Navegando por Assunto "Anos iniciais do ensino fundamental"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A “rua da macacada” como lugar de memória de vidas negras na cidade de Abaetetuba e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental(2025-09-16) FERREIRA, Nalanda Gomes; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760Este trabalho foi composto a partir dos estudos desenvolvidos na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História, do Curso de Pedagogia do Campus Universitário de Abaetetuba-UFPA. O objetivo geral consiste em compreender a Rua da Macacada como lugar de memória de vidas negras na cidade de Abaetetuba e as potencialidades da história local para o ensino de história nos iniciais do ensino fundamental. A metodologia adotada é a abordagem qualitativa, utilizando a História Oral e a pesquisa bibliográfica como instrumento de coleta de dados. O aporte teórico dialoga com Silva (2016), Azevedo e Stamatto (2010), Barros (2013), Barros (1989), Fonseca (2003), Gonçalves (2015), Haley e Faria (2021), Nora (1993), Pereira (2016), Silva e Silva (2009). Concluo que a “Rua da Macacada” constitui um espaço carregado de significados afetivos, políticos e culturais. Desse modo, buscar suas memórias faz-se necessário para o reconhecimento e valorização de identidades negras na cidade de Abaetetuba. Além disso, a pesquisa reforça a importância de incorporar temas de história local nessas discussões para dinamizar o ensino de História, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob uma perspectiva mais crítica e que dialogue com as experiências dos estudantes. Tal abordagem permite não apenas o enfrentamento das lacunas historiográficas, mas também a promoção de uma educação antirracista, que valoriza saberes e memórias de vidas muitas vezes invisibilizadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões sobre o ensino da arte na formação de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental(2024-07-02) MENDES, Rayara Rodrigues; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O ensino de Arte no âmbito escolar visa despertar o potencial criativo, imaginário, expressivo e critico nos alunos, todavia, são muitas as intercorrências que implicam no alcance desse processo, considerando isto, o objetivo deste estudo busca refletir qual a importância direcionada ao ensino de Arte para a formação da criança dos anos iniciais se sobressaem na delineação das estratégias pedagógicas incorporadas na rotina de estudo dos alunos do 5° ano (A) da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Nair Maia Vieira Gomes, localizada no município de Tomé-Açu/PA. A problemática está centrada na seguinte questão: Qual a importância direcionada ao ensino de Arte para a formação da criança dos anos iniciais nas ações pedagógicas da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Nair Maia Vieira Gomes, localizada no município de Tomé-Açu/PA? A metodologia apoia-se na abordagem qualitativa, associada a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, está relacionada a uma experiência de iniciação científica sobre o ensino de Arte, desenvolvida na referida escola. Os instrumentos de coleta de dados, consistiram na utilização das técnicas de pesquisa de observação participante e entrevista semiestrurada/não diretiva. O aporte teórico comportou os seguintes teóricos, Barbosa (1975-2001-2002-2008); Silva (1989) Ferão et al. (2001); Ferraz e Fusari (2009); Freire (2011); Rodrigues (2013); Chirinéa e Brandão (2015); Iavelberg (2016); Martins, Picosque e Guerra (2010), e documentos legais referente as Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Resolução CNE/CP n° 1, de 15 de maio de 2006. De acordo com a observação feita na escola sobre o ensino da arte, bem como a sua importância na formação da criança, conclui-se que a arte, disciplina obrigatória do currículo escolar, está sendo posta em segundo plano pela escola, tendo em vista a ênfase direcionada ao preparatório do SAEB, fato que impactou negativamente o desenvolvimento da formação artística dos educandos, privando-os de terem aula durante quase todo semestre letivo observado.