terapia Ocupacional para ensinar habilidades de vida diária para crianças e adolescentes com TEA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Terapia ocupacional, corpo e a inclusão educacional de acadêmicos com transtorno do espectro autista no ensino superior
    (2019) MONTEIRO, Alessandra Mourão Pereira; BARBOSA, Jéssica Valente; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645; CASTRO, Gisely Gabrieli Avelar; http://lattes.cnpq.br/1289961382461594
    O objetivo deste estudo foi compreender as possibilidades de intervenção da Terapia Ocupacional, por meio do trabalho corporal, no processo de inclusão educacional, bem como, no enfrentamento das barreiras atitudinais de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Superior. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa de caráter descritivo exploratório. Participaram do estudo quatro discentes com TEA de uma Instituição de Ensino Superior do Norte do Brasil, acompanhados pelo Núcleo de Acessibilidade da mesma. Utilizaram-se como instrumentos para a coleta de dados: entrevistas semiestruturas (inicial e final), vivências em grupo, registros em diário de campo, registros fotográficos e registro de voz. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em duas categorias, sendo elas: categoria um – Sobre as barreiras atitudinais e suas unidades temáticas: Dificuldades na identificação de barreiras; Contexto social- Relação professor-aluno e aluno-aluno; categoria dois- Sobre o trabalho corporal e suas unidades temáticas: corpo-corpo e corpo-ocupação educação. Os dados apontaram para as dificuldades dos discentes em identificarem as barreiras presentes na rotina universitária, além das dificuldades relacionadas às percepções de si, na relação com os pares e com os professores, o que também incluiu as barreiras pedagógicas. Observam-se ainda as possibilidades do trabalho corporal como facilitadoras para o empoderamento dos discentes e seu engajamento ocupacional no contexto educacional, visto que no decorrer dos grupos os participantes apresentaram maior envolvimento e graduações importantes de exercerem suas corporeidade e relações com ocupação educação. Com isso, o presente estudo contribuiu favorecendo com uma proposta de vivência e intervenção da Terapia Ocupacional neste contexto, assim como, de possibilidades para as demais áreas de atuação no sentido do reforço a ações voltadas as discussões sobre à inclusão de alunos TEA no ensino superior.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Transtorno do espectro autista e as repercussões sobre a família: revisão sistemática
    (2019) MEDEIROS, Alessa de França Cunha; RIBEIRO, Valéria de Sousa; VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9908355942244910; https://orcid.org/0000-0002-7134-9926; MENDONÇA, Claudia Roberta Lima Furtado de; http://lattes.cnpq.br/4296227445262968; https://orcid.org/0000-0002-3927-0134
    Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits persistentes nas áreas comportamentais, sociais e/ou cognitivas, ocorrendo desde o nascimento. Em função disto, há intercorrências não somente para o indivíduo, mas também para os familiares. A partir disto, esta revisão sistemática da literatura objetiva investigar sobre o impacto do diagnóstico de Transtorno de Espectro Autista para a família. Esta foi realizada na base de dados eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO) e utilizou-­se como critérios de inclusão artigos publicados no período de 2010 a 2019, na língua portuguesa e que estivessem relacionados ao impacto do diagnóstico de TEA na família. Utilizou-­se os descritores “Autismo” AND “Família” AND “Diagnóstico”. Obteve-­se como resultado cinco artigos, e em estudo detalhado verificou­-se como resultados: o momento do diagnóstico ser difícil e até conflituoso entre os pais e/ou fa miliares; a predominância da genitora ser a cuidadora principal, enquanto o genitor tem participação esporádica nas atividades de vida diária (AVD) do filho, e o prejuízo na participação social desses familiares em função do indivíduo com TEA. Conclui-­se que há a necessidade de se investigar mais sobre as repercussões ocupacionais que há na família dos indivíduos com o transtorno, e que apesar da importância de compreender a mãe nesse contexto, considera­-se necessário maiores investigações sobre estas questões na vida de outros familiares envolvidos, principalmente de irmãos que tem menor incidência de contemplação nas pesquisas.
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