Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Arqueologia"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A cultura arqueológica Maracá na perspectiva da documentação museológica
    (2014-02-27) PAIVA, Jéssica Michelle Rosário de; BARBOSA, Carlos Augusto Palheta; http://lattes.cnpq.br/0221579603365249; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907
    O presente estudo aborda os artefatos funerários da cultura arqueológica Maracá numa perspectiva dos métodos e conteúdos pertinentes à documentação museológica, considerando esta como um dos principais meios de preservação. No intuito da reflexão sobre a relação da compreensão acerca dos artefatos como provenientes de uma intencionalidade humana, portanto, dotado de importante conteúdo informativo (visual, subjetivo e contextual) que o categoriza como documento, e sua relevância na elaboração de um sistema documental mais detalhado, têm-se como base as análises iconográficas dos artefatos que formam a coleção AP-MZ-30: Gruta das Caretas. Tais observações proporcionaram a identificação de unidades elementares que formam padrões estilísticos e singularidades significantes por representar códigos visuais referentes ao grupo produtor.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Investigação Geofísica no Convento dos Mercedários Utilizando o Georadar
    (2021-01-27) SAMPAIO, José Ítalo Baia; SILVA, Marcos Welby Correa
    O GPR (Ground Penetrating Radar ou Radar de Penetração do Solo) é o método de investigação geofísica, que utiliza de ondas eletromagnéticas para escanear com alta resolução a subsuperfície rasa da terra, a utilização deste método é recorrente para investigações arqueológicas. O objetivo deste trabalho foi realizar uma investigação arqueológica utilizando o radar com a finalidade de encontrar estruturas que foram soterradas ou perdidas no tempo. A necessidade de aplicação dessa técnica surgiu a partir do interesse por parte da administração do Convento dos Mercedários em realizar um estudo arqueológico até então inédito naquele local. O edifício é localizado na cidade de Belém, estado do Pará, erguido no século XVIII no ano de 1748, pelos religiosos Mercedários procedentes do Equador. Ao longo de toda sua história, o convento passou por diversos usos, sendo utilizado durante maior parte do seu tempo a atividades relacionadas à alfândega a partir do ano de 1796, e durante essas mudanças de atividades, sofreu várias modificações de sua estrutura inicial. A utilização do GPR possibilitou a visualização de estruturas que foram soterradas no decorrer das reformas, como por exemplo o poço localizado em seu pátio, e deu indícios da presença de material arqueológico proveniente do período colonial brasileiro. Tais resultados evidenciam a importância da utilização deste método para a compreensão da nossa história. O fácil manuseio do equipamento e a rápida resposta incentivam a utilização do GPR como ferramenta essencial à arqueologia visando uma maior assertividade em uma eventual escavação. Palavras-chaves: GPR. Arqueologia. Mercedários.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Olhar museológico para a arqueologia: potencialidades de musealização do sítio colonial “Engenho Murutucu” em Belém-PA.
    (2013) GUSMÃO, Raiza Cristina dos Santos; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907
    Este trabalho objetivou apresentar o estudo das potencialidades de musealização de sítios arqueológicos, tendo como foco o sítio de Engenho Colonial para a elaboração de uma proposta de musealização e socialização in loco, à luz da interdisciplinaridade da Arqueologia com a Museologia, no que concerne aos processos museológicos que incluem, salvaguarda, comunicação, documentação e socialização do patrimônio. O Engenho Murutucu data do início do século XVIII e representa uma importante parte do passado de colonização da Amazônia, bem como o sistema econômico e industrial (agroindústria canavieira) que subsidiou a economia açucareira na região do estuário amazônico e deixou em sua cultura material marcas desse passo histórico. A metodologia utilizada compreendeu uma revisão de dados do sítio em questão e levantamento bibliográfico de obras relativas tanto ao tema da musealização quanto a interface Museologia-Arqueologia, pensando na forma de contribuição dos processos museológicos aplicados à arqueologia e tomando referência de autores que direcionassem ao estudo da potencialidade e processo de musealização, como forma de preservação e socialização de sítios arqueológicos. Concluindo os resultados desta pesquisa buscam servir para uma proposta de projeto de musealização in loco, entendendo que este processo pode, de alguma forma solucionar o problema da socialização e preservação, pois envolve a administração, salvaguarda, comunicação e divulgação do acervo e do sítio. Compreendendo sempre que esse processo é e gradual, visto que estas medidas devem ser avaliadas num conjunto de especialidades, pois requerem medidas que vão além de acesso aos bens culturais e dos espaços físicos, é necessário pensar em medidas efetivas e continuadas que necessitam de parcerias com instituições e principalmente de verba para a concretização do projeto.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A relação interdisciplinar entre museologia e arqueologia: uma perspectiva de preservação e socialização patrimonial do sítio histórico do engenho Murutucu
    (2014) AZULAI, Luciana Cristina de Oliveira; COSTA, Diogo Menezes; http://lattes.cnpq.br/3938588690473816
    A partir de uma abordagem interdisciplinar da relação entre Museologia e Arqueologia, este trabalho objetivou refletir e discutir sobre o patrimônio cultural e a sua preservação e socialização. A pesquisa tomou como objeto de estudo o Sítio Histórico do Engenho Murutucu no qual este é um importante patrimônio cultural que está localizado na cidade de Belém-PA. Apesar deste sítio ser um patrimônio tombado, isso não impede que haja problemas relacionados à gestão e proteção pelos órgãos públicos responsáveis. Por isso, busca-se refletir sobre a importância de preservar este patrimônio através de uma relação com a comunidade que vive no entorno do mesmo. Como metodologia da pesquisa foram aplicadas entrevistas com os visitantes de um grupo de funcionários da CEASA, durante o trabalho de campo realizado na escavação ocorrida no sítio em julho de 2014. Dessa forma, a partir das análises das entrevistas foram elaboradas propostas de ações patrimoniais e educacionais que possam ser instauradas futuramente no sítio, visando a sua preservação e valorização junto à sociedade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA