Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Approach method"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Métodos de abordagem e procedimentos: uma análise dos trabalhos de conclusão do curso em Pedagogia vinculado a Linha Trabalho e Infâncias do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho e Educação da Amazônia bragantina
    (2020-10-29) ROSA, Renata de Araújo; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    A pesquisa analisa os métodos de abordagem e procedimentos dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho e Educação (GEPTE) da Amazônia bragantina do Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará, defendidos entre 2017 e 2019. Compreende-se o campo teórico-metodológico como o conhecimento científico na definição de concepções, conceitos do tema estudado e método de abordagem na geração de uma epistemologia. A questão norteadora busca saber sobre o método de abordagem e procedimentos recorrentes em Trabalho de Curso da Linha Trabalho e Infância do GEPTE. A pesquisa é caráter documental e bibliográfica, do tipo de abordagem qualitativa combinando o procedimento de leituras críticas e a observação dos textos como fontes a fim de apontar informações relevantes sob o estudo com vista uma dada perspectiva epistemológica de pesquisas com crianças da Amazônia Bragantina. Assumimos nesta pesquisa o conhecimento como a produção de outro conhecimento do texto produzido. Os resultados revelam que os textos denominam várias abordagens metodológicas no diálogo com autores das Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas (Educação, História, Sociologia, Antropologia), recorrem ao uso da pesquisa interdisciplinar. Tratam de conceitos sobre a identidade negra, trabalho como princípio educativo, formação do pedagogo, currículo e monitoria e trabalho infantil e gênero. Os métodos utilizados foram diversificados, cada um texto mostra particularidades nas escolhas das técnicas, mas se aproximam no uso do painel, na observação participante, diário de campo, roda de conversa, divergem no uso de questionário e entrevista. O estudo conclui que os Trabalhos de Conclusão de Curso definem o método de abordagem e procedimentos em diálogos teóricos, se aproximam metodologicamente da abordagem qualitativa. Ainda, indica que é preciso outras observações sobre os textos, leituras críticas de Trabalho de Curso da Universidade Federal do Pará do Campus Bragança, em especial na Faculdade de Educação a respeito dos instrumentos de pesquisas, dos termos de consentimentos livres em pesquisas com crianças.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA