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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Arte e devoção: imagens do festejo de Bom Jesus da Cana Verde no rio Maracapucu-Miri(2018-08-06) SILVA, Érika Natália Ferreira da; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784Este trabalho tem como objetivo investigar a forma como acontece o festejo dedicado ao Bom Jesus da Cana-Verde no rio Maracapucu-Miri, pois sabemos que o Brasil é um país mestiço, que possui vários povos, várias culturas e várias comunidades, onde cada um tem um jeito de demonstrar sua devoção, podemos perceber isso observando as comunidades de nossas regiões, tanto na zona urbana quanto no meio rural. Mas, independente de como isso acontece, aquele é um momento de festa para aquela população e no festejo de Bom Jesus da Cana-Verde não é diferente, acontece uma arte devocionais sincrética, uma mistura de cultura, rica em estética, devoção e ritos, muitas dessas culturas já sofreram mudanças ou até mesmo deixaram de existir. Em nossa região atualmente é muito presente as festas dançantes, festas de aparelhagens, mas já pararmos pra pensar em, Como surgiu às comunidades? Como era as festas há alguns anos atrás? Que ritmo tocava? O trabalho contará com pesquisas bibliográficas, pesquisa qualitativa com aplicação de entrevista semiestruturada, depoimentos de fieis da comunidade e fotografias, assim nos aprofundaremos no assunto para analisar e perceber as grandes diferenças que encontramos em uma cultura de um ano para o outro, umas ficam cada vez mas forte e outras deixam até mesmo de existir. Portanto, finalizo o presente trabalho, mas acredito que ainda restam inúmeros depoimentos e abordagens sobre a origem e o festejo de Bom Jesus da Cana-Verde que não foram relatados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O número de ouro e suas belezas(2019-07-11) SOBRINHO JUNIOR, Jose Xavier; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568Este trabalho tem como objetivo fazer com que um maior número de estudantes da matemática conheça o número de ouro e mostrar o valor de ouro que ele possui, pois muitos ainda não o conhecem. Com esse objetivo é que este trabalho desenvolve-se, mostrando a importância deste número presente em várias vertentes do nosso dia a dia, contextualizando-o com registros atuais e identificando-o principalmente na natureza. E por que a terminologia “número de ouro”? Segundo informações contidas no site escolakids, “O número de ouro é o representante matemático da perfeição na natureza”. Dizer qual número é considerado de ouro pode ser fácil, mas explicar como os matemáticos descobriram este número, é um dos objetivos específicos que responderemos no desenvolver deste trabalho. Ele é estudado desde a Antiguidade e muitas construções gregas e obras artísticas apresentam-no como base. O número de ouro é representado pela letra grega (phi) e seu valor corresponde a 1,61803399... Mas por que esse número é tão importante? Por que é tão usado em construções, obras de arte, sendo o referencial da beleza? Porque ele representa a perfeição e a beleza da natureza, ele está presente em quase todos os lugares, na natureza, em objetos e construções que consideramos as mais belas. Através da sequência numérica descoberta por Fibonacci, e posteriormente a criação da Espiral de Fibonacci, descrita neste trabalho, entendemos que o número de ouro é sinônimo de perfeição e beleza, por justamente estar presente na maioria da criação Divina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Utilização do software GeoGebra e da arte na aprendizagem de prismas(2023-02-07) QUADROS, Glenda de Fátima Amorim; LUZ, Matheus Amorim da; http://lattes.cnpq.br/6938540564815048; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915O presente trabalho, tem a finalidade de investigar e refletir a importância de novas metodologias de ensino, em particular, o uso do software GeoGebra e a Arte, em busca de uma aprendizagem significativa dos alunos sobre o conteúdo Geometria Espacial, especialmente, o assunto prismas. Desta forma, foi realizado um projeto em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Bragança no Pará, cuja metodologia de ensino utilizada foi a interdisciplinaridade entre Matemática e a Arte. Durante o desenvolvimento das atividades com os estudantes, a praticidade, autogestão, protagonismo foram fomentados, além da cooperação e autonomia trabalhadas em tarefas que exigiam formar grupos/equipes. Ademais, será apresentado resultados dos encontros, materiais utilizados, atividades elaboradas e por fim, o questionário contendo as opiniões dos estudantes acerca da aplicação do projeto.