Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Artesanato quilombola"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Elementos matemáticos identificados na arte dos ancestrais quilombolas da Vila de Pirucaua em São Miguel do Guamá - Pará
    (2023-12-21) LOPES, Sebastiana Almeida; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    A Etnomatemática é considerada uma subárea da História da Matemática e da Educação Matemática, e mantém uma relação muito natural com a Antropologia e as Ciências da Cognição. Este trabalho tem por objetivo identificar elementos da matemática escolar na arte dos ancestrais Quilombola da Comunidade Pirucaua no município de São Miguel do Guamá- Pará, na perspectiva de apontar para a necessidade de reconhecer a importância de contextualizar o ensino da Matemática dentro das realidades socioculturais. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa descritiva, na modalidade Etnográfica. A base rde sustentação da pesquisa é a Etnomatemática que surge como uma tentativa de descrever e entender as formas pelas quais as ideias são compreendidas, articuladas e utilizadas por determinados grupos sociais. A partir das informações constituídas no campo de pesquisa, os resultados nos permitem compreender que a presença da Matemática na história da comunidade, se manifesta de diferente formas e que ao longo do tempo dão continuidade as tradições e comportamentos próprios dos quilombolas, que mantêm pessoas ligada as suas raízes. No âmbito da Educação Básica, os resultados apotam potenciais para catalisar inovações pedagógicas e influências nas práticas educacionais, incentivando a inclusão de diversos elementos culturais, nos materiais didáticos e nos métodos de ensino.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA