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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Afetividade como dimensão do processo de ensino/aprendizagem: contribuições para o ensino dos anos iniciais em São Miguel do Guamá - PA(2018-10-04) ARRUDA, Monica dos Reis; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições da afetividade no processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais em uma escola de São Miguel do Guamá. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2001) com princípio e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do estudo (GIL, 2008). Para a produção dos dados foi utilizado a entrevista estruturada com questões fechadas e abertas (SEVERINO, 2007), com três professores. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise categorial temático, segundo Bardin (1977) e Franco (2008). Os autores de referência utilizados nesta pesquisa foram Henri Wallon, Claudio Saltini, Antônio Eugenio Cunha, Gabriel Chalita entre outros. A mesma aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Sátiro, na sede do município de São Miguel do Guamá-PA. O resultado da pesquisa demonstra que os professores entrevistados reconhecem a importância e contribuições da dimensão afetiva no processo de ensino/aprendizagem, além de identificarem as relações afetivas no contexto escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Afetividade e suas implicações no processo de ensino e de aprendizagem em um centro de educação infantil no município de Castanhal (PA): uma análise a partir dos discursos docentes(2018-12-28) BRAZÃO, Ida Conceição de Nóvoa; FARIAS, Rubenixson Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/8419045279072945A presente pesquisa tem como tema central Afetividade e Suas Implicações no Processo de Ensino e de Aprendizagem em um Centro de Educação Infantil no Município de Castanhal (Pá): uma análise a partir dos discursos docentes. Nesse sentido, a minha pesquisa teve como objetivo principal abordar a importância da relação afetiva e entender como essa relação pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem, considerando as teorias de alguns pesquisadores que muito contribuem nesse processo como Henri Wallon, Lev Vygotsky, Paulo Freire, Celson Antunes, Augusto Trivinos, Eugênio Cunha, entre outros. Para realizar nossa investigação, dispomos da pesquisa qualitativa, através de entrevista semiestruturada com duas professoras do segmento da educação infantil na faixa etária de quatro e cinco anos que fazem parte do referido CMEI Benedito Rufino em Castanhal. A análise e discussão dos dados construídos ao longo de minha pesquisa mostraram que tais reflexões contribuem significativamente para que esses profissionais voltem o seu olhar para o educando, deixando um pouco de lado a pressa em querer desenvolver os conteúdos para o cumprimento de metas e estatísticas e passem a observar a educação como algo mais amplo onde se constrói as relações humanas, onde educador e educando tem a oportunidade de se relacionarem quer seja com um olhar, quer seja com um abraço ou gesto de carinho. Diante do exposto evidencia-se que a afetividade contribui de forma efetiva para o desenvolvimento afetivo, social e não apenas o cognitivo como elementos fundamentais no desenvolvimento da criança como um todo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise da aprendizagem dos componentes curriculares - Latim I e II: um estudo de caso do curso de Letras – Português da Universidade Federal do Pará(2022-02-14) DIAS, Dhemiff Quaresma; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860O ensino do Latim faz parte do eixo teórico curricular do curso de Letras com Licenciatura em Língua Portuguesa no Ensino Superior da Universidade Federal do Pará. Neste contexto, este trabalho busca analisar as dificuldades de aprendizagem encontradas pelos discentes dentro dos parâmetros deste componente curricular. A pesquisa foi conduzida através de um questionário individualmente disponibilizado por um link online de maneira a identificar esses entraves para os discentes da UFPA que cursaram o componente Latim.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de eixos e indicadores de alfabetização cientifica no Clube de Ciências prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz(2017-12-05) SANTIAGO JUNIOR, William Ramos de; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729O presente estudo tem como propósito analisar quais as evidências da Alfabetização Científica entre alunos participantes do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”, durante o desenvolvimento de uma atividade experimental na qual foi utilizada um experimento envolvendo a utilização de um balde com água, copo e papel. O mesmo surgiu através da reflexão do pesquisador durante suas experiências pessoais atuando como professor-monitor no Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”. Para a realização do estudo, utilizamos uma aula de aproximação com a realidade em um sábado, em relação às argumentações dos sujeitos da pesquisa, procuramos identificar os eixos e indicadores de Alfabetização Cientifica, proposto por Sasseron (2008). O presente estudo possui uma Abordagem Qualitativa, para a coleta dos dados utilizamos vídeo e áudio gravações, além da transcrição dos vídeos e áudios. O experimento foi realizado com 22 alunos, porém apenas 4 manifestaram argumentos que contribuíam com nosso objetivo, sendo dois alunos do 5º ano e dois do 6º ano. Durante o desenvolvimento da pesquisa, constatamos que desde o primeiro momento, se fez presente a presença dos eixos estruturantes e indicadores de Alfabetização Científica, na qual o eixo mais presente foi a Compreensão das relações entre conhecimentos das Ciências, suas tecnologias, sociedade e meio ambiente, evidenciando que o Clube de Ciências está contribuindo para o processo de Alfabetização Cientifica dos participantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A aprendizagem através de atividades lúdicas na educação infantil da escola municipal de educação infantil Rosa Maués Carvalho(2018) SILVA, Kátia Regina Cardoso da; VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891O presente estudo tem como principal objetivo investigar a importância das atividades lúdicas na aprendizagem da criança e mostrar que o lúdico é importante na Educação Infantil. A pesquisa foi elaborada um questionário com seis perguntas, que foram aplicadas em três professoras que atuam na Educação Infantil. Através desta pesquisa foi possível mostrar o quanto o lúdico é importância para o desenvolvimento e a vida dessas crianças, que é um recurso didático indispensável nas práticas educativas. Sendo que essas atividades lúdicas nas instituições, ainda não estão como seu devido valor, mas com certeza é de grande importância para a aprendizagem, uma vez que grandes autores, entre eles Vygotsky, Piaget e Kishimoto, comprovam que a ludicidade é uma estratégia positiva para o processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil, pois enquanto a criança se desenvolve e se socializa ao mesmo tempo, desta forma, estão descobrindo seu papel na sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem da leitura em classes multisseriadas: os desafios da alfabetização(2018-11-21) SOUZA, Maria de Fátima do Vale; SILVA, Paulo Lucas da; http://lattes.cnpq.br/9416262645462548No atual contexto educacional brasileiro, muito tem se discutido a respeito de uma educação efetivamente voltada para as pessoas do campo. Assim, o presente trabalho tem como objetivo discutir a relação do processo de aprendizagem da leitura nas classes multisseriadas, a partir de uma experiência em uma escola rural, e da leitura de autores que vem aprofundando discussões referentes ao tema deste estudo. As classes multisseriadas são caracterizadas por apresentarem um único professor para atender alunos de diferentes idades e várias séries no mesmo espaço, e são predominantes na Zona Rural. Essa modalidade de ensino apresenta algumas deficiências como uma escassa formação dos profissionais que atuam nessas classes, e ainda, a escassez de políticas públicas voltadas para atender à essa população. Feita dentro campo, mas não para o campo, as práticas pedagógicas nessas classes não condizem com a realidade daqueles alunos, uma vez que os conteúdos aplicados estão distantes da realidade em que vivem. Atuar nessas classes em meio a tantas dificuldades é um verdadeiro desafio para os educadores, que, muitas vezes, sentem as angústias de não cumprirem com êxito seu papel diante da ausência de apoio pedagógico administrativo necessários para sua prática docente. Nesta perspectiva, o presente trabalho faz algumas considerações sobre a necessidade da implementação de políticas públicas eficazes que contribuam para a aprendizagem dos indivíduos ali inseridos, afinal, são grandes os índices de analfabetos e semianalfabetos presentes naquela população, e que ainda desconhecem a importância da leitura como um dos primeiros passos para as mudanças da sua realidade. Com relação à metodologia foram feitas várias pesquisas bibliográficas buscando alguns autores que abordassem a temática apresentada, portanto, caracteriza-se como qualitativa. Tem-se ainda, um relato pessoal, o que a define também como um relato autobiográfico. O trabalho teve como objetivo geral compreender quais fatores interferem na aquisição da aprendizagem quanto à leitura em classes multisseriadas da zona rural de Igarapé – açu. Com relação aos objetivos específicos buscou - se investigar como as famílias colaboram para que haja um bom desempenho do aluno nesse tipo de classe; refletir sobre a educação no campo, bem como a realidade que ali existe; e ainda, relatar as dificuldades do professor frente às necessidades desses alunos. Autores como Hage, Caldart, Oliveira, Waldemar, e ainda documentos oficiais do MEC, como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Projeto Base do Programa Escola Ativa e os Parâmetros Curriculares Nacionais, entre outros, serviram para fundamentar a análise sobre a educação no campo, e as dificuldades no processo de aquisição da leitura pelos alunosVII das classes multisseriadas. Através do estudo, constatou-se que fatores como a ausência de políticas públicas, o pouco interesse dos pais pela educação de seus filhos e a ausência de uma estrutura pedagógica administrativas eficazes interferem diretamente no processo da aprendizagem da leitura. E, ainda que, para que o aluno apresentar um bom desempenho são necessários além de ações governamentais, o apoio da família e a dedicação dos profissionais presentes em sala de aulaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem da matemática no projeto aprender mais no ensino médio: um recorte de uma escola municipal da zona rural de Bragança-PA(2023-06-29) ALENCAR, Maria Izaila Pimentel; ALBUQUERQUE, Marcos Lázaro de Souza; http://lattes.cnpq.br/6632165634925053; https://orcid.org/0000-0002-2113-7845O presente trabalho busca demonstrar a aplicação do Projeto Aprender Mais em uma escola estadual de Ensino Médio na zona rural do município de Bragança-PA, voltado para o ensino da Matemática. O projeto foi posto em execução por acadêmicos do curso de Matemática da Universidade Federal do Pará e tinha como objetivo auxiliar os alunos com dificuldades de aprendizagem em Matemática em escolas públicas previamente selecionadas. Trata-se de um trabalho qualitativo descritivo que visa demonstrar um resumo das dificuldades de aprendizagem através da história relacionando com as dificuldades encontradas pelos estagiários e alunos em se adaptarem ao projeto assim como as dificuldades enfrentadas no cotidiano dos mesmos e que se refletem no aprendizado da disciplina. O trabalho mostra também as dificuldades de se implantar um projeto em escola pública devido a imposição de dificuldades logísticas impostas pela própria comunidade escolar e pelo sistema de ensino atual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky.(2017) VIEIRA, Leneane Ribeiro; SILVA, Tânia Suely NascimentoEm nossos dias cada vez mais vemos alunos desmotivados em uma sala de aula, a escola parece um castigo a eles, cada informação, ensinamento passa depois da prova, isso é, se passarem na prova. Então o que vemos no cenário atual são alunos fazendo a obrigação de ir até a escola e o professor “depositar” conhecimento. Simples assim. Pelo menos parece, não é verdade? Não. Não é verdade. O que a escola não tem acordado é que que a motivação do aluno se dá pela intervenção escolar, com espaços de interação, mediadas pelo professor no para que esse aluno possa alcançar seu potencial. Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais as reais possibilidades de metodologias de ensino são mais adequadas para estimular a motivação da aprendizagem na escola. A pesquisa é bibliográfica, baseada na análise de conteúdo do livro de Marta Kohl, “Desenvolvimento e Aprendizagem: um olhar a partir de Vygotsky” onde trago também alguns “recortes” do livro de Rubem Alves “A escola que sempre sonhei, sem imaginar que pudesse existir” tendo como caráter qualitativo. E após a pesquisa entende-se que segundo Vygotsky, é de suma importância utilizar estratégias de ensino baseadas em sua linha de pensamento, onde se é possível utilizar todos os processos que de fato dão base para que se tenha uma aprendizagem significativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Apresentação do modelo de ensino aprendizagem Peer Instruction para ser aplicado na graduação em Odontologia(2018-08-21) SANTOS, Priscila Carvalho dos; PESSOA, Oscar Faciola; http://lattes.cnpq.br/9576667373951387Considerando o perfil dos estudantes da atualidade, este trabalho apresenta uma proposta para elaborar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem da graduação em Odontologia, valendo-se da metodologia ativa, chamada Peer Instruction (PI). O PI promove uma compreensão crítica dos temas estudados pela interatividade entre os participantes e pela exigência de se tornarem corresponsáveis pelo êxito da aprendizagem. Associada ao uso de tecnologias que permitem o acesso à internet, a metodologia atrai atenção dos estudantes pela agilidade nos testes potencializando o interesse. A avaliação proposta é referente ao desempenho do processo de aprendizagem, assim como da percepção dos alunos sobre o método. O modelo de avaliação permite a sua aplicação em qualquer elemento curricular do Curso de Odontologia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A articulação docente na valorização dos conhecimentos prévios: uma abordagem a partir das contribuições de Piaget, Ausubel e Freire(2018-12-28) GUIMARÃES, Maria do Socorro da Silva; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473A presente pesquisa trata-se de um trabalho de conclusão de curso e visa investigar as contribuições de Piaget, Ausubel e Freire na construção do conhecimento advindo da escola, a partir da valorização dos conhecimentos prévios bem articulados pelos docentes. Discuti como se dá essa construção na visão desses autores e qual o papel do professor nesse processo. Serão também apontadas algumas diferenças entre o ensino tradicional e o ensino construtivista, analisando alguns contrapontos estabelecidos durante a pesquisa em uma escola de Ensino Fundamental no município de São Francisco do Pará. Optou-se pela abordagem qualitativa e tem como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Como resultado, destaca-se: que os professores precisam articular melhor tais conhecimentos em seus planejamentos para uma aprendizagem significativa dos alunos, apesar de saberem de sua importância.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ato de estudar: a escola e o ensino aprendizagem na percepção de alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Castanhal/PA(2019-07-15) SOUSA, Renata Gabriele Ramos de; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492A educação escolar tem um papel fundamental para o desenvolvimento do ser humano, e através de mudanças sociais, políticas e culturais, os modelos educacionais sofrem modificações a fim de adequar-se ao momento em que se encontra. Considerando isto, a presente pesquisa de campo discute a percepção de alunos do 1° do ensino médio de uma escola pública de Castanhal-PA acerca do ato de estudar, da escola e o processo de ensino e aprendizado. Analisa através dos dados coletados a percepção que os alunos têm a respeito de sua escolarização, considerando a realidade da escola em questão assim como o contexto partícipe. O estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa de pesquisa, sendo orientado por meio dos princípios e procedimentos da pesquisa de campo, do tipo descritivo. Utiliza-se para a coleta de dados a técnica de entrevista estruturada. O objeto de estudo é analisado tendo como referência as produções teóricas que discutem o campo educacional, com destaque para as obras de: Brandão (2001), Freire (1991) e Nóvoa (1995), além de outras referentes a este campo de estudo. Os resultados apontam de acordo com a percepção dos estudantes, que escola é tida como um local para aprendizagem, sendo referência principal na busca por novos conhecimentos dos jovens em questão, além disso, para muitos, os estudos significam a garantia de um futuro melhor. Outra questão importante é a necessidade de uma transformação escolar, no sentido de promover uma educação que corresponda às demandas atuais, assim como está contextualizada a realidade investigada.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação da aprendizagem e a perspectiva da educação inclusiva: uma revisão sistemática de literatura(2021-01-22) CUNHA SOBRINHO, Pamille da; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314; https://orcid.org/0000-0001-9134-3858O texto apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura que contou com análise de artigos sobre avaliação da aprendizagem e sobre avaliação na perspectiva da educação inclusiva. O estudo incluiu a análise de 16 artigos, selecionados a partir de uma consulta ao banco de dados do Scielo. Os critérios para a escolha dos artigos foram à presença das palavras-chave: aprendizagem, avaliação e atendimento educacional especializado, sendo excluídos os artigos que não correspondiam aos critérios de seleção. Dessa forma, a partir do referido levantamento, o procedimento seguiu o caminho metodológico: resumo, descrição das pesquisas e comparação dos estudos, identificando os sujeitos da pesquisa, a metodologia e os resultados. A análise dos diferentes artigos evidencia que a avaliação, tanto dos alunos sem deficiência quanto dos com deficiência, é um processo em construção que requer a mudança e a melhoria de vários aspectos, com destaque ao aperfeiçoamento profissional dos docentes. Assim, as pesquisas indicam a formação continuada e a capacitação de professores e demais servidores da escola, como uma condição prévia para que ocorra, de fato, uma avaliação emancipatória e formativa, tão necessária a inclusão no âmbito escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências no 2° ano do ensino fundamental: perspectivas do docente(2017) BRITO, Ohana Cristiny Nakano; COELHO, Antonia Ediele de Freitas; MALHEIRO, João Manoel da SilvaDiscutir sobre avaliação dentro dos ambientes escolares torna-se necessário ao contexto educacional, pois, a prática pedagógica dos profissionais da educação está ligada ao desenvolvimento dos alunos, e para isso, é importante que a aprendizagem seja levada em consideração. Desse modo, a avaliação da aprendizagem escolar precisa ser observada com atenção, tanto aos métodos que vigoram nas instituições de ensino, quanto a percepção dos professores que estão lecionando e seus comportamentos mediante a situação de avaliar seus alunos. Este trabalho utilizou-se de referenciais teóricos que abordam sobre avaliação, como Luckesi (2008) e Bloom (1973). Para isso, se empregou a pesquisa qualitativa, compreendendo sobre a realidade em que vivem muitos docentes nas instituições de ensino, principalmente no que diz respeito ao seu trabalho avaliativo com alunos, mais especificamente na disciplina de Ciências que, por muitas vezes, é percebida como uma disciplina que os alunos gostam e se interessam. Dessa forma, o presente estudo objetivou investigar como ocorre a avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências em duas turmas de 2⁰ ano de uma escola do município de Castanhal/PA, através das perspectivas das professoras, que têm que lidar com o processo avaliativo de seus alunos, levando em consideração que as regras impostas pela escola devem ser seguidas. Por vezes, os conceitos de avaliação e verificação confundem-se dentro do cenário escolar, e a questão da aprendizagem acaba sendo esquecida. Porém, o professor, enquanto educador deve criar situações em que a aprendizagem possa ser, de fato, vivida e avaliada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos utilizados pelos docentes no 1º ciclo de alfabetização na EMEIF Gleba Pernambuco em Inhangapi-PA(2018-09-29) ALBUQUERQUE, Sandro Raimundo Belém de; AZEVEDO, Marcos Lobo de; http://lattes.cnpq.br/2707853818176197O trabalho “Métodos e Instrumentos utilizados pelos docentes no 1º ciclo de alfabetização na E. M. E. I. F. Gleba Pernambuco em Inhangapi -PA” é um tema de suma importância no contexto escolar, principalmente no primeiro ciclo de alfabetização do ensino fundamental. Diante dessa importância, o objetivo geral desta pesquisa é analisar os métodos e instrumentos que os professores da Escola Mun. Ens. Inf. e Fund. Gleba Pernambuco utilizam para realizar a avaliação da aprendizagem dos alunos do 1º ciclo de alfabetização. Os objetivos específicos são: conhecer como se dá a avaliação da aprendizagem no 1º ciclo de alfabetização e identificar que métodos e instrumentos de avaliação são utilizados pelos professores do primeiro ciclo de alfabetização. O trabalho consolidou-se por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada com os professores da referida escola dialogando com bases teóricas como: Jussara Hoffmann, Cipriano Luckesi, Celso Vasconcellos, Phillipe Perrenoud, dentre outros. Os resultados apontam que os métodos e instrumentos de avaliação utilizados pelos docentes no primeiro ciclo de alfabetização na E M E I F Gleba Pernambuco são as observações, atividades avaliativas e provas, mas que não são suficientes para acompanhar o desenvolvimento pleno dos educandos, pois segundo os autores citados no trabalho, os docentes precisam utilizar diversos instrumentos variados para obterem o diagnóstico, levando em consideração as diversidades na aprendizagem de cada educando. Entretanto, vale ressaltar que a avaliação ainda é um tema pouco discutido no âmbito da referida escola e que precisa ser trabalhado com formação continuada para os docentes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação da produção textual no material didático de Língua Portuguesa do Programa Brasil na Escola: a perspectiva de monitores(as) de instituições de ensino em Capanema, PA(2023-10-30) QUADROS, Andreia Queiroz; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Desenvolvido com o intuito de auxiliar a garantir a permanência e as aprendizagens de forma isonômica e na idade adequada, o Programa Brasil na Escola dirige-se a estudantes dos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas estaduais e municipais do país. Como parte da proposta do programa, o corpo docente é formado por monitores(as) voluntários(as) que ocupam funções administrativas e/ou pedagógicas. Ao atuar como docentes, esses(as) monitores(as) recebem um material didático personalizado, previamente elaborado a partir dos resultados de avaliações governamentais, de acordo com os níveis em que os(as) alunos(as) se encontram. O material didático de Língua Portuguesa fundamenta-se em uma concepção de língua, ensino e texto de base sociointeracional e compreende os eixos de leitura, oralidade, análise linguística e produção textual. Assim sendo, neste trabalho, objetivou-se verificar como algumas propostas de produção e avaliação textual estão apresentadas nesse material e quais são as perspectivas dos(as) monitores(as) voluntários(as) sobre o processo de produção textual no âmbito do programa, considerando o contexto educacional em que as práticas textuais se inserem na realidade das escolas estaduais e municipais onde atuam. Para o alcance desses objetivos, realizou-se um levantamento de dados por meio da aplicação de um questionário a três monitores(as) que atuam no Programa Brasil na Escola, em instituições de ensino diferentes da região de Capanema, PA, a partir da sua experiência com a utilização do material didático em sala de aula. Verificou-se que o material didático fornecido pelo programa referido, no eixo da produção textual, conflitua com as concepções de língua e texto adotadas e com as condições da estrutura escolar das instituições de ensino em que atuam os(as) monitores(as) respondentes do questionário de pesquisa e, dessa forma, encontram percalços na sua efetiva orientação e aplicação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de aprendizagem nas aulas de educação física do Instituto Federal do Pará Campus Belém(2019-12-18) CONEGUNDES, Lucas Araújo; GUEDES, Edna Leonor Reis; http://lattes.cnpq.br/9758946752814065Este estudo aborda a avaliação de aprendizagem realizada por professores de Educação Física do Instituto Federal do Pará Campus Belém a fim de entender a avaliação no contexto da educação física escolar. Os resultados obtidos nesta pesquisa, através de questionário e entrevista, evidenciam que a prática de alguns docentes sobre avaliação em Educação Física Escolar diverge em alguns pontos aos recomendados pela Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A prática de avaliação em Educação Física de forma classificatória que visa a aptidão física ainda pode ser identificada em algumas práticas docentes. Este estudo buscou analisar os métodos de avaliação que são utilizados pelos professores, interrelacionando os mesmos com os objetivos do processo de ensino-aprendizagem, debruçando seus pensamentos na perspectiva crítico-superadora da Educação Física, que visa uma avaliação onde o foco é a assimilação crítica do aluno sobre o conteúdo ministrado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação do uso do software educacional Gcompris: uma abordagem da interação humano-computador para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola pública de Castanhal/PA(2018-11-26) SILVA, Marcela Teixeira da; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; SOUZA, Daniel da Silva; http://lattes.cnpq.br/1256775312516047; https://orcid.org/0000-0001-5378-2737As ferramentas digitais tornaram-se grandes aliadas no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, nas disciplinas que demandam o conhecimento em matemática. Dessa forma, projetos que objetivam incentivar a utilização de tecnologias para apoiar a inclusão digital estão sendo utilizados em escolas da rede pública de ensino do nosso país. É o caso do Linux Educacional, fomentado pelo Ministério da Educação – MEC, como forma de minimizar a exclusão social e garantir o acesso à informação e outros benefícios tecnológicos. A partir de subsídios teóricos de Abreu (2010), Canny (2006), Gladcheff (2001), Nielsen (2012), Vigotsky (1987), entre outros, temos como objetivo desenvolver uma investigação acadêmica, de forma a analisar as transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico nas áreas de informação e comunicação na sociedade; possibilidades e desafios de uma educação acompanhada de tecnologias; a Interação Humano-Computador (IHC) para potencializar a relação de usuários e tecnologias educacionais na sala de aula. Para tanto, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, nos apropriamos de instrumentos de coletas de dados como a observação sistemática e questionários. Assim, realizamos um estudo de caso em uma escola municipal do município de Castanhal - Pará, localizado a 64 km da capital paraense, contrapondo processos educacionais tradicionais as atividades foram desenvolvidas por meio da ferramenta educacional GCompris. Nesse sentido, esta pesquisa pôde apresentar uma leitura docente favorável ao software educacional, bem como, desvelar sobre o diferencial positivo de desempenho dos educandos que tiveram momentos de aprendizagem via tecnologias educacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação escolar na E.M.E.F. Prof. Antonio Alves dos Santos(2018) BARROS, Sônia Mara; SOUSA, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/1089293183580986O presente trabalho destaca em tema a avaliação escolar e tem por objetivo refletir sobre de que maneira ocorre o processo avaliativo nas turmas de 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Antônio Alves dos Santos. Esta pesquisa tem como base referencial teórico sobre concepções de avaliação e dados coletados por meio de aplicação de questionário a professores e alunos da referida escola, no qual nos revela que todos os professores têm plena consciência da importância da avaliação crítica para a realização do seu trabalho, embora muitos não a desenvolvam de forma correta e planejada. Verifica-se na fala dos professores que os mesmos utilizam de diversos instrumentos avaliativos, sendo esta base para avançarem no ensino aprendizagem, porém através das falas dos alunos, percebese ainda uma prática voltada somente para provas bimestrais, onde o bom comportamento é o estímulo para boas notas, avaliando apenas o conhecimento memorizado. Conclui-se que há uma diversidade de pensamentos sobre avaliação entre professores e alunos, pois parece não haver um diálogo no momento de escolher os instrumentos avaliativos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brincadeiras de rua no processo de ensino e aprendizagem da educação física: um resgate das vivências dos alunos(2019-06-26) FREITAS, Keila de Souza; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330O objetivo do presente estudo foi verificar se as brincadeiras de rua, que fazem parte do cotidiano dos alunos, estão sendo utilizadas no processo de ensino e aprendizagem como metodologia para a aquisição de novos saberes. Participaram do estudo 07 professores de Educação Física da rede municipal de Castanhal, os quais ministram aulas nos anos iniciais do ensino fundamental, sendo 02 mulheres e 05 homens, com faixa etária média de 35 anos. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, onde o foi feito a captação do áudio de todas as entrevistas, sendo que para a análise dos dados obtidos foi utilizado a técnica de análise de conteúdo apresentada por Bardin (1977). Os resultados da pesquisa mostraram que os professores utilizam as brincadeiras, praticadas pelos alunos no cotidiano, no processo de ensino e aprendizagem e que valorizam esses conhecimentos adquiridos através das vivências dos alunos, os quais fazem parte de suas culturas. Podemos concluir que as brincadeiras de rua estão presentes no ambiente escolar, mostrando que existe uma preocupação por parte dos professores em relação a considerar as experiências dos alunos no processo de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O brincar como aprendizagem na educação infantil da escola municipal de educação infantil e ensino fundamental Santa Terezinha(2018) SANTOS, Mariani Corrêa dos; VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891O trabalho tem como objetivo analisar como os professores da educação infantil desenvolvem as atividades lúdicas no cotidiano escolar na escola santa Terezinha. Para realiza-lo foi elaborado uma pesquisa qualitativa, por meio de livros , sites e fontes que tratam sobre o tema pesquisado, buscando compreender o que alguns teóricos entendem sobre o tema: O Brincar como aprendizagem na educação infantil e ensino fundamental da escola Santa Terezinha, levando em conta utilização desses recursos didáticos no processo ensino aprendizagem da criança nesta fase da vida, neste sentindo, será analisado de que forma está sendo utilizada em sala de aula esses recursos didáticos, pois, sabemos que o ato de brincar é de fundamental importância a ser utilizada no dia-a-dia na vida da criança, para isso, precisa ter um objetivo educativo. Esses recursos didáticos precisam ser utilizados, principalmente, na educação infantil que é a primeira etapa da vida da criança, onde frequentemente a criança utiliza esses recursos didáticos e lembra de sua infância, por esse motivo é indispensável. Também irá ajudar a contribuir para o desenvolvimento da criança, por isso, esses recursos didáticos é de suma importância ser utilizado no âmbito educacional, mas também precisa ser vista, tanto para o educando como para o educador como uma forma de diversão, ensino e aprendizado. Também vem discutir como os educadores da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental santa Terezinha, utilizam suas práticas educacionais e como está sendo utilizada o lúdico no ambiente escolar; e de que forma contribui para a formação do sujeito. Com base na teoria de Vygotsky que diz que o homem é sócio- histórico, o resgate as transformações em que a criança passou e as teorias que afirmam a importância do lúdico para a aprendizagem do educando, também relata a importância de uma educação que contemple a ludicidade em sua prática. Portanto, a reflexão que nos repassa é que o homem se relaciona com os meios e sua produção, ou seja, com a sociedade que vive a partir de suas relações e contrações, a criança cria, assimila e aprende, por tanto, a formação e construção da criança depende muito do meio que ela está inserida. Por isso, essa pesquisa foi de fundamental importância e contribuiu, tanto para a escola proposta, crianças e professores quanto para a minha formação enquanto pessoa e profissional quanto educadora, levando a refletir que o brincar precisa ser pensado como um suporte de recursos didáticos como ensino-aprendizado, tanto para o educador como para o educando.