Navegando por Assunto "Artes - Estudo e ensino"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de professores na disciplina de artes nas séries iniciais em uma escola pública na sede do município de Castanhal/PA(2018-09-27) COSTA, Gersie do Socorro Sarmento da; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870A pesquisa tem como principal objetivo trazer à luz das discussões no âmbito da educação a prática dos professores na disciplina de Artes em uma escola pública na sede do município de Castanhal, Estado do Pará, tendo como referência suas metodologias durante a disciplina nas séries iniciais. Para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionadas aleatoriamente quatro professoras de uma escola com referências de ensino no município, tendo como único pré-requisito ser lotado nas séries iniciais no local onde a pesquisa fora realizada, que deram base a pesquisa de campo, sob orientação dos benefícios da pesquisa qualitativa, tendo como técnica da coleta de dados a entrevista semiestruturada e aplicação de questionário. Partindo das propostas de metodologias em Artes na escola de Ana Mae Barbosa e da trajetória do ensino da Arte de Dulce Osinskie outros autores também questionadores do ensino da Arte no Brasil, foi possível discorrer sobre o estado do ensino da arte atualmente na escola pública. As conclusões da pesquisa revelam que a disciplina de Artes nas séries iniciais na escola em questão é a mais estimada pelas crianças, no entanto longe de ser significativa à vida social e acadêmica. Encontramos professoras que enfrentaminúmeros desafios a sua prática, mas que ainda assim lutam por uma educação de qualidade. Desafios relacionados, como por exemplo, a infraestrutura do espaço pedagógico, ao material disponibilizado pelo setor público direcionado à disciplina, a formação dos professores pedagogos para lecionar teatro, dança, música, literatura e artes visuais.