Navegando por Assunto "Aprendizagem de matemática"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicativos computacionais para o ensino de matemática(2011-12-16) SILVA, Wilton Cesar Nascimento da; FURTADO, Alfredo Braga; http://lattes.cnpq.br/3834872074006666Este trabalho consiste em desenvolver um aplicativo computacional em linguagem de programação Java, para o apoio ao ensino de matemática. Trabalhos correlatos são descritos ao longo do texto. Como exemplo, são apresentados resumidamente as funcionalidades dos software. São comentados exemplos de como o professor poderia utilizar os softwares no ensino de matemática. Em seguida é apresentada a especificação de requisito do software Sispemath – Sistema para o ensino de matemática, e uma breve especificação de análise e projeto e as descrições das funcionalidades do sistema. Há exemplos e comentários da utilização do Sispemath, informando ao usuário detalhes da utilização. O código Java do protótipo encontra-se no apêndice A.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem de matemática na perspectiva da neurociência: um panorama de pesquisas dos últimos anos para compreender os processos neurais envolvidos na aprendizagem de matemática(2024-02-28) ANDRADE, Roniely Araújo Balacol; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O ensino de matemática na perspectiva da Neurociência cognitiva é um tema que vem ganhando relevância nas últimas décadas e gerando impactos na literatura, sendo uma área que estuda o sistema nervoso central aplicada ao ensino que visa compreender como ocorre a aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre as contribuições da Neurociência no entendimento dos principais aspectos e regiões cerebrais envolvidos na aprendizagem de matemática. A pesquisa se justifica pelo fato de ao compreender melhor os processos neurais envolvidos na aprendizagem de matemática, os educadores poderão desenvolver estratégias alinhadas às características naturais do cérebro. Utilizamos uma abordagem qualitativa de tipo bibliográfico pelo fato de permitir uma ampla revisão da literatura sobre o tema de interesse, trazendo as principais abordagens, métodos e resultados encontrados pelos autores estudados. As pesquisas do corpus demostram os preceitos da Neurociência na perspectiva da aprendizagem, considerando o cérebro como o lugar onde acontecem as mudanças para a aprendizagem. Além disso, a Neurociência aplicada à educação não se mostra uma nova pedagogia para substituir as existentes e nem a solução para todos os problemas da aprendizagem, mas agrega ainda mais cientificidade e embasamento às teorias pedagógicas existentes.