Navegando por Assunto "Artesanato quilombola"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Arte e resistência: o artesanato de Maria como expressão da Cultura e identidade quilombola(2025-10-22) PEREIRA, Paula Roberta da Silva; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Este artigo analisa como o artesanato, enquanto prática cultural, contribui para a preservação da identidade quilombola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, com revisão bibliográfica, que utilizou a entrevista biográfica realizada de forma online, via WhatsApp, com a artesã Maria, residente na comunidade remanescente de quilombo de Jacarequara. A análise das respostas abertas foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que o artesanato de barro atua como elemento articulador de ancestralidade, tradição, pertencimento e sobrevivência simbólica e econômica, fortalecendo a identidade cultural da comunidade. Conclui-se que discutir o artesanato como estratégia de resistência cultural e valorização patrimonial é fundamental, evidenciando sua contribuição para a visibilidade da comunidade e para o desenvolvimento do turismo local.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elementos matemáticos identificados na arte dos ancestrais quilombolas da Vila de Pirucaua em São Miguel do Guamá - Pará(2023-12-21) LOPES, Sebastiana Almeida; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006A Etnomatemática é considerada uma subárea da História da Matemática e da Educação Matemática, e mantém uma relação muito natural com a Antropologia e as Ciências da Cognição. Este trabalho tem por objetivo identificar elementos da matemática escolar na arte dos ancestrais Quilombola da Comunidade Pirucaua no município de São Miguel do Guamá- Pará, na perspectiva de apontar para a necessidade de reconhecer a importância de contextualizar o ensino da Matemática dentro das realidades socioculturais. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa descritiva, na modalidade Etnográfica. A base rde sustentação da pesquisa é a Etnomatemática que surge como uma tentativa de descrever e entender as formas pelas quais as ideias são compreendidas, articuladas e utilizadas por determinados grupos sociais. A partir das informações constituídas no campo de pesquisa, os resultados nos permitem compreender que a presença da Matemática na história da comunidade, se manifesta de diferente formas e que ao longo do tempo dão continuidade as tradições e comportamentos próprios dos quilombolas, que mantêm pessoas ligada as suas raízes. No âmbito da Educação Básica, os resultados apotam potenciais para catalisar inovações pedagógicas e influências nas práticas educacionais, incentivando a inclusão de diversos elementos culturais, nos materiais didáticos e nos métodos de ensino.