Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Aprendizagem e ensino"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Da resiliência ao protagonismo: relatos da trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu/PA
    (2023-01-23) OLIVEIRA, Lindraci Pardim de; PONTES, Dienne Marly de Souza
    A presente pesquisa aborda as práticas pedagógicas através da trajetória de vida de uma educadora do município de Anapu, visando responder o seguinte questionamento: história de vida de um educador pode apresentar significações importantes para sua formação e atuação profissional? Tendo como objetivo especifico, refletir sobre a construção desses saberes docentes, bem somo se esses refletem a pratica de sala de aula. Acredito na relevância do tema para a comunidade em geral, haja vista que a pratica pedagógica adotada pelo educador, são de fundamental importância para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem do educando. Desta forma, para contemplar a temática utilizarei o gênero acadêmico memorial, pois é gênero cientifico que permite e oportuniza o sujeito a se conectar com os fatos e lembranças e a resgatar memórias e vivencias passadas, possibilitando ao autor refletir sobre suas conquistas e traçar objetivos. Para fundamentar teoricamente este trabalho buscou-se em Tardif (2005) que fala sobre as influencias sociais e profissionais que somadas as teorias adquiridas no decorrer de sua formação, resultarão na prática que adotará em sala de aula. Em Freire (1986) que enfatiza a necessidade de uma reflexão crítica sobre a prática educativa, sem a qual a teoria pode se tornar apenas discurso e a prática uma reprodução alienada, sem questionamentos. Esta dividido em cinco capítulos estruturados através da minha história de vida. Para finalizar estarei tecendo as considerações acerca dos resultados obtidos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA