Navegando por Assunto "Arte de contar histórias"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contação de histórias como ferramenta pedagógica no primeiro ciclo do ensino fundamental: um relato de experiências ocorrido por meio de estágio(2018-05) OLIVEIRA, Diozete do Amparo Nogueira de; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação de leitores na educação infantil: para que contar histórias, professora?(2018-12-01) PINHEIRO, Leonice Costa; FARO, Lívia Cristina Fonseca de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8291507772164450O presente trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará - PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA- PARFOR, tem como título Formação de leitores na Educação Infantil: para que contar histórias, professora?, parte da seguinte pergunta de pesquisa: qual a importância atribuída pelos professores à contação de histórias na formação de crianças leitoras na Educação Infantil da Escola em Regime de Convênio de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cristiana Rossi – Castanhal/Pa?. Diante da questão propõem-se, como objetivo geral analisar a importância atribuída pelos professores a contação de histórias na formação de crianças leitoras na Educação Infantil da Escola Cristiana Rossi, do Município de Castanhal. E como objetivos específicos a) verificar qual o sentido e o significado que os professores da Educação Infantil da Escola Cristiana Rossi atribuem à contação de histórias em suas práticas cotidianas; b) Identificar como e quando é desenvolvida a contação de histórias na Educação Infantil na Escola Cristiana Rossi e c) Desvelar a formação leitora dos professores de educação Infantil da escola Cristiana Rossi. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, de campo e com abordagem qualitativa, onde se utilizou entrevistas com professoras de educação infantil. Os resultados encontrados nesse trabalho deixam cada vez mais evidente a importância da contação de histórias na Educação infantil para uma formação de leitores, bem como de os professores possuírem uma boa formação leitora e bom envolvimento com a leitura para então perceber mais a literatura como uma possibilidade de desenvolvimento e de aprendizagem da criança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da contação de histórias: o lúdico e a literatura infantil como ferramenta de ensino aprendizagem no maternal(2017) BEZERRA, Francisca Ferreira; COSTA, Fernanda Analena Ferreira Borges daO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal demonstrar de que maneira a literatura infantil, bem como a contação de histórias se relacionam com a ludicidade e dessa forma, tornam-se uma ferramenta de ensino-aprendizagem no Maternal. Tomando como ponto de partida os estudos de Fanny Abramovich (2005) e Nelly Novaes Coelho (2000), pode-se analisar de que maneira a contação de histórias pode ser utilizada como um método para desenvolver, mesmo que de forma inicial, o gosto pela leitura nas crianças e também aguçar a criatividade e a imaginação, sendo estas algumas das mais importantes funções da literatura. Para tanto, foram estudados aspectos históricos da literatura infantil, as leis que amparam a literatura infantil e a ludicidade dentro do ambiente escolar. Este estudo também está fundamentado no que diz respeito à alegria de contar histórias e os requisitos necessários para esta atividade; sobre como utilizar a metodologia de contar história para desenvolver o gosto pela leitura e de como os recursos implícitos na contação de história favorecem a aprendizagem. Portanto, espera-se com este trabalho que haja um melhor entendimento de como a contação de histórias pode ser utilizada como ferramenta de ensino-aprendizagem no Maternal e como a criança reage ao receber os estímulos contidos na diversidade das histórias que, ao serem contadas, transportam os ouvintes para o mundo da imaginação.