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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Arquivologia e o associativismo: um estudo de caso sobre a criação da Associação dos Arquivistas do Estado do Pará – AAEPA.
    (2019-07-05) MARTINS, Marina Thyara Santiago; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383
    O associativismo consiste em congregar os profissionais e discentes da área e lutar de maneira efetiva pelos direitos da categoria perante a sociedade. Deste modo esta pesquisa teve como base o associativismo na área da arquivologia, apresentando as relações existentes entre as associações da área, além de identificar os métodos que devem ser utilizados e analisados para a criação de uma associação e a importância e as colaborações que ela pode efetuar para uma classe de profissionais. Considerando o movimento do associativismo e a relação que ele possui com a Arquivologia, buscou-se abordar nesta pesquisa o associativismo e seus aspectos gerais o associativismo e as associações da área da arquivologia e a criação da Associação dos Arquivistas do Estado do Pará – AAEPA e os aspectos relacionados a sua criação. O objetivo desta, além da criação da associação no Estado do Pará, é analisar as associações da área, apresentando suas características e de que forma elas atuam em suas respectivas regiões. O associativismo é de extrema importância para que uma classe saia do anonimato e ganhe visibilidade na sociedade. Com o levantamento feito nesta pesquisa, percebemos que as associações dos arquivistas existentes no Brasil, buscam dá representatividade para os profissionais, buscando sempre por melhorias, tanto para os profissionais, quanto para os que ainda estão em formação acadêmica. Concluímos que o associativismo tem ação significativa na área arquivística e sua implementação possibilita maior representatividade dentro e fora do Estado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Aspecto social do acesso e difusão do documento de arquivo para a promoção da cidadania
    (2022-05-10) SILVA, Gisele Lima e; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383
    A pesquisa objetivou identificar elementos que evidenciam o aspecto social da Arquivologia e Difusão do Documento de Arquivo e seu papel essencial na promoção da cidadania no Brasil por meio do acesso à informação. As reflexões em torno dos temas abordados buscam demonstrar a necessidade do profissional se atualizar frente às novas demandas e necessidades informacionais da sociedade. Com base no objetivo exposto, optou-se pela pesquisa bibliográfica em documentos das áreas envolvidas na pesquisa; de modo a identificar a interdisciplinaridade dos temas estudados, e entender a importância da adaptação da Arquivística ao contexto social no qual está inserida, a fim de atender a todos os seus usuários.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico
    (2022-10-26) MARQUES, Ariadne Pinto; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451
    Este trabalho está direcionado para a relação da Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico, com destaque para o papel da Universidade enquanto instrumento social. Como objetivo buscou-se mapear a produção acadêmico-científica em torno da temática utilizando-se da Revisão Bibliográfica Sistemática, descrita como um conjunto de procedimentos divididos em três fases: Entrada, Processamento e Saída. No protocolo inicial para desenvolvimento da pesquisa, definiu-se que seria realizada Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dentro da área temática, em idioma espanhol, seguindo as strings de busca elaboradas à partir das palavras-chave identificadas. Os resultados obtidos indicaram uma baixa produção bibliográfica em torno das temáticas abordadas. Sendo que tais resultados proporcionaram reflexões como a necessidade da Competência em informação no ensino superior mais precisamente no ensino de Arquivologia, tendo assim a sua inserção na atuação do arquivista de forma intrínseca principalmente devido ao meio tecnológico em que vivemos, onde a obtenção da informação flui rapidamente sendo necessário autonomia em saber lidar de forma ética no acesso, recuperação e organização da informação, agregado a outras habilidades relevantes ao perfil do arquivista contemporâneo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Documento, história e memória: educação patrimonial em arquivos permanentes: uma experiência extensionista em Arquivologia
