Navegando por Assunto "Application software"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Documentação de um aplicativo mobile para gerenciamento da entrega de relatórios de projetos universitários(2016-08-01) ROCHA, Paula Gisely de Oliveira; HARB, Maria da Penha de Andrade Abi; http://lattes.cnpq.br/9096423264882104A cada dia que passa usamos mais os nossos smartphones em tarefas que antes só podíamos realizar por meio de computadores ou de forma física em estabelecimento comercial ou de ensino. Tal realidade nos leva a crer que estes dispositivos são cada vez mais úteis e sendo assim é importante aproveitar ao máximo seus recursos. Neste contexto, após realizar revisão bibliográfica, buscar trabalhos correlatos e fazer pesquisas de campo através de entrevistas e questionários online, percebemos que é possível o uso de tal equipamento para auxiliar no andamento de projetos de pesquisa científica ou extensão universitária, pois existem várias tarefas a serem cumpridas por professores e técnicos pedagógicos que têm projetos aprovados desta natureza. Entre elas está o fato de que é preciso enviar relatórios periódicos sobre os projetos aos órgãos de regulação e fiscalização da área que são Pró-Reitoria de Extensão e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Pará. Por isso, neste trabalho propõe-se a documentação para um aplicativo em plataforma Android, capaz de emitir alertas que têm por objetivo lembrar o coordenador responsável por projeto, que ele precisa enviar determinado relatório dentro do prazo estipulado. Tal aplicativo se chamará Zakar, expressão hebraica que para nós significa lembrar. Com o desenvolvimento deste aplicativo e posterior uso dele, os prazos para envio da documentação já mencionada, não serão perdidos, visto que o aplicativo terá a tarefa principal de fazer com que o coordenador se lembre de que tem que cumprir com esta obrigação em tempo hábil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma proposta de aplicação de métodos de gamificação no ensino aprendizagem da disciplina de algoritmo(2019-07-01) BARBOSA, Leandro do Nascimento; SOARES, Elziane Monteiro; http://lattes.cnpq.br/1861043405161099Em muitos casos atrair a atenção das pessoas e motivá-las em suas tarefas diárias, principalmente, com intuito de aumentar a produtividade, tem sido um desafio perceptível no contexto industrial e ambiente acadêmico, pois as ações rotineiras tendem a causar desmotivação aos indivíduos. Diante dessa situação, têm surgido alguns estudos que utilizam a gamificação na educação e em processos empresarias visando suprir ou minimizar tais problemáticas. A gamificação foca na ideia de motivar ou melhorar o engajamento dos integrantes ao mesmo tempo em que desperta o prazer de se sentirem imersos a jogos, propiciando também fomentar a competição entre os participantes, objetivando a conquista de resultados e metas pré-estabelecidas. Considerando esse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de metodologia de ensino-aprendizagem para a disciplina de algoritmo do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Pará, campus Castanhal, com a utilização de elementos da gamificação, no intuito de auxiliar a aprendizagem dos alunos, uma vez que o ambiente gamificado pode estimular a motivação, despertar o engajamento, o prazer e a competição de forma saudável entre os estudantes frente às dificuldades enfrentadas pelos mesmos na aprendizagem desta disciplina, logo, o ambiente proposto neste trabalho pode vir a ser um recurso importante a ser utilizado no processo educacional, pois pode ter a capacidade de minimizar o índice de reprovações e até a desistência de alguns estudantes na sequência da disciplina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sistemas de informação móveis para o aprendizado colaborativo de libras: uma análise comparativa(2018-12-19) SANTOS, Raniely Luz dos; CARVALHO, Tássio Costa de; http://lattes.cnpq.br/4772364162256162O presente trabalho tem como objetivo geral fazer a análise comparativa do desempenho e funcionalidades de alguns aplicativos móveis de tradução da Língua Brasileira de Sinais e a concepção de usuários sobre cada um dos aplicativos utilizados para o teste, observando as práticas educativas desenvolvidas e as contribuições destas no seu processo de aprendizado. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo e como instrumento de coleta de informações utilizamos questionário e informações pessoais de cada aplicação, bem como a avaliação dos voluntários. Assim, foi possível coletar informações visando analisar o quanto aplicativos móveis são uteis e eficientes no que diz respeito ao seu objetivo central, que é a tradução de LIBRAS. A pesquisa possibilitou observar que ainda existe uma grande falta de conhecimento no que tange o conhecimento acerca do assunto LIBRAS, no entanto, não interferindo na aprendizagem.