Navegando por Assunto "Aprendizagem inclusiva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A atuação do professor no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: estratégias e desafios(2024-06-27) LOBATO, Pricila Pastana; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471A alfabetização é fundamental para o desenvolvimento educacional, e os professores tem papel crucial nesse processo. O artigo busca atender as necessidades individuais dos alunos e fomentar um ambiente de aprendizado inclusivo, investigando estratégias pedagógicas e didáticas eficazes. A pesquisa focou na análise da prática dos professores no ensino de leitura e escrita para crianças com dificuldades de aprendizagem, destacando as estratégias adotadas e os desafios enfrentados. Utilizando uma abordagem qualitativa embasada em teorias educacionais, o estudo empregou entrevistas estruturadas como método de coleta de dados, destacando a interpretação das respostas para avaliar a eficácia das estratégias implementadas. Os resultados deste trabalho proporcionaram compreendes significativas sobre como os professores enfrentam e superam os desafios ao ensinar alunos com dificuldades de aprendizagem, além de identificar ações para aprimorar as estratégias de ensino. Essas descobertas não apenas promovem uma compreendo mais profunda dos métodos educacionais eficazes na alfabetização, mas também servem como uma base para aprimorar futuras formações docentes, visando melhorar a qualidade da educando e promover uma sociedade mais inclusiva e equitativa, onde todas as crianças tenham igual oportunidade de desenvolver suas habilidades de leitura e escrita.