Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Arte e educação"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Do ensino do teatro a educação ambiental através do teatro no 4º ano da E.M.E.F General Osório
    (2015-02-12) BATISTA, Felippe Rodrigues; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704
    Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar duas práticas pedagógicas teatrais com os alunos do 4° ano da E.M.E.F. General Osório que tem como foco o debate sobre o lixo urbano na cidade de Cametá-PA. Para se escolher a temática deste trabalho de pesquisa, partiu-se da seguinte indagação: Como o ensino do teatro engloba no processo de ensino a problemática “lixo urbano” na cidade de Cametá? A relevância refere-se aos benefícios que sua solução trará para a Cidade de Cametá e para a área de conhecimento Teatro, no sentido de construir um saber ambiental com os educandos por meio do teatro. A primeira prática descreve a experiência realizada com a encenação dos 04 elementos da natureza: ar, fogo, terra e água, para se introduzir conceitos ambientais e práticas humanas ecologicamente saudáveis. Já na segunda prática pedagógica teatral, trabalhei com o teatro fórum de Augusto Boal, para desenvolver nos alunos um pensamento crítico sobre a sociedade. A metodologia desenvolvida é da pesquisa-participante na qual é uma análise da própria realidade, com o objetivo de promover uma transformação social em benefícios para os alunos, tendo como principais teóricos: Augusto Boal com suas técnicas do teatro do Oprimido; Guimarães (2010) com seu livro “A Dimensão Ambiental na Educação” em que trata a discussão sobre a importância da educação ambiental para vivermos em um mundo equilibrado trazendo alguns conceitos e definições; Leff (2011), que em seu livro “O Saber Ambiental”, vem discutir a emergência de se construir um saber que venha mudar as concepções de progresso, do desenvolvimento sem limite para se configurar desse modo numa nova racionalidade social. Tendo como resultado as duas práticas pedagógicas dos alunos do 4° ano da E.M.E.F. General Osório.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA