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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aprimoramento de uma plataforma para ensino de conceitos básicos de lógica de programação utilizando arduino e android
    (2017-10-27) ALMEIDA JUNIOR, Alcyr da Costa; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/4423219093583221
    A utilização da informática está se tornando cada vez mais presente no cotidiano. Porém, tem-se percebio que a dificuldade na utilização dessa tecnologia devido à alta carga de conceitos abstratos envolvida. Para tentar contornar esse problema, Negrão (2015) desenvolveu uma plataforma para ensino de lógica de programação baseada no primo (Primo Toys, 2016) com foco em crianças até 6 anos de idade, composta por um tablet Android e um carro com hardware baseado em Arduino. Nela, a criança cria um programa a partir do tablet e depois envia para o carro, que se move de acordo com o que foi programado. O objetivo deste trabalho é apresentar uma versão aprimorada da plataforma desenvolvida por Negrão (2015) como a criação de um programa supervisório onde o professor pode acompanhar o desenvolvimento dos alunos e a modificação da infraestrutura da rede, permitindo que vários equipamentos possam ser utilizados em uma mesma rede wireless.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de um multímetro de bancada para medição em circuitos elétricos de baixa potência
    (2023-06-22) SILVA, Tayana Lima da; BAYMA, Rafael Suzuki; http://lattes.cnpq.br/6240525080111166; CRUZ, André Felipe Souza da; http://lattes.cnpq.br/8342943140907725
    Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de um protótipo multímetro de bancada para medição e testes de circuitos elétricos de baixa potência. A motivação para o desenvolvimento do protótipo surgiu como uma necessidade de amenizar a falta de instrumentos de medição no laboratório de circuitos elétricos e eletrônicos da Faculdade de Engenharia Elétrica, Campus Tucuruí da UFPA. O projeto do multímetro de bancada foi desenvolvido utilizando de circuitos de condicionamento de sinais elétricos, chave seletora para ajustar as escalas de medição, sensores de corrente baseados em efeito Hall, resistores de precisão, display LCD e microcontrolador atmega328p para processamento das informações. Foram realizadas simulações no software Proteus 8.9, e neste foram efetuadas medições de resistência, corrente CC, tensão CC e potência. A partir das simulações, foi proposto um projeto de circuito impresso que poderá ser fabricado para replicação do multímetro de bancada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de uma plataforma para ensino de conceitos básicos de lógica de programação Utilizando arduino e android
    (2015) NEGRÃO, Victor Luiz Santos; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/4423219093583221
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma voltada ao ensino da lógica de programação para crianças utilizando Arduino e Android, permitindo uma introdução simples a conceitos comumente julgados complexos. Levando-se em consideração que o contato com a tecnologia começa cada vez mais cedo e que crianças da mais tenra idade já começam a tentar utilizar diversos dispositivos eletrônicos (especialmente celulares e tablets), a plataforma consiste em dois módulos principais: um robô-carro responsável por receber comandos do tipo “mover-se para a frente”, “virar para esquerda” e “virar para direita”, e um aplicativo para dispositivos Android, responsável pela interface gráfica da plataforma e por enviar comandos para o robô-carro. O objetivo da plataforma é, além de ensinar a lógica de programação em si, trazer o mais cedo possível outros prováveis benefícios latentes que existam no seu aprendizado, sempre de uma forma lúdica e atraente para crianças. A plataforma foi desenvolvida utilizando-se uma abordagem bottom-up, isto é, os elementos foram desenvolvidos separadamente e depois foi criada a conexão entre eles. Na conclusão, fala-se sobre a viabilidade de reprodução do projeto e são feitas propostas de trabalhos futuros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Esteira didática de transporte e seleção de peças metálicas e não-metálicas utilizando a plataforma Arduino
    (2022-11-25) VIEIRA, Arle Costa; GRANHEN, Ewerton Ramos; http://lattes.cnpq.br/7145304044863944
    Ao longo dos últimos anos, os sistemas de esteiras automatizadas se tornaram parte fundamental do processo de produção ou seleção em vários setores da atividade industrial, contribuindo para que os processos de fabricação e operacionalização de plantas industriais obtivessem benefícios referentes a velocidade e controle da produção. O objetivo central do trabalho é desenvolver uma esteira didática de seleção de peças metálicas e não-metálicas utilizando-se a plataforma microprocessadora Arduino. Propõe-se desenvolver uma abordagem inicial através do emprego do programa PROTEUS, para simular o funcionamento da plataforma Arduino, conectada a alguns sensores e atuadores, de forma a assegurar a segurança de operação e controle da esteira no estágio de montagem prática. Dessa maneira, foi possível apresentar os resultados obtidos na fase de funcionamento do protótipo - os quais são medições do sinal PWM durante a dinâmica de seleção das peças - para proceder com a comparação e validação dos parâmetros que o programa PROTEUS apresentou durante a simulação virtual.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experimento para medir distâncias utilizando o arduino como proposta didática para o ensino de física
    (2019-12-20) CARVALHO, Matheus de Souza; COSTA, Maria Lúcia de Moraes; http://lattes.cnpq.br/5655223111351604
    A partir da observação dos métodos obsoletos e que produzem um ensino pouco animador para os estudantes, verificou-se a necessidade da produção deste estudo. O objetivo é mostrar que Física pode ser ensinada de forma mais atrativa com o uso de métodos de aprendizagem ativa, para tanto este estudo apresenta um experimento que utiliza a plataforma Arduino e o sensor HC-SR04 para medir distâncias e assim contribuir para o ensino da Física. São mostrados os componentes do experimento e sua construção é ensinada em formato de passo-a-passo mostrando seus detalhes. O código fonte a ser utilizado no experimento é mostrado juntamente com os conceitos físicos envolvidos. Espera-se com este estudo que o ensino de Física caminhe junto às novas tecnologias, com o intuito de se sobrepor aos métodos conservadores de ensino.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um produto educacional para o estudo do movimento retilíneo uniformemente variado usando a plataforma Arduíno
    (2022-09-26) RIBEIRO, Joelma Pinheiro de Jesus; BRÍGIDA, Angela Costa Santa
    Este Trabalho de Curso intitulado Análise experimental do MRUV sobre um plano inclinado com o uso do Arduino Pro Micro foi uma continuidade de um projeto desenvolvido no Programa Navega Saberes/Infocentro realizado na UFPA campus Salinópolis, cujo objetivo era analisar e caracterizar o movimento uniformemente variado e seus conceitos por meio de forças que atuam sobre uma rampa inclinada, ele foi aplicado na Escola Estadual do Ensino Médio Francisco da Silva Nunes com 15 alunos. O aparato experimental foi composto por sensores (LED+LDR) em uma rampa disposto em uma configuração. Na qual detectava a presença ou não de um carrinho em movimento de descida, sendo que estes sensores eram conectados a uma placa de Arduíno pra aquisição de dados. Para que este trabalho fosse aplicado na escola foi elaborado uma sequência didática dividida em 3 etapas, sendo a primeira, um roteiro experimental para explorar as potencialidades do experimento, a segunda parte consistia em explicar o assunto aos alunos e pôr fim a aplicação dele em sala. Essa sequência didática foi fundamentada na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel associada a tecnologias de informação e comunicação (TIC). Como resultado os alunos tiveram algumas dificuldades no entendimento teórico visto que esse assunto foi dado durante o período de pico da pandemia do COVID-19, em se tratando parte experimental os alunos conseguiram construir os gráficos que regem o MRUV e compreendê-lo fisicamente. Dessa forma, foi possível constatar que o experimento facilitou no entendimento do assunto pois associou a teoria com a prática mostrando ser um recurso importante no processo de ensino-aprendizagem visto que se trata de um complemento das aulas teóricas trazendo assim, mais motivação aos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Propostas para o ensino de física com o uso da plataforma arduino
    (2019-12-20) CUNHA, Douglas Barros da; COSTA, Maria Lúcia de Moraes; http://lattes.cnpq.br/5655223111351604
    Neste trabalho é discutido o contexto atual do ensino de Física, e alguns desafios enfrentados por professores, especialmente os da Educação Básica, mas não se restringindo a eles, levando em consideração os avanços tecnológicos e a utilização dos mesmos em sala de aula. Em seguida apresenta-se a plataforma de hardware Arduino, suas principais características, bem como os recursos oferecidos por ela e as vantagens em utilizá-la para o estudo e comprovação dos conceitos físicos. Discuti-se então o papel central da experimentação no processo de ensino aprendizagem de Ciências, mais especificamente na Física e como o Arduino pode ser útil nesse processo de aquisição de dados, associados à construção de toy models. Apresenta-se na sequência alguns artigos da área de pesquisa em Ensino de Física que abordam propostas para a o uso do Arduino como recurso didático para dinamizar o ambiente em sala de aula. Finalmente, como um exemplo de experimento de baixo custo, apresenta-se um circuito com placa Arduino e sensor de luminosidade LDR (Light Dependent Resistor).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sistemas de informação integrado a smart meter construído com arduino
    (2018-02-21) CAVALHEIRO, Rafael de Souza; SARAIVA, Filipe de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5883877669437870
    Este trabalho apresenta um estudo das técnicas utilizadas no desenvolvimento de um Sistema de Informação com requisitos característicos da concepção de um Smart Grid (Rede Elétrica Inteligente), integrado a um protótipo de Smart Meter (Medidor Inteligente) construído com Arduino, com o propósito de realizar um experimento com tecnologias que viabilizam um Smart Grid tomando como base uma camada de aplicação, onde diferentes modos de comunicação ocorrem utilizando recursos da Tecnologia da Informação. O sistema consiste em manipular dados de potência (W) coletados de uma rede elétrica residencial, monitorando cada equipamento eletrodoméstico que compõe o consumo dessa rede doméstica. A coleta dos dados é realizada pelo Smart Meter que transfere os dados via rede de computadores e os armazena em um banco de dados. A finalidade do sistema é informar consumo (kWh) e tarifa (R$) de energia em tempo real e apresentar dados que auxiliem o usuário na tomada de decisão sobre o controle do consumo. A pesquisa apresenta o processo de criação de um sistema integrado a um Smart Meter, utilizando técnicas da engenharia de software e fundamentação teórica em Tecnologias da Informação, conduzindo um estudo interdisciplinar em Sistemas de Informação como uma tecnologia viabilizadora de Smart Grid.
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