Navegando por Assunto "Aprendizagem - Avaliação"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da aprendizagem no plano de ações articuladas (2007 – 2011) no estado do Pará(2018-08-24) OLIVEIRA, Ana Francinely Ferreira de; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva; http://lattes.cnpq.br/6279228695466400Este estudo teve como tema a Avaliação da Aprendizagem no Plano de Ações Articuladas (PAR), no período de 2007 a 2011, no estado do Pará, normatizado a partir do decreto 6.094/2007, que é articulado ao Plano de Metas Compromisso Todos pela educação – PMCTE, bem como pelo Plano de Desenvolvimento pela educação - PDE. Dessa forma, objetivamos analisar como a Avaliação do Ensino e Aprendizagem está caracterizada no Plano de Ações Articuladas – PAR 2007 a 2011, nos município de Altamira, Barcarena, Belém, Cametá e Castanhal. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivos específicos: 1) Identificar o modelo de avaliação enfatizado no PAR 2007-2011; 2) Destacar a relação entre o PAR, a avaliação da aprendizagem e qualidade educacional; 3) Compreender como a avaliação de larga escala escolar é caracterizada no PAR nos municípios estudados.Neste viéis, a questão norteadora da pesquisa tem como fio condutor compreender em que medida a avaliação da aprendizagem, conforme o PAR 2007-2011, dos municípios pesquisados, está articulada à avaliação em Larga Escala, que tem o IDEB como termômetro da qualidade educacional? Metodologicamente, o trabalho tem com caráter a abordagem qualitativa. O estudo documental foi escolhido pela necessidade de realizar levantamentos de documentos como o Diagnóstico e relatório do PAR 2007-2011, assim como o Decreto de nº 6.094 referente ao PDE e PMCTE. A pesquisa também se caracteriza como um estudo de caso por explorar peculiaridades existentes na totalidade dos aspectos do objeto de estudo. O instrumento utilizado foi à entrevista estruturada, por viabilizar ao entrevistado mais liberdade para discorrer acerca do tema proposto. Neste caso, as entrevista foram realizadas com integrantes das Secretarias Municipais de Educação, nos respectivos municípios do estudo. Além disso, a investigação teve como arcabouço teórico autores como Dias sobrinho (2013), Luckesi (2002), Eustáquio Romão (2008), Léa Depresbiteris (1989), Chirinéa (2010) dentre outros, nos quais deram suporte a pesquisa. E, por fim, as considerações evidenciam que o IDEB é considerado pelo governo como o principal medidor da qualidade educacional, de modo que este indicador está atrelado à política do PAR e, esta relação é evidenciada na terceira dimensão referente as práticas pedagógicas e avaliação, que atende as concepções avaliativas de resultados observado no Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos avaliativos no ensino da matemática(2019-12-02) BENJAMIM, Sâmia Costa; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Esta pesquisa traz como temática o estudo da Avaliação da Aprendizagem, tendo como foco os métodos e os instrumentos avaliativos utilizados no ensino das disciplinas de Matemática. A avaliação implementada na atualidade, de cunho classificatório precisa ser modificada, para que se cumpra o real papel da avaliação escolar, de melhorar a qualidade da educação, fazendo-se necessário debater sobre a importância de avaliar a aprendizagem. Dessa forma, a pesquisa realizada é de natureza básica, analítico-descritiva, utilizando de procedimentos bibliográficos e observacionais e, com o objetivo de analisar métodos e instrumentos utilizados por professores de Matemática para avaliar a aprendizagem de estudantes do Ensino Médio em uma escola pública do município de Castanhal/PA. As informações foram constituídas por meio de um roteiro de entrevistas com questões semiestruturadas realizada com 4 professores de Matemática e de questionários com questões semiestruturadas e de múltipla escolha aplicado a 79 estudantes do Ensino Médio de uma escola da cidade de Castanhal no estado do Pará. Após a análise dos dados obtidos, constatamos que tanto os professores quanto os estudantes que participaram da pesquisa, não acreditam que um único período avaliativo seja suficiente para determinar se ocorreu ou não o aprendizado e, que mudanças deveriam ocorrer nos atuais métodos utilizados para avaliar, deixando de ser compreendido como um período, para ser visto como um processo contínuo e permanente. Conclui-se que se faz necessário fomentar debates sobre Avaliação da Aprendizagem desde o processo de formação inicial de professores, para que mudanças ocorram nos métodos avaliativos e que essas alterações possam ser postas em prática com o intuito de melhorias na qualidade da educação para todos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da aprendizagem: uma análise das técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no município de Ananindeua/PA(2018) CALDEIRA, Adrielle Nayara Mendes; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492O presente Trabalho de conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo analisar as técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no Município de Ananindeua/PA. Trata-se de uma pesquisa de campo, norteada pelos pressupostos metodológicos do estudo de caso, no âmbito da abordagem qualitativa de pesquisa. Para a coleta de dados utilizou-se da entrevista estruturada realizada com as educadoras de duas turmas distintas da educação infantil e da observação do trabalho de ambas em sala de aula. O estudo tem como principais fundamentos teóricos os pensamentos de Ana Maria Saul (1991), Cipriano Luckesi (1998), Jussara Hoffmann (2000), Léa Depresbiteris (1989) e Josiane Santos(2010), todos apresentam concepções sobre avaliação da aprendizagem e como esse tema deve ser trabalhado em sala de aula. Por meio deste estudo foi constatado que, em determinados momentos as educadoras da escola pesquisada não relacionam a sua prática com a teoria, apenas realizam atividades avaliativas aleatórias que não têm a finalidade de educar ou de ampliar o conhecimento da criança. Deste modo, a prática da avaliação na Educação Infantil na escola pesquisada dispõe de várias modalidades e instrumentos capazes de orientar o professor nesta etapa, cabendo ao mesmo decidir qual melhor se aplicará aos educandos. Portanto, o professor torna-se o principal mediador dessa aprendizagem e da avaliação, uma vez que a avaliação é necessária porque o auxilia em sua prática educativa.