Navegando por Assunto "Arquivologia"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de dados sobre postagens e documentos veiculados em serviços de redes sociais online para informação sobre a pandemia de Covid-19(2021-08-19) TAVARES, Jocivaldo Pereira; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202Os Serviços de Redes Sociais Online estão cada vez mais presentes como um dos locais que cidadãos se informam a respeito dos mais variados temas. Nesse sentido, a pandemia de COVID-19 traz consigo um reforço na análise do que foi veiculado nestes serviços, especialmente o papel das instituições do Estado na divulgação neste contexto. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar as postagens em Serviços de Redes Sociais Online por parte de instituições governamentais relacionadas a pandemia de COVID-19, especialmente o caráter de atuação informativa destes órgãos e a tempestividade, com o propósito de identificar a relação entre as postagens e o suporte de documentos oficiais destes órgãos. Como procedimentos metodológicos, foram delimitadas as seguintes ações: i) realizar coleta de dados das mensagens destes órgãos, incluindo informações de qual Serviço de Redes Sociais Online foi coletado, a data de publicação da mensagem, o hiperlink da mensagem e se a mensagem possui vínculo para algum documento oficial que dê suporte a veracidade do conteúdo veiculado; ii) analisar as informações coletadas incluindo o cálculo de representatividade de mensagens com suporte de documentos oficiais, quais são Serviços de Redes Sociais Online que são mais utilizados e os períodos que as mensagens foram veiculadas no decorrer do ano durante o período de pandemia do COVID-19; iii) verificar quais são os termos de classificação mais utilizados nos Serviço de Redes Sociais Online durante a pandemia (onde foram considerados termos de classificação somente as hashtags), e; iv) realizar a análise dos documentos oficiais para compreender as características das fontes de informações oficiais que dão suporte a mensagem, quando o usuário é direcionado para os web sites destes órgãos. A amostra foi delimitada ao estudo das páginas oficiais dos Corpos de Bombeiros Militares dos estados do Pará, Ceará, São Paulo, Santa Catarina e Goiás nos Serviços de Redes Sociais Online Facebook, Instagram e Twitter, com a coleta de dados realizada entre os dias 5 de março de 2020 a 29 de maio de 2020. Os resultados apontam uma tempestividade na publicação de conteúdos nestes serviços nos primeiros dias de pandemia. Em um segundo momento, se estabilizou entre 0 a 5 postagens diárias. As publicações foram marcadas com termos classificatórios ligados à temática, além de informações para georreferenciamento. Percebeu-se um percentual baixo de publicações que estão ligadas a documentos oficiais que dão suporte às informações veiculadas. Agrava-se a esta situação a verificação que somente o Corpo de Bombeiros Militar do Pará adotou esta forma. Outro fator verificado é que a existência de uma conta institucional nos Serviços de Redes Sociais Online não garante que o órgão esteja utilizando. Destaca-se que o Serviço de Rede Social Online Instagram foi o serviço com maior veiculação de informações por parte dos Corpos de Bombeiros Militares; e com relação ao quantitativo de postagens dos Corpos de Bombeiros Militares nos Serviços de Redes Sociais Online, destacam-se as regiões de Goiás, Santa Catarina e Pará. Conclui-se que, em momentos de crise como uma pandemia, a atuação de um profissional de informação pode significar uma estratégia mais assertiva para o planejamento, a classificação dos conteúdos a serem veiculados, bem como oferecer meios para mitigar a disseminação de notícias falsas nos Serviços de Redes Sociais Online, especialmente ao estabelecer um fluxo informacional com maior granularidade ao cidadão, onde a publicação poderia ser o ponto de acesso para conteúdos produzidos por estes órgãos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Arquivologia e o associativismo: um estudo de caso sobre a criação da Associação dos Arquivistas do Estado do Pará – AAEPA.(2019-07-05) MARTINS, Marina Thyara Santiago; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383O associativismo consiste em congregar os profissionais e discentes da área e lutar de maneira efetiva pelos direitos da categoria perante a sociedade. Deste modo esta pesquisa teve como base o associativismo na área da arquivologia, apresentando as relações existentes entre as associações da área, além de identificar os métodos que devem ser utilizados e analisados para a criação de uma associação e a importância e as colaborações que ela pode efetuar para uma classe de profissionais. Considerando o movimento do associativismo e a relação que ele possui com a Arquivologia, buscou-se abordar nesta pesquisa o associativismo e seus aspectos gerais o associativismo e as associações da área da arquivologia e a criação da Associação dos Arquivistas do Estado do Pará – AAEPA e os aspectos relacionados a sua criação. O objetivo desta, além da criação da associação no Estado do Pará, é analisar as associações da área, apresentando suas características e de que forma elas atuam em suas respectivas regiões. O associativismo é de extrema importância para que uma classe saia do anonimato e ganhe visibilidade na sociedade. Com o levantamento feito nesta pesquisa, percebemos que as associações dos arquivistas existentes no Brasil, buscam dá representatividade para os profissionais, buscando sempre por melhorias, tanto para os profissionais, quanto para os que ainda estão em formação acadêmica. Concluímos que o associativismo tem ação significativa na área arquivística e sua implementação possibilita maior representatividade dentro e fora do Estado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A arquivologia e os videogames: primeiras abordagens(2017) NUNES, Vanderson Monteiro; SANTOS JÚNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547Este trabalho tem como objetivo identificar quais análises a Arquivologia está fazendo em relação aos videogames, discutindo as características que classificam os videogames como documento de arquivo (ou objeto eletrônico/digital), analisando aspectos (pouco discutidos) sobre o videogame ser considerado documento, e sua inserção em um pretenso processo de gestão documental. O trabalho busca apresentar também como se deu a evolução dos estudos sobre o suporte e conteúdo dos jogos eletrônicos na Arquivologia, identificando as principais correntes de análise sobre o tema. Inicialmente foi feita uma análise dos videogames quanto produto cultural resultante dos meios digitais e passíveis de preservação, bem como sua influência na sociedade contemporânea. Posteriormente, foi apresentado breve histórico da origem e evolução dos videogames e jogos eletrônicos ao longo dos anos. Em seguida, foi feito um estudo histórico sobre Arquivologia contemporânea, focando nas práticas que lidam com Gestão Eletrônica de Documentos e Preservação Digital. Discutindo os conceitos de Documento, Documento Arquivístico, Documento Arquivístico Digital/Eletrônico e Videogame, analisando os aspectos informacionais contido nessas mídias. Por fim, destacam-se as iniciativas práticas referentes à preservação dos videogames em âmbito nacional e internacional, e discutem-se os resultados obtidos com a pesquisa e as potencialidades de pesquisas futuras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Arquivos semiativos: marcos teórico-conceituais na gestão de documentos(2017-03-29) REIS, Lorena Santos; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162Procura-se discutir sobre a fase intermediária, suas funções e vantagens, observando a ausência de literatura e a escassez de pesquisa que tratem da temática, discorrendo sobre a inexistência dos documentos semiativos na prática da gestão documental. Haja vista, que o tratamento documental nos arquivos semiativos faz-se necessário para que haja uma gestão documental completa visando à difusão e disseminação da informação, evitando o recolhimento de documentos sem valor histórico e eliminação equivocada. Acreditamos que por ser uma temática pouco explorada, esse levantamento teórico pode vir a contribuir para a expansão e consolidação de pesquisas futuras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Aspecto social do acesso e difusão do documento de arquivo para a promoção da cidadania(2022-05-10) SILVA, Gisele Lima e; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383A pesquisa objetivou identificar elementos que evidenciam o aspecto social da Arquivologia e Difusão do Documento de Arquivo e seu papel essencial na promoção da cidadania no Brasil por meio do acesso à informação. As reflexões em torno dos temas abordados buscam demonstrar a necessidade do profissional se atualizar frente às novas demandas e necessidades informacionais da sociedade. Com base no objetivo exposto, optou-se pela pesquisa bibliográfica em documentos das áreas envolvidas na pesquisa; de modo a identificar a interdisciplinaridade dos temas estudados, e entender a importância da adaptação da Arquivística ao contexto social no qual está inserida, a fim de atender a todos os seus usuários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atuação profissional dos egressos da Faculdade de Arquivologia da Universidade Federal do Pará(2019) RODRIGUES, Joyce da Cruz; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383No Brasil, os arquivistas tiveram seu reconhecimento legal na década de 70, porém tanto a profissão quanto a Arquivologia ainda se encontram em processo de desenvolvimento e reconhecimento social, principalmente depois da inclusão da disciplina nas instituições de ensino superior do país nesta mesma década. Em 2011 o curso de Arquivologia é instituído na Universidade Federal do Pará, com o objetivo de capacitar profissionais para atuarem no Estado seja na iniciativa pública ou privada. A partir desta consideração esta pesquisa objetivou verificar a partir da experiência dos primeiros egressos do curso de Arquivologia da UFPA a preparação acadêmica e a atuação profissional no mercado de trabalho em oito anos de atividade. O universo amostral para obtenção de resultados compreende aos egressos das suas quatro primeiras turmas dos anos de 2015 a 2019 do curso de Arquivologia da UFPA. Para a compreensão deste estudo foram contemplados aspectos históricos nacionais e a participação do Estado do Pará no processo de desenvolvimento da Arquivologia. Esta pesquisa é de natureza quali-quantitativa cujo procedimentos metodológicos consistiram no levantamento de fontes bibliográficas e documentais, além da aplicação de questionário ao público alvo afim de levantar informações que mostre a opinião dos egressos sobre a formação acadêmica e a atuação profissional no mercado de trabalho nos órgãos e empresas do Estado do Pará. Os resultados obtidos com esta pesquisa apontaram para uma disparidade entre setor público Federal, setor público estadual e o setor privado e certa preocupação dos egressos para com seu futuro profissional por conta da falta de prática na academia e a flexibilização das exigências para o preenchimento do cargo de responsabilidade nos arquivos dos órgãos públicos do estado e município.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Classificação arquivística: uma proposta de plano de classificação documental para Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado do Pará (ARCON-PA)(2017) SILVA, Elidiane de Nazaré Viana e; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162Propõe-se discutir o conceito de classificação na Arquivística através de uma abordagem teórico/prática. Percebemos que na classificação de documentos ainda existem equívocos quando pensamos a sua aplicabilidade prática nos arquivos. Assim, pretendemos por intermédio de uma pesquisa exploratória e uma abordagem qualitativa, propor um modelo de plano de classificação para o departamento: Grupo Técnico de Transportes Terrestre Rodoviário (GTT), da subseção: cadastro, dos documentos da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (ARCON-PA). Diante disso, objetivamos compreender um dos pontos da gestão de documentos, a classificação. Assim, teoricamente baseia-se em Gonçalves (1998), Jardim (2015, 1987), Sousa (1995, 2006, 2013, 2014) entre outros autores com relevância para o tema. Concluímos que a classificação é um procedimento importante para o tratamento, disseminação e recuperação da informação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Classificação e arranjo: a trajetória de uma função por meio dos quadros de arranjo do Arquivo Público do Estado do Pará(2016-05-19) COSTA, Cristian Mayko Carvalho da; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162; https://orcid.org/0000-0001-7439-5779A Classificação Arquivística é uma atividade primordial para o desenvolvimento da prática Arquivística, cujos objetivos são primordialmente, organizar, preservar e promover o acesso às informações registradas nos documentos arquivísticos. Nesse sentido, esses documentos possuem características específicas que necessitam de fundamentos teóricos e metodológicos próprios para o seu tratamento, visando a preservação da relação orgânica que eles têm com o seu produtor e entre si, garantindo, desse modo, o contexto de produção documental. Dito isso, o objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo de caso para compreender, a partir dos quadros de arranjo do Arquivo Público do Estado do Pará, os critérios utilizados por essa instituição arquivística para empreender a classificação/arranjo dos documentos que compõem o seu acervo. Os objetivos específicos foram realizar uma revisão bibliográfica sobre os princípios teóricos e metodológicos da classificação/arranjo de documentos arquivísticos; analisar os quadros de arranjo dos fundos existentes no Arquivo Público do Estado do Pará e refletir sobre esses critérios utilizados em contraponto com a teoria arquivística. Assim, para alcançar os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho teórico e documental, que nos permitiu analisar os postulados teóricos da classificação e do arranjo na Arquivística, bem como compreender a construção dos quadros de arranjo do Arquivo Público do Estado do Pará, dentro de uma investigação histórica feita sobre os instrumentos de pesquisa desenvolvidos pela instituição, bem como possibilitou as discussões sobre o contexto administrativo da instituição. Assim, nota-se que a classificação na Arquivística é uma operação que deve pautar-se sobre os princípios da proveniência e da ordem interna original a fim de garantir a preservação da relação orgânica. Nota-se que enquanto uma instituição arquivística o Arquivo Público do Estado do Pará tem enfrentado vários desafios quanto às metodologias de tratamento documental e de realização de seus serviços como órgão central da política Arquivística estadual, em virtude da ausência de Arquivistas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Classificação na arquivologia e biblioteconomia: similaridades e diferenças(2017) WANZILIER, Fabíola Ferreira; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236Aborda as principais similaridades e diferenças entre a Classificação de documentos da Arquivologia e Biblioteconomia. A pesquisa contou com os seguintes objetivos específicos: identificar conceitos e características das duas profissões; demonstrar respaldos teóricos sobre técnicas relacionadas à Classificação desenvolvida por cada uma e apresentar o relato de profissionais que exercem nessas duas áreas, a fim de conhecer as discussões que circundam esse assunto. A partir da metodologia aplicada, qualitativa com entrevistas realizadas com dois profissionais de cada área, cujo o intuito foi discutir a Classificação a partir dos fazeres profissionais de Arquivistas e Bibliotecários. Visto que ambos possuem muitas semelhanças dentre elas, como o uso do documento como ferramenta principal para a disseminação da informação, porém se diferenciam quanto a maneira de classificá-los e nas finalidades. Como resultado, destaca-se que apesar dos pontos de interseção, os instrumentos utilizados em cada área para classificar são distintos. No Arquivo as informações são privadas, dão suporte às necessidades da instituição a qual pertence, permitindo a elaboração de manuais próprios, para auxiliar a representação de seus documentos. Na Biblioteca não há necessidade de outro suporte complementar, pois seus instrumentos permitem classificar todos os assuntos referente a qualquer área do conhecimento, atendendo ao seu objetivo e proporcionando acesso a informação a quem interessar. Sendo assim, tanto na biblioteca ou arquivo fica evidente que a classificação de documentos é peça fundamental no que diz respeito a organização e recuperação da informação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico(2022-10-26) MARQUES, Ariadne Pinto; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451Este trabalho está direcionado para a relação da Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico, com destaque para o papel da Universidade enquanto instrumento social. Como objetivo buscou-se mapear a produção acadêmico-científica em torno da temática utilizando-se da Revisão Bibliográfica Sistemática, descrita como um conjunto de procedimentos divididos em três fases: Entrada, Processamento e Saída. No protocolo inicial para desenvolvimento da pesquisa, definiu-se que seria realizada Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dentro da área temática, em idioma espanhol, seguindo as strings de busca elaboradas à partir das palavras-chave identificadas. Os resultados obtidos indicaram uma baixa produção bibliográfica em torno das temáticas abordadas. Sendo que tais resultados proporcionaram reflexões como a necessidade da Competência em informação no ensino superior mais precisamente no ensino de Arquivologia, tendo assim a sua inserção na atuação do arquivista de forma intrínseca principalmente devido ao meio tecnológico em que vivemos, onde a obtenção da informação flui rapidamente sendo necessário autonomia em saber lidar de forma ética no acesso, recuperação e organização da informação, agregado a outras habilidades relevantes ao perfil do arquivista contemporâneo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comunicação científica na Arquivologia: reflexões sobre os temas mais incidentes e da produtividade nos periódicos na área(2016) BARROS, Diogo Júnior Silva; SANTOS JÚNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547Os periódicos científicos são importantes ferramentas no processo de comunicação científica, com isso este estudo objetiva analisar quantitativamente as produções da Arquivologia a partir das revistas Acervo, Ágora, Informação Arquivística e Archeion Online, consideradas específicas da área em atividade atualmente. A pesquisa tem como objetivos específicos: levantar os índices de assuntos tratados nos periódicos brasileiros de Arquivologia através das palavras-chave, identificar os periódicos específicos da Arquivologia, identificar as mudanças ou continuidade na comunicação cientifica da Arquivologia, identificar os cinco autores mais produtivos e discutir os resultados analisados por meio de técnicas bibliométricas. Estudos anteriores, como o de José Maria Jardim e Jayme Vilan Filho, também foram considerados para fim de comparação acerca das mudanças no contexto arquivístico no Brasil ao longo dos anos. Os resultados obtidos possibilitaram apontar um aumento significativo de publicações, uma maioria de autores mestres e doutores, publicações por autor em conformidade com a Lei de Lotka, presença significativa de bibliotecários e estrangeiros entre os autores mais produtivos e a carência de periódicos específicos de Arquivologia no Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O conceito de gestão na arquivologia e administração: uma análise da produção científica(2017) LOBATO JUNIOR, Luiz Carlos Maia; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586O presente trabalho traz a Arquivologia e a Administração para uma análise dos contextos em que envolvem essas duas disciplinas bem como suas características. Os objetivos do trabalho foram mapear a temática “Gestão” no âmbito das duas disciplinas, analisando os subtemas relacionados às mesmas, o conceito de “Gestão” nas duas disciplinas e discutindo os subtemas recuperados bem como os artigos recuperados com o intuito de identificar possíveis relações interdisciplinares. Constatou-se que apesar de o tema ser comum para a Arquivologia e Administração, outras áreas do conhecimento também se utilizam do tema principal por meio dos subtemas. Percebeu-se também algumas relações interdisciplinares entre os dois campos do conhecimento. Conclui-se dizendo que é um estudo inicial, podendo ser desenvolvido por futuros pesquisadores que se interessarem nessa temática da Arquivologia e Administração.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conhecimento e percepção dos alunos do Curso de Arquivologia da UFPA sobre equipamentos de segurança nos ambientes arquivísticos(2018) SOUZA, Dilcilene Maria Nascimento de; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153Este trabalho é resultado de uma pesquisa que analisou a percepção dos discentes de Arquivologia da UFPA em relação ao uso de equipamentos de segurança em ambientes arquivísticos. A metodologia que possibilitou o desenvolvimento da pesquisa, conforme a natureza do tema deste trabalho, consistiu em uma abordagem descritiva e exploratória, bem como pesquisa bibliográfica e coleta de dados. Como instrumento de pesquisa, aplicou-se um questionário aos alunos do curso de Arquivologia, da Universidade Federal do Pará, às turmas de 2014, 2015 e 2016. A partir das respostas obtidas verificou-se que o desempenho de suas funções ocorre, de modo geral, em espaços inadequados e sem a devida utilização de equipamentos de proteção individual - EPIs.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios e expectativas dos discentes do curso de arquivologia da Universidade Federal do Pará(2017) GUERREIRO, Josué Matos; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586Este trabalho tem por objeto de estudo uma análise dos atuais desafios e expectativas do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará, contemplando a prática e o estudo científico que ultrapassam a simples formação do profissional arquivista, conforme demonstra as definições de autores consagrados e o resultado das pesquisas com os entrevistados. A pesquisa aplicada caracteriza-se como bibliográfica, documental, descritiva, qualitativa e quantitativa. O objetivo é apresentar as atuais expectativas dos discentes e desafios do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para realizá-lo desdobra-se nas seguintes fases: breve levantamento histórico sobre a arquivologia e sua inserção nas universidades Federais, mapeando os principais momentos que marcaram o estudo da disciplina no Brasil; Estudo de caso no âmbito da Universidade Federal do Pará, através da aplicação de questionário on line, com respostas abertas feitas a todos os graduandos do curso de arquivologia da UFPA dos anos 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, para identificar as percepções dos discentes do curso, analisá-las e discuti-las, e assim melhor compreende-las. O resultado obtido aponta que são muitos os desafios a serem ultrapassados pelos discentes, durante e após a graduação, a pouca infraestrutura física, os recursos materiais, os cursos de capacitação, o mercado de trabalho, entre outros que não contribuem para o desenvolvimento do arquivista. Quanto aos resultados, a pesquisa mostrou-se satisfatória, visto que os discentes e a comunidade acadêmica do curso, lutam incansavelmente para o pleno desenvolvimento e reconhecimento desse profissional perante a sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desinformação e competência em informação: discussões e possibilidades na Arquivologia(2018) MOURA, Ana Roberta Pinheiro; FURTADO, Renata LiraA presente pesquisa teve como objetivo mapear as possíveis interseções entre o fenômeno Desinformação e a temática Competência em Informação no campo de estudo da Arquivologia contemporânea nacional. O estudo foi desenvolvido por meio da Revisão Bibliográfica Sistemática na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação – BRAPCI. Os resultados identificaram uma baixa produção acadêmico-cientifica relacionando a Competência em Informação com a Arquivologia e no que tange ao fenômeno Desinformação, não foram identificadas nenhuma ocorrência nas produções arquivísticas, contudo evidencia-se a relação existente entre a Competência em Informação e a Desinformação no âmbito da Ciência da Informação. O resultado deste trabalho pode contribuir de forma significativa tanto para a Arquivologia e Ciência da Informação como para a sociedade em geral, considerando que o fenômeno Desinformação ainda é pouco compreendido e vem de maneira genérica assolando a sociedade. Os resultados obtidos foram relevantes para confirmar que os preceitos da Competência em Informação configuram-se como uma possibilidade tanto de combate, como de redução da Desinformação na sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico arquivístico da seção de arquivo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará(2018) ROSA, Shirlene Tatiane Ribeiro; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586O presente trabalho objetiva apresentar um diagnóstico arquivístico da Seção de Arquivo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa empírica adotou-se como técnicas: entrevista com perguntas abertas aplicados na Seção de Arquivo. A análise dos dados coletados obedeceu a procedimentos qualitativos, caracteriza-se por Estudo de Caso. E com base nos dados coletados buscou-se, identificar as características do Arquivo da ALEPA, apresentar as principais tipologias documentais encontradas, propor recomendações de preservação dos documentos para a melhoria do Arquivo da ALEPA e justificar a necessidade em ter um programa de Gestão documental para auxiliar nas atividades realizadas, pois, os documentos produzidos e recebidos são essenciais à Administração para a tomada de decisões e também para proporcionar o acesso dos cidadãos à informação pública.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico na Secretaria Estadual de Transportes do Pará: um pressuposto para aplicação da gestão documental(2017) MORAES, Maira Moreira Pampolha; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586Esta pesquisa teve como propósito apresentar um Diagnóstico situacional na Secretaria de Estado de Transporte do Pará como um pressuposto para aplicação da Gestão Documental e a partir desse Diagnóstico apresentar o fluxo documental das atividades da SETRAN, verificar a situação da massa documental acumulada; identificar os problemas relacionados ao exercício das atividades arquivísticas e justificar a necessidade de um arquivista na Gestão Documental com base na Lei nº 6.546/1978. É caracterizada como empírica utilizando o método de estudo de caso com abordagem qualitativa. A composição teórica foi formada por meio de leituras referentes à Administração Pública e suas funcionalidades, as políticas nacionais de acesso às informações, a Arquivística e a Gestão Documental incluindo suas fases e esclarecendo o conceito de Diagnóstico e a atuação do arquivista nesse processo. O trabalho em questão expõe um levantamento de dados realizados por meio de um Diagnóstico, feito com o auxílio de entrevistas e fotografias. O resultado da pesquisa aponta as características do órgão, os procedimentos de Gestão Documental que são realizados e as características do acervo, analisando a melhor forma de aplicar corretamente a Gestão Documental e propondo sugestões de melhoria na organização da massa produzida e acumulada da SETRAN, inclusive justificando a necessidade do arquivista nessa organização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A diferença na formação profissional entre arquivista e bibliotecário: por meio de observação nas atividades curriculares da UFPA(2017) SILVA, Tatyana Sousa da; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859O presente trabalho objetivou analisar e apontar as diferenças entre os profissionais Arquivistas e Bibliotecários através de sua formação na Universidade Federal do Pará, bem como identificar semelhanças e diferenças nas grades curriculares ofertadas na instituição. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados pesquisas bibliográficas e documental, através do estudo levantado no referencial teórico sobre as diferenças profissionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Difusão e acesso em locais de memória da cidade de Belém: um estudo sobre os registros documentais da Cabanagem(2018-12-19) ARAUJO, Rodrigo Lopes de; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153Considerando o papel social dos arquivos no que se refere a difusão da informação e produção de conhecimento, esta pesquisa se direciona para a compreensão da formação dos registros documentais da Cabanagem, movimento popular ocorrido no Pará na primeira metade do século XIX, com diversos sentidos e significados políticos, econômicos e sociais. Buscou-se, ainda, identificar as práticas utilizadas pelas instituições arquivísticas custodiadoras de tais registros nos processos de difusão e divulgação desses acervos. A motivação para estudar o tema deve-se à percepção de um relativo desconhecimento da sociedade em relação à Cabanagem. A análise foi realizada com base na produção bibliográfica relacionada à temática da difusão de acervo, além da pesquisa documental a ser realizada em locais previamente selecionados. Os resultados foram bastante satisfatórios por perceber que a maioria das Instituições pesquisadas compreende a importância de promover acesso às informações por elas custodiadas, e verificar que o tema Cabanagem ainda está muito presente nas linhas de pesquisa dessas instituições, onde frequentemente promovem ações que visam difundir cada vez mais essa temática. Espera-se contribuir com a visibilidade das instituições de memória de nossa região, em especial as que mantêm e preservam os registros alusivos à Cabanagem e, ao mesmo tempo, auxiliar os usuários em busca de fontes primárias sobre este movimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Discurso e arquivística: uma análise da enunciação do termo pós-custodial no contexto português e brasileiro(2017-03-29) SILVA, Amanda Marissa Soares da; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162O termo pós-custodial surge em uma perspectiva da Arquivística contemporânea e configura-se como uma pressuposta mudança de paradigma da arquivística custodial para uma arquivística pós-custodial. Assim, nessa pesquisa por meio do quadro teórico metodológico da Análise do Discurso de matriz francesa que instrumentaliza a análise de textos, estuda-se discursivamente a enunciação e o discurso relacionado ao pós-custodial no contexto Português e Brasileiro. A Arquivística desde seu início, sempre esteve atrelada e sofreu influência de outras disciplinas no interior de suas técnicas e métodos direcionando a mudanças em suas abordagens teóricas. A mudança de objeto do documento de arquivo para o da informação arquivística é uma das enunciações recorrentes no cenário pós-custodial. Desse modo, uso do termo pós-custodial por determinados autores enuncia na Arquivística aparentemente, uma mudança de terreno (teórico/prático). Por meio deste questionamento analisa-se textos de três teóricos importantes na tradição estudada, são eles: Armando Malheiro da Silva (2009; 2015), Fernanda Ribeiro (2005; 2011) e Maria Odila Fonseca (2005). Esta análise visa compreender por meio da análise do discurso como constitui e comporta as enunciações relacionadas ao pós-custodial no interior da produção científica da área e até que ponto tal acepção apresenta-se efetivamente como uma mudança de terreno. Por fim, constrói-se um quadro comparativo entre os autores, seus enunciados e as formações discursivas que se vinculam quando no tratamento do conceito/termo pós-custodial, chegando a um panorama discursivo-conceitual fundamental no atual estágio científico da área.
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