Navegando por Assunto "Aplicativo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicativo móvel para rastreamento - estudo de caso : monitoramento de ônibus circular da UFPA(2017) REIS, Diórgino Rigles Alves; GUEDES, Manuely Barbosa; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/4423219093583221A funcionalidade de geolocalização, introduzida nos smartphones, se faz presente em uma série de aplicações capazes de identificar a localização de elementos de interesse ou definir trajetos eficientes para um deslocamento. Desta maneira, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo móvel para rastreamento, objetivando propor uma solução simples e acessível para o rastreamento de dispositivos acoplados a bens ou pessoas. O aplicativo é divido em dois módulos: Rastreamento, utilizado para obter as coordenadas de localização do dispositivo rastreado e Usuário, utilizado para acompanhar a movimentação de determinado dispositivo através do mapa. A aplicação foi desenvolvida em Android, utilizando API Google Maps, tecnologia GPS e tecnologia webservice o qual é responsável por intermediar a comunicação entre os módulos e a base de dados MySQL. Um Estudo de caso foi realizado dentro da Universidade Federal do Pará, através da utilização do aplicativo no monitoramento do Ônibus Circular. Sendo assim foi possível verificar o funcionamento real da aplicação bem como os benefícios que esta poderá trazer para a comunidade acadêmica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Artificial intelligence as a tool to practice and improve speaking and listening skills in English(2024-06-20) REIS, Onezimo Vitor Matos; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698O principal propósito deste estudo consiste em analisar de que maneiras é viável desenvolver as habilidades de produção e compreensão oral em língua inglesa por meio do plicativo Praktika de inteligência artificial. A metodologia consistirá em realizar revisões de literatura acerca da inteligência artificial e das habilidades de produção e compreensão oral. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória, salientando as maneiras de aprimorar as habilidades de produção e compreensão oral em inglês usando o aplicativo de inteligência artificial. Três objetivos específicos foram delineados: (1) investigar o impacto da inteligência artificial no mundo; (2) descrever as habilidades de produção e compreensão oral em língua inglesa, tomando como base a abordagem comunicativa; e (3) analisar o aplicativo Praktika destinado ao aprimoramento das habilidades de comunicação oral. Com o intuito de alcançar tais metas, o artigo fundamenta-se em aportes teóricos de autores como Testa (2021); Edmett et al. (2023); Melo (2019); Richards (2006, 2008); Ludermir (2021); Almeida Filho (1998); Brown (2006); Harmer (1998); Rost (2015), e dentre outros pesquisadores que se dedicaram intensamente a estudar essa área. Após a pesquisa bibliográfica exploratória, foram identificados potenciais caminhos para aprimorar as habilidades de produção e compreensão oral da língua inglesa dos aprendentes, como simulações de conversações, variedade de temas, pronúncia e variação linguística, feedback sobre as habilidades de comunicação oral e outras abordagens.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de um aplicativo mobile para identificação de espécies de pescado na região norte(2022-12-16) REIS, Clayton Murilo Araújo; LOBÃO, Daniel de Paula; CORDEIRO, Carlos Alberto Martins; http://lattes.cnpq.br/5010139685215361O pescado é uma importante fonte na alimentação humana por ser um alimento sempre em alta. Tendo um alto valor comercial agregado e da grande diversidade de espécies, é alvo de fraude, através da troca de espécies que apresentam semelhanças. Nesse contexto surgiu a oportunidade de desenvolver um aplicativo com intuito de identificar as espécies, mostrando as características que as diferem, evitando substituição de espécies de pescado de maior valor de mercado por espécies de menor valor, na hora da compra. O desenvolvimento do aplicativo ocorreu usando o framework React Native que proporciona usar um único código para construir um aplicativo para Android e IOS. As funcionalidades escolhidas foram baseadas nos resultados obtidos através de levantamento bibliográfico e projetos já existentes. As funções a serem oferecidas pelo app estão: a caracterização com informações das espécies com o maior valor comercial, as espécies de menor valor que substituem. A navegação do app consiste em 4 componentes de tela simples, do qual se destaca a tela inicial, espécies, fraude e tela de identificação, responsável por agrupar as informações de cada espécie, através de textos e imagens. Foram realizados testes com 16 usuários com o intuito de avaliar a interface do aplicativo. Por terem sido testes informais, sem o aparato necessário para coletar dados precisos, e aperfeiçoando para este trabalho apenas o descrito das observações feitas pelos usuários durante os testes, os resultados não devem ser considerados completos ou abrangentes. Apesar das dificuldades para identificar uma determinada espécie de pescado o aplicativo mostrou-se satisfatório, auxiliando os consumidores na identificação do pescado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo de viabilidade e usabilidade de um aplicativo de mototaxista da cidade de Castanhal-PA(2025-01-06) SOARES, Alexandre Washington da Silva; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082Este trabalho objetivou avaliar a usabilidade e viabilidade de um aplicativo de mobilidade urbana, para mototaxistas e passageiros, da cidade de Castanhal-PA. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário online para o grupo de mototaxistas que utilizam o aplicativo de mobilidade, a partir do qual realizou-se análises quantitativas por meio do método SUS - System Usability Scale, para avaliar se o aplicativo atende às exigências de usabilidade de um aplicativo desta natureza. Também foi possível através da adaptação do método SUS identificar oportunidades de melhorias do sistema, as quais contribuirão para sua melhor usabilidade. Os resultados obtidos demonstram que 100% dos respondentes concordam completamente em continuar usando o sistema e, 80% concordam com a facilidade de uso do mesmo. Dessa forma, foi possível, também, comprovar a usabilidade e viabilidade do aplicativo, atendendo ao conhecimento de TI, e das necessidades de mobilidade urbana na cidade em estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A game for teaching tourist aspects of the state of Pará from Brazil(2021) OLIVEIRA, Felipe de Melo Rodrigues e; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427Tendo em vista o consumo cada vez mais expressivo de Jogos Digitais em tablets e smartphones, principalmente após a pandemia de COVID-19, abre-se a possibilidade de utilizá-los como uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Ao mesmo tempo, o conhecimento de costumes regionais é elementar para a valorização das riquezas culturais de uma localidade, além de contribuir com o Turismo. Nesse sentido, dado que os autores residem no estado do Pará e a constatação da falta de meios lúdicos para ensinar sobre os costumes locais, desenvolveu-se um Jogo Eletrônico Mobile voltado ao ensino da cultura paraense, sendo a proposta principal deste trabalho de apresentar o jogo detalhadamente. O aplicativo foi projetado para incluir todas as sub-regiões do estado e os mais diversos aspectos culturais, além de contar com mecânicas de jogos conhecidas, a fim de torná-lo mais atrativo para diferentes perfis de jogadores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Matemática financeira do ensino médio com o uso da calculadora HP 12c em Smartphones(2022-12-15) SILVA, Patrícia da Silva Vaz da; FONTINELE, Laila Conceição; http://lattes.cnpq.br/6496332340254962A Matemática Financeira possui um importante papel na vida das pessoas, por esse motivo este trabalho tem como objetivo propor aos professores do ensino médio o uso de TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) no ensino de matemática financeira, a fim de compreender como os recursos tecnológicos podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Matemática financeira do ensino médio. A partir disso, optou-se pela utilização de aplicativo em smartphone da calculadora financeira HP 12C, como recurso didático. Para isso, fezse uma revisão bibliográfica de trabalhos voltados para este contexto, priorizando aqueles que utilizassem recursos tecnológicos como: calculadora e aplicativos para o ensino de Matemática Financeira nas escolas. Sendo assim, realizamos uma abordagem de conceitos básicos como juros, porcentagem, taxas de juros até assuntos como regimes de capitalização, taxas equivalentes e proporcionais, descontos e sistemas de amortização, todos esses de forma a abranger o cotidiano dos alunos, trabalhando questões como empréstimos, cheque especial, compras à vista ou a prazo, o uso do cartão de crédito, amortização de dívidas e outros. Deste modo, elaboraram-se atividades seqüenciais aos conteúdos contendo situaçõesproblemas contextualizadas, seguidas de solução sem e com a utilização do aplicativo HP 12C.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) UNIVOL: protótipo de uma aplicação móvel para divulgação e concentração de vagas de trabalho voluntário no Campus da UFPA - Castanhal(2022-08-17) LARDOSA, Afonso Felipe de Jesus; SILVA, Romário; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112O cenário econômico e social do Brasil impõe a busca constante por profissionais cada vez mais qualificados. Nesse sentido, o ensino superior se destaca como grande responsável pela inserção de profissionais em uma realidade cujo mercado de trabalho é gradativamente exigente. Entretanto, alunos universitários e períodos iniciais ou até de períodos finais da graduação, frequentemente, relatam grande dificuldade na busca por oportunidades de estágio, seja pela exigência de conhecimentos técnicos ou pela falta de competências profissionais. Uma forma de contornar essas dificuldades consiste na realização de estágios de forma voluntária, em projetos de ensino, pesquisa ou extensão, que atuam como solução principal para aprimoramento do conhecimento e competências. Todavia, a divulgação das vagas nem sempre é acessível para toda a comunidade discente. Pensando nisso, neste trabalho é apresentado um protótipo de aplicativo móvel, denominado UNIVOL, cujo objetivo é a construção de uma plataforma que concentre dados de vagas para estágios voluntários e amplie o acesso destas junto à comunidade acadêmica no campus I da UFPA Castanhal.