    (2022-12-19) SILVA, Bianca Gondim da; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153
    Esta pesquisa busca relatar a experiência extensionista vivenciada no contexto do projeto de extensão “Documento, história e memória: educação patrimonial em arquivos permanentes”, vinculado à faculdade de Arquivologia da Universidade Federal do Pará. O projeto de extensão teve como principal finalidade promover o conhecimento e a valorização do patrimônio documental custodiado pelo Arquivo Público do Estado do Pará junto a estudantes da rede pública de ensino, por meio da educação patrimonial. Foram realizadas palestras, exposições de documentos históricos e visita guiada ao Arquivo Público do Estado do Pará junto a estudantes das escolas Dom Pedro I, Eunice Weaver, Dr. Freitas e João Carlos Batista. Conclui-se que o projeto atingiu seus objetivos, cumprindo o papel da extensão universitária ao disseminar os saberes produzidos na universidade em uma perspectiva dialógica com a comunidade escolar atingida.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo de viabilidade para construção de uma realidade virtual para o Arquivo Público do Estado do Pará
    (2024-04-17) FERREIRA, Luiz Carlos Lourinho; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582
    Os arquivos, bem como seus acervos, podem se beneficiar da Realidade Virtual como forma de disseminação. De forma especial, os museus se destacam no uso desta tecnologia para aproximar o público do acervo, algo que pode ser também relacionado aos arquivos. Especialmente em localidades distantes dos grandes centros urbanos, a Realidade Virtual pode ser fator-chave para a inserção estas populações no circuito cultural e científico - contexto que o estado do Pará está inserido não só pela sua dimensão geográfica, mas também pela dificuldade de trânsito, devido à boa parte de seu território ser formado pela Floresta Amazônica. Apesar de os acervos da capital Belém serem de fácil acesso - por se tratar de uma região metropolitana – se deve considerar o tamanho continental do país, fazendo o custo de trânsito entre as regiões algo impeditivo ou dificultoso aos pesquisadores e, principalmente, estudantes brasileiros. O objetivo da pesquisa é realizar um estudo de viabilidade para propor um modelo preliminar de estrutura para a criação de um ambiente virtual similar ao físico de uma instituição arquivística que permita ao usuário experienciar uma simulação da realidade. O universo de pesquisa estudado são as instituições arquivísticas e suas inserções no ambiente virtual. Como amostra, demarcou-se o Arquivo Público do Estado do Pará para estrutura física. Para ambientes virtuais, pesquisou-se a possibilidade de uso de dispositivos de Realidade Virtual e modelos já disponíveis aplicados em outros espaços virtuais. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Quanto aos objetivos, é descritiva com procedimento de pesquisa exploratória e está dividido em três etapas. A primeira traz um levantamento de características de espaço físico com o objetivo de definir as características do ambiente do Arquivo Público do Estado do Pará. Na etapa seguinte, analisam-se estudos computacionais sobre Realidade Virtual, uso de software e hardware, formas de interação, imersão e envolvimento do usuário, o ambiente 3D e sua integração com o mundo virtual - todo o sistema que um local físico poderia implementar. Na terceira etapa, debate-se a possibilidade de criação e a inserção de um arquivo virtual, utilizando procedimentos tecnológicos delimitados na segunda etapa. Os resultados demonstram que, apesar de poucos estudos deste tipo de aplicação, o Arquivo Público do Estado do Pará pode, em princípio, aplicar a Realidade Virtual por meio do uso de uma câmera de 360º, transformando as capturas em um vídeo não interativo em plataformas de divulgação online. Em um segundo momento, poderá utilizar as capturas para a construção de ambientes interativos. Conclui-se que é ainda um processo preliminar e carece de estudos que se debrucem na aplicação da Realidade Virtual nestes ambientes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A formação do profissional arquivista: a competência em informação no currículo do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará.
    (2018) FERREIRA, Elenice Janaú; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451
    O objetivo da presente pesquisa foi investigar a presença de preceitos da Competência em Informação no currículo do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, configurada pelo desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico, cujo objetivo abarcou um aprofundamento nas temáticas: arquivologia, competência em informação, educação universitária e formação profissional. O âmago da pesquisa concentra-se no desenvolvimento de um Estudo de Caso, cujas evidências foram coletadas pela pesquisa documental e pela aplicação de Questionários aos Diretores da Faculdade de Arquivologia. A análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) evidencia diversos elementos que caracterizam as categorias da CoInfo. A investigação descobriu que o currículo do curso apresenta uma disciplina com a temática Competência em Informação, entretanto esta não é suficiente para que o discente se aproprie dos preceitos, considerando que a disciplina não foi planejada para o contexto da Arquivologia. Espera-se que esta pesquisa seja capaz de provocar uma reflexão sobre a necessidade de readequação e atualização da disciplina “Leitura e Competência Informacional” ou formulação de uma nova disciplina adequada ao fazer arquivístico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mapeamento das informações arquivísticas e documentos arquivísticos produzidos pelo governo federal no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil
    (2022-10-19) FEITOSA, Amanda Yvaloo Brasil; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451
    Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, combinada à pesquisa bibliográfica e à pesquisa documental, com o objetivo de mapear as informações arquivísticas e documentos arquivísticos produzidos pelo governo federal no contexto da pandemia de COVID-19 no Brasil. Identifica a incidência de processos de desinformação a partir de informações e documentos arquivísticos produzidos pelo governo federal, verificando como os sujeitos se apropriam, atribuem valores e disseminam essas informações. A pesquisa justifica-se pela relevância das discussões que aproximam a Arquivologia de temas emergentes como a Competência em Informação, a Competência Crítica em Informação e os estudos críticos em geral, considerando que tais estudos estão direcionados às questões sociais, históricas, econômicas, políticas e culturais, elementos essenciais quando se discute o acesso à informação - foco das ações arquivísticas. Informações e documentos arquivísticos governamentais podem se configurar como peças essenciais em processos de desinformação que não são manifestados apenas por meio de informações falsas, podem se configurar como distorções ou partes da verdade, informação descontextualizada, fragmentada, manipulada, retirada de sua historicidade, tendenciosa, que apaga a realidade, distorce, subtrai, rotula ou confunde (BRISOLA; BEZERRA, 2018, p. 3319). Diante do atual cenário político-econômico brasileiro e mundial, observa-se a criação, distorção e disseminação de informação, geralmente associada ao surgimento e ascensão de líderes e grupos com discursos antidemocráticos. Nessa perspectiva, é urgente aproximar as discussões arquivísticas a dos fenômenos informacionais e das alternativas que visam minimizar seus efeitos potencialmente prejudiciais no contexto da construção e preservação do patrimônio informacional (FURTADO; SANTOS; SANTOS, 2022). Portanto, a Competência em Informação é relevante tanto para os estudantes e profissionais da informação quanto para os cidadãos desenvolverem sua aprendizagem e senso crítico, a fim de compreender e interpretar as informações, independente do contexto em que elas sejam utilizadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Perspectivas gerais sobre a preservação digital: uma abordagem a partir dos documentos digitais
    (2024-06-14) CABRAL, Igor Eduardo da Costa; TENAGLIA, Mônica; http://lattes.cnpq.br/2126481201660872; https://orcid.org/0000-0002-5537-0143
    A pesquisa discute a preservação digital sob a perspectiva dos documentos de arquivo nato digitais e digitalizados em suas evoluções tecnológicas, considerando que tal recorte é necessário para delimitar a problemática da preservação digital na Arquivo-logia. Nesse aspecto, o objetivo geral consiste em apresentar as estratégias de pre-servação digital na ótica dos documentos de arquivo nato digitais e digitalizados. Para satisfazer ao objetivo geral, foram realizados os dois seguintes objetivos específicos: O primeiro consistiu em conceituar os documentos digitais e o segundo se deu em descrever as estratégias de preservação digital. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de caráter não estruturado com a abordagem de obras de autores con-vergentes acerca da temática, encontradas em bases de dados como Google Acadê-mico, SciELO e BRAPCI. Os resultados obtidos relacionam a aplicabilidade das estra-tégias de preservação digital e seus desdobramentos em cada contexto tecnológico tendo em conta a sua contribuição histórica para a memória e a possibilidade de o produto ser disponibilizado a baixo custo e fácil acesso ao usuário final. Por fim, con-clui-se que apenas a adoção de uma estratégia de preservação não é suficiente para o contento da preservação digital; dessa forma, estimula-se o aprimoramento de sof-twares de código livre para a preservação digital objetivando a redução de custos e ampla utilização pelas comunidades virtuais
